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Project sheet

Name

Alma dos Lugares d´Aqui – Turismo de Descoberta .

Funding amount

73,65 thousand € .

Value executed

50,52 thousand € .

Operation code

CENTRO-05-5141-FEDER-000966 .

Conclusion date

31.08.2023 .

Summary

Interpretando muito bem as características locais, com este projeto procuramos dar as melhores respostas para os seus estrangulamentos e ameaças, potencialidades e trunfos, e nomeadamente com respostas modernas, criativas e apelativas. O mundo e o Homem, são uma constante evolutiva. Sempre na procura de fazer mais e melhor, sempre numa necessidade de solucionar e de criar, sempre numa vontade de satisfazer e de usufruir, sempre na busca do saber viver… e da felicidade. Sendo assim, cabe-nos como entidade associativa de desenvolvimento local, trabalhar no sentido da satisfação das populações locais, da valorização do território e dos seus produtos. Transformando-o num território mais seguro, de valores e mais apetecível para se viver e visitar. Tendo como base de trabalho as condições existentes e as mais-valias criadas ao longo dos últimos decénios em termos de dar as melhores respostas face ao que temos e ao que somos. Também de modo a aproveitar as oportunidades e de dar os passos certos face às novas necessidades e exigências dos consumidores e públicos turísticos. Assim, tendo em conta a necessidade de diminuir os riscos associados aos incêndios rurais, é essencial prevenir de uma forma sustentável e rentável. E a melhor forma, de facto, de prevenir os malfadados incêndios, será o de criar faixas produtivas em que se evitem os custos sistemáticos com limpezas ou o seu abandono prolongado. E se essas produções forem amigas do ambiente, das pessoas e da economia local; tanto melhor. Melhor para a saúde e bem-estar de quem vive e de quem visita, e melhor para as gerações futuras, infletindo deste modo a contínua tendência para depauperar os recursos solo, água e biodiversidade, muitas vezes e em muitos locais, de um modo, irreversível. Para além, de se estar a criar novos nichos de negócio e de uma valorização consistente da propriedade e dos negócios locais de base rural. Tratando-se de um vasto território com grandes necessidades de melhorar as suas eficiências estruturais em termos da perigosidade face aos incêndios rurais e igualmente da grande necessidade de criar alternativas produtivas agroflorestais viáveis que alterem o paradigma que nos trouxe até esta situação. Assim, temos algumas das melhores condições para dar continuidade a um processo e projeto de transformação das áreas para agricultura biológica e também das competências de alguns proprietários para produtores biológicos. Com este projeto, associamos os três vértices de um mesmo triângulo, de um modo articulado e ajustado: - de forma a defendermos e a preservarmos, paisagens, ambiente, bens e pessoas; - de forma a criarmos novas vertentes económicas com superior valorização do território, para além de uma imagem moderna, positiva e agregadora; - e de forma a ligarmos e complementarmos numa mesma marca e produto turístico; paisagem, produtos, património, atividades e gastronomia, com valor acrescentado, novas particularidades e distintos e afirmativos fatores - diferenciadores e identitários. Para além de virem ao encontro da satisfação de novos públicos e com diferentes níveis de exigência. Será a apologia da economia familiar e circular, com outra escala, viabilidade e sustentabilidade. E com mais caminho para andar, como é exemplo a criação de uma 1ª Confraria em que os produtos biológicos contam e marcam a diferença. Assim, as respostas aumentam, através de produtos mais ricos e multifacetados, e com uma ligação da ruralidade e do seu património com as unidades de hotelaria e de restauração locais, que passarão a oferecer produtos com outro valor, especificação e de identidade local. Para além desta base: “do campo para a mesa”, teremos ao mesmo tempo de organizar e de criar um produto turístico complementar, sistematizando-o à escala dos 5 concelhos e ligando-o com os territórios envolventes, para além de ainda se integrarem como parte de rotas turísticas mais abrangentes. Porque, de facto, o turista quer ter acesso e quer ter daquelas experiências gratificantes e que elevem o seu grau de satisfação, a ponto de voltarem ou de sugerirem a outros aquele seu destino… de uma experiência, de um dia ou de vários dias. Por vezes, até ao ponto de se apaixonarem pelo local e/ou território, levando-os a visitas contínuas ou até a criarem outro tipo de elos de ligação com o território, sejam profissionais ou de residentes temporários.

Geographic distribution of financing

73,65 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sertã 73,65 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024