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Project Portugal 2020

Projeto PAMUS - Melhoria da Acessibilidade do Caminho das Escolas

Project sheet

Name

Projeto PAMUS - Melhoria da Acessibilidade do Caminho das Escolas .

Funding amount

748,37 thousand € .

Value executed

554,08 thousand € .

Operation code

CENTRO-06-1406-FEDER-000057 .

Conclusion date

20.01.2023 .

Summary

A solução proposta para o percurso “Projeto PAMUS - Melhoria da Acessibilidade do Caminho das Escolas”, vai adotando características diferentes conforme as necessidades específicas do trecho de rua. No sentido Centro – Escolas, as intervenções propostas são: • Frente ao Palácio Gorjão criação de Praça de uso partilhado com prioridade para o peão e tráfego rodoviário condicionado. Eliminação do estacionamento existente. Concordâncias com a Praça do Município. • Na rua José Veríssimo Duarte será redefinido o perfil da rua, redimensionando o passeio Sul e reorganizando o estacionamento. O entroncamento com a Rua Joaquim G. Henriques Furtado será nivelado com os passeios a fim de induzir a acalmia do tráfego rodoviário e facilitar o atravessamento pelos peões. • A Rua Joaquim G. Henriques Furtado conservará o seu perfil actual até ao cruzamento com a Rua do Comercio, onde será nivelada com esta e a partir desse ponto continuará como rua em plataforma única até ao cruzamento com a Rua Luís de Camões. • O cruzamento do percurso com a rua Luís de Camões será nivelado com os passeios, obrigando o tráfego rodoviário a abrandar à entrada no mesmo e da necessidade de “negociar” visualmente o passo junto dos outros condutores, ciclistas e peões. Regra geral, todos os cruzamentos serão sobreelevados (nivelados com os passeios. Nestes, haverá mudança do material (textura e cor) e serão sinalizados como zonas partilhadas com prioridade ao peão e a bicicleta e velocidade máxima de 30k/h para o tráfego rodoviário. • A Rua Evaristo Judicibus ficará com sentido único de circulação em sentido Centro. O perfil da mesma será alterado privilegiando os passeios pedonais e o canal ciclável. As zonas de estacionamento serão reduzidas, mas garantindo a possibilidade de estacionamento de curta duração para cargas e descargas de passageiros e mercadorias. • Os cruzamentos, com a Rua Augusto José Ramos e com a Rua do Olival, assim como o trecho rua contida entre estes, será nivelado com os passeios e sinalizado como zona de uso partilhado com prioridade para peões e bicicletas e velocidade máxima de 30k/h para o tráfego rodoviário. Cabe destacar que nestas “Zonas partilhadas” não são demarcadas zonas de atravessamento pedonal, entendendo que os peões podem atravessar a rua, tendo sempre a prioridade em qualquer parte da zona demarcada. • A seguir ao entroncamento com a Rua Moinho do Arneiro, e uma vez que o espaço de rua assim o permite, são criadas junto ao passeio Sul, zonas de estacionamento, de preferência de curta duração (deverá ser regulamentado) e que incluem estacionamentos reservado para Pessoas com Mobilidade Condicionada (PMC). Estes lugares, em conformidade com a legislação em vigor, deverão estar sinalizados de forma clara e visível. Na solução proposta, o espaço “extra” do lugar sobrepõe-se à faixa de rodagem e assim será sinalizado no pavimento, dando sempre prioridade ao utente do lugar em detrimento da viatura em circulação. • No entroncamento com a Rua José Pereira da Conceição, junto a passadeira para peões e bicicletas, o canal ciclável muda para o passeio Norte, ficando assim reservada a circulação pelo passeio Sul exclusivamente para peões. Isto com o propósito fundamental de garantir condições de segurança para os utentes das esplanadas existentes e/ou que venham a existir, dada a proximidade com as escolas, no trecho até a Av. Dr. Joaquim de Albuquerque. • Tanto no trecho final da Rua Evaristo Judibicius, como na Av. Dr. Joaquim de Albuquerque na zona adjacente à escola, são criadas zonas de estacionamento de curta duração, mas que durante os períodos de entrada e saída das escolas só serão utilizados como zonas para embarque e desembarque de crianças e jovens, tipo “kiss & go”. Isto com o propósito de proporcionar condições de conforto e segurança durante as horas de ponta do trafego para as escolas. Para o efeito, o perfil de rua da Avenida é alterado. • A praceta de acesso à escola, adjacente à Av. Dr. Joaquim de Alb

Geographic distribution of financing

748,37 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Bombarral 748,37 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024