Project Portugal 2020
Beira Baixa Foods - Amazing Foods from Genuine Lands (Estratégia Coletiva de Internacionalização de Produtos Alimentares da Beira Baixa)
Project sheet
Name
Beira Baixa Foods - Amazing Foods from Genuine Lands (Estratégia Coletiva de Internacionalização de Produtos Alimentares da Beira Baixa) .Funding amount
526,24 thousand € .Value executed
469,39 thousand € .Operation code
CENTRO-02-0752-FEDER-000032 .Conclusion date
31.10.2018 .Summary
A presente candidatura ao aviso AAC Centro 52-2015-01 pretende promover uma Estratégia de Internacionalização de Produtos Alimentares da Beira Baixa (de qualidade) sob a liderança da AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa. Atendendo à sua missão de apoio e suporte ao tecido empresarial e ao desenvolvimento económico de uma forma geral, a AEBB aposta, claramente, na internacionalização das ofertas regionais, tarefa para a qual se considera estar particularmente habilitada graças às estruturas, parcerias, iniciativas, contatos, conhecimentos e experiências acumuladas ao longo de 28 anos de atividade. Deste modo, atendendo-se à sua política de trabalhar, preferencialmente, em parceria e considerando-se a dimensão e heterogeneidade do território da Beira Baixa e a diversidade de subsectores e produtos existentes no contexto do agroalimentar, aposta-se num modelo de intervenção baseado numa rede de parcerias para se aproveitarem, de uma forma mais eficiente e efetiva, as infraestruturas, serviços e competências de apoio à fileira agroalimentar existentes na região. Neste sentido, o projeto tem como copromotores diversas associações sectoriais no contexto do agroalimentar: APABI – Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior, MelTagus – Associação de Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional e a Associação dos Produtores de Queijo do Distrito de Castelo Branco. Os promotores do presente projeto ‘Beira Baixa Foods’ (BB.Foods) estão apostados em criar as condições necessárias para que se assista a um incremento, significativo, de exportações agroalimentares no território alvo de intervenção, durante a vigência do mesmo e no futuro pós-projeto de uma forma sustentada. Neste sentido, o projeto tem por objetivo principal estabelecer e estruturar o conceito de valor da oferta associado aos produtos da fileira agroalimentar produzidos na região da Beira Baixa e promover os mesmos junto de mercados internacionais. Primeiro será necessário definir um conceito agregador dos produtos agroalimentares da região que permita enquadrar os mesmos numa linha de valores a promover sob a marca-chapéu BB.Foods (qualidade, origem, autenticidade, matérias-primas, tradição, sustentabilidade, notoriedade, como é produzido,…). Com base neste conceito e mediante a manifestação de interesse das empresas em associar o seu produto à marca-chapéu BB.Foods, será necessário identificar e catalogar os produtos selecionados de acordo com critérios previamente definidos. A etapa seguinte passa por qualificar/testar as variáveis de maior notoriedade dos produtos junto do consumidor (nacional e estrangeiro), e cujo input permitirá sustentar os valores a promover durante o projeto, assim como alinhar as estratégias de comunicação a adotar junto dos mercados internacionais. Estruturados os requisitos e a oferta, a próxima etapa passa por definir um posicionamento estratégico e metodologias de relacionamento que permitam facilitar a abordagem aos mercados-alvo, no intuito de promover a região da Beira Baixa e a comercialização dos produtos BB.Foods. Neste sentido, estamos em crer que existem vários conceitos que se adaptam perfeitamente à oferta regional: dieta mediterrânica, slow food, produtos biológicos, conservação natural dos alimentos, alimentação saudável, entre outros. Neste contexto todos os elementos convergem para dinamizar o mercado dos produtos alimentares regionais. As pequenas empresas e as cooperativas agrícolas da região Beira Baixa estão bem posicionadas neste mercado se adotarem uma estratégia conjunta para atingirem uma escala suficiente para entrarem em circuitos de distribuição de maior dimensão. Em função deste posicionamento e da natureza coletiva da estratégia, considera-se interessante realizarem-se iniciativas de benchmarking sobre outras regiões que tenham empreendido processos semelhantes com sucesso, de forma a se apreenderem as melhores práticas disponíveis na atualidade e implementar-se a estratégia com
Funding beneficiaries
Other beneficiaries
Geographic distribution of financing
526,24 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
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Castelo Branco 526,24 thousand € ,