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Project Portugal 2020

Produtos Turísticos Integrados da Região Viseu Dão Lafões

Project sheet

Name

Produtos Turísticos Integrados da Região Viseu Dão Lafões .

Funding amount

1,86 million € .

Value executed

1,86 million € .

Operation code

CENTRO-07-2114-FEDER-000058 .

Conclusion date

30.12.2023 .

Summary

A operação Produtos Turísticos Integrados da Região Viseu Dão Lafões enquadra-se na Prioridade de Investimento 6.3: Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, do Eixo 7 – Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios –, que apresenta como objetivo temático – OT 6.Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos, do Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 – CENTRO 2020.A região Viseu Dão Lafões tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho consistente e coerente no âmbito da promoção turística, consubstanciado em investimentos realizados na organização de eventos âncora na área da gastronomia (em particular para promoção do queijo serra da estrela e do vinho do Dão), na programação cultural em rede, na criação de infraestruturas no âmbito do turismo natureza (com destaque para a Ecopista do Dão) e na ativação da marca Viseu Dão Lafões.A presente operação propõe reforçar e qualificar a atual oferta turística da região, através da criação e dinamização de produtos turísticos de base intermunicipal, suportados em recursos endógenos diferenciadores, e baseados nos princípios da sustentabilidade, da atratividade e do trabalho em rede. A candidatura integra cinco ações que se articulam entre si e que atuam nas diferentes fases da cadeia de valor: Reconhecendo-se o papel essencial que, hoje, os eventos assumem na atratividade e na notoriedade de um destino turístico, a Ação 1 – Qualificação de Eventos tem como objeto a organização de uma oferta turística qualificada que garanta ao longo do ano motivos de visitação e estada na região, através da criação/desenvolvimento de eventos âncora de importância regional;a Ação 2 - Turismo de Natureza propõe desenvolver um produto turístico intermunicipal suportado na qualidade e quantidade dos recursos naturais e paisagísticos da região, suportado na qualificação e ativação de percursos pedestres e cicláveis do território e na disponibilização de conteúdos informativos e sinalética turística complementar;a Ação 3 - Turismo Cultural propõe desenhar, desenvolver e implementar um produto integrado de turismo cultural, baseado nos recursos patrimoniais classificados e museus do território, mas também no património imaterial da região, tendo como ponto de partida a cidade de Viseu e disseminando-se pela totalidade dos municípios;a Ação 4- Capacitação do Sistema Turístico tem um papel transversal, incidindo sobre o desenvolvimento de iniciativas direcionadas para os agentes que atuam na cadeia de valor do turismo, do sector público e do privado, que permitam dar a conhecer boas práticas, dominar o processo de construção de um produto turístico e levar à ação conjunta. Esta ação inclui, ainda, o trabalho de acompanhamento e monitorização da operação;a Ação 5 – Comunicação tem, também, um caráter transversal e integra a promoção dos produtos e iniciativas previstas no plano de ação, com particular ênfase para a presença destes produtos em plataformas digitais, a presença em feiras, nacionais e internacionais, o desenvolvimento de ações de ativação de produtos turísticos específicos e num trabalho de relações públicas e assessoria de imprensa sistemático e constante. Integra igualmente a estruturação de uma agenda integrada de eventos, organizada em termos de tipologia, geografia e cronologia.

Geographic distribution of financing

1,86 million €

Funding amount

Where was the money spent

By sub-região

1 sub-região financed .

  • Viseu Dão Lafões 1,86 million € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024