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Project Portugal 2020

Projeto "Inter Home & Office Industry" – Internacionalização da fileira da Casa e Escritório da Região Centro

Project sheet

Name

Projeto "Inter Home & Office Industry" – Internacionalização da fileira da Casa e Escritório da Região Centro .

Funding amount

148,77 thousand € .

Value executed

144,6 thousand € .

Operation code

CENTRO-02-0752-FEDER-000007 .

Conclusion date

30.11.2018 .

Summary

O projeto aqui apresentado a concurso, designado "Inter Home & Office Industry", insere-se no eixo prioritário n.º 2 do Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 (PO Centro) - "Competitividade e internacionalização da economia regional (COMPETIR)". A implementar pela AEA - Associação Empresarial de Águeda, o projeto visa promover a internacionalização das empresas que integram a fileira "Home & Office Industry" na região Centro do país, mais particularmente, a internacionalização para o mercado alemão. A abordagem parte de uma base local (Águeda) e regional (região Centro), disseminado posteriormente os resultados de modo a alcançar todo o território nacional. O projeto apresenta também um cariz claramente multissetorial, uma vez que integra um variado conjunto de setores que compõem a fileira "Home & Office Industry", bem como, de forma indireta, um rol adicional de atividades económicas a montante do setor. O setor "Home & Office Industry" pode ser caracterizado como uma grande fileira que abrange todas as atividades económicas que possam de algum modo satisfazer a procura dos mercados doméstico e de escritório. Tais atividades incluem o fabrico de produtos cerâmicos, a indústria do mobiliário, o setor das ferragens, setor da iluminação, decoração, etc. A estes setores, podem ainda adicionar-se outros que se encontram a montante, com capacidade para integrar a cadeia de valor (madeiras, metalúrgica, etc.), bem como outros setores complementares à oferta base (vidro, colchões, têxteis, entre outros). Analisando o tecido económico da região Centro do país, facilmente se conclui que é nesta área geográfica que se concentra a maioria das empresas deste cluster informal, sendo também a região onde é gerada mais riqueza setorial. Este foi o critério de escolha fundamental para a apresentação do projeto, uma vez que se encontra perfeitamente alinhado com os pressupostos do PO Centro. Em sintonia com o PO Centro, o projeto visa "reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas", por via do "desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização", bem como apoiar a "criação e alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços". O projeto aqui apresentado assume ainda o compromisso de, em consonância com as prioridades nucleares definidas no mesmo programa operacional, "afirmar um tecido económico industrializado e exportador assente numa competitividade produtiva direcionada para os mercados internacionais", bem como de "sustentar e reforçar a criação de valor através de uma nova dinâmica produtiva e empreendedora que promova a subida da posição da região Centro nas cadeias de valor das atividades e setores com potencial ou em que a região Centro de Portugal já se afirmou". Identificadas as mais-valias regionais e os objetivos delineados no PO Centro, o estudo que conduziu a este projeto procurou também identificar as falhas de mercado que impedem a realização plena desses mesmos objetivos e um total aproveitamento das mais-valias e dos fatores críticos de competitividade identificados. Algumas das falhas de mercados identificadas mais relevantes foram a escassez de informação relevante para a internacionalização, ausência de promoção internacional em quantidade e qualidade adequadas a suportar as atividades das empresas nacionais "fora de portas", dificuldades para apresentar um produto altamente diferenciado e em grandes volumes ou problemas ao nível da logística externa. Tendo em conta as orientações definidas pelo programa operacional regional, bem como as falhas de mercado identificadas, as ações no âmbito do projeto foram balizadas de acordo com esses mesmos critérios. Assim sendo, as atividades do projeto centram-se em 5 temas prioritários, a saber: • Aproveitamento das mais-valias regionais, nomeadamente, do peso da fileira "Home & Office Industry" regional, da capacidade exportadora e do poderio indust

Geographic distribution of financing

148,77 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Águeda 148,77 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024