Project Portugal 2020
Serpa Terra Forte - Promoção
Project sheet
Name
Serpa Terra Forte - Promoção .Funding amount
270,14 thousand € .Value executed
270,14 thousand € .Operation code
ALT20-08-2114-FEDER-000037 .Conclusion date
28.06.2019 .Summary
O "Serpa Terra Forte - Promoção" é um projeto de promoção turística a nível nacional e internacional, do património material e imaterial do concelho de Serpa, baseado na comunicação da oferta cultural identitária do território e focalizada nas lendas e tradições locais, no património monumental e natural e no cante alentejano. O projeto está alinhado com o Documento Estratégico para o Turismo no Alentejo 2014-20, inserindo-se nas prioridades estratégicas "Criar e promover Território Turístico ", Requalificar e criar novos produtos turísticos" e "Reforçar a Promoção e o Marketing digital(Alentejo 3.0)" e na RIS3 para a região Alentejo ao nível do domínio prioritário dos Serviços de turismo. O projeto tem enquadramento no aviso ALT20-14-2016-11 na tipologia Promoção turística contemplando: i) promoção turística do território do município de Serpa, território considerado de elevado valor natural e paisagístico, destacando-se o Sítio "Guadiana" (aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 142/97, de 28 de Agosto), o Sítio "Moura/Barrancos (aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2000, de 5 de Julho), - as Zonas de Proteção Especial (ZPE) de Moura/Mourão/Barrancos e Vale do Guadiana (criadas pelo Decreto-Lei n.º 384-B/99, de 23 de Setembro) e o Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG) e de elevado valor cultural baseado no património edificado (Castelo, muralhas, palácio, nora, etc) e imaterial (cante alentejano, lendas e tradições locais); b) Criação e promoção de rotas turísticas centradas em recursos endógenos (v.g. rotas temáticas com base na história, monumentos, ambiente, gastronomia, etc); c) Utilização das TICE como forma de aproximação do visitante ao património natural e cultural, permitindo um turismo de experiências com recurso a novas tecnologias de comunicação e realidade aumentada e novas formas de promoção junto dos mercados suportada em ferramentas web e marketing digital. O projeto contempla 7 atividades sendo 5 atividades estruturantes nucleares e 2 atividades de suporte transversais, incluindo: A1. Criação de Infra-estrutura Tecnológica - Plataforma informática de Rotas temáticas contemplando 5 ações específicas: 1.1. Plataforma WEB (Rotas temáticas) com Implementação página geral, Base de dados (de pontos notáveis), Gestor de percursos, Editor de percursos e Integração na web-page do município, Gestor de percursos, Editor de percursos e Integração na web-page do município; 1.2. Plataforma Mobile com acesso aos conteúdos web , guia multimédia (Navegação GPS) , visualizador de conteúdos (imagens, vídeos, textos, som), função post-it, m otor de AR, ligação ao mobiliário Urbano (leitor RFID, leitor código barras) ;1.3. Infra-estrutura física de gestão remota de sistema e conteúdos;1.4. Conteúdos incluindo: desenvolvimento de Conteúdos dos pontos notáveis (texto descritivo por ponto), criação de conteúdos multimédia para os diferentes pontos notáveis, (por ponto) fotografias e (por ponto) vídeo; 1.5.Desenvolvimento de conteúdos RA com um apontamento AR por cada ponto notável, (por ponto) modelos 3D, (por ponto) tratamento gráfico, (por ponto) animação e (por ponto) programação A2. Participação em feiras e eventos promocionais com as ações 2.1. Conceção e produção de stand incluindo equipamentos, decoração e materiais promocionais (impresso e digital) para animação e dinamização dos espaços 2.2.Participação com stand na BTL - Lisboa 2018 (Março - 5 dias);2.3. Participação com stand no Cant fest- Lisboa 2017 e 2018 (Novembro - 3 dias); 2.4. Participação com stand noEspanha- FITUR - 2018 (Janeiro 5 dias); 2.5.Participação com stand em França, Nantes - Salon International Tourisme de Nantes - 2018 (Fevereiro 3 dias) e 2.6. Consultoria especializada para identificação de media players, blogers e jornalistas e outros opinion makers e potenciais parceiros nos países de destino a mobilizar para visita ao stand nos vários certames A3.Organização de fam e media trips para promoção do Serpa Terra Forte o junto de públicos alargados através do convite e visita de jornalistas, blogers e opinion makers a visitar o concelho A4. Elaboração de plano de marketing para promoção da marca Serpa Terra Forte incluindo definição dos conceitos de marca, mensagens chave para campanha, e mecanismos de promoção e comunicação da marca A5. Campanha Promocional incluindo: 5.1. Produção e exibição de spot televisivo (2 canais nacionais - 4 repetições cada); 5.2. Marketing digital incluindo criação de conteúdos e dinamização de redes sociais de acordo com o plano de marketing e google awords; 5.3 Criação e publicação de artigos em revistas especializadas (3 artigos ); 5.4 Material Promocional para distribuição local na promoção das rotas (4 línguas) A6. Comunicação do projeto incluindo 6.1. Elaboração de plano de comunicação do projeto com definição das ferramentas promocionais; 6.2. Divulgação do projeto incluindo criação e dinamização do site do projeto, evento de apresentação do projeto/campanha promocional, produção e assessoria de imprensa; 6.3. Disseminação de resultados do projeto, evento de apresentação dos resultados do projeto/campanha promocional, produção e envio de notas de imprensa. A7. Gestão técnica do projeto com consultoria externa especializada para monitorização e avaliação do projeto . A implementação, gestão e coordenação do projeto serão asseguradas pela equipa técnica dos copromotores. O projeto é desenvolvido em copromoção no âmbito da parceria criada entre a Câmara Municipal de Serpa e a Associação para a Defesa do Património de Mértola no âmbito da missão das duas entidades.
Funding beneficiaries
Main beneficiary
MUNICIPIO DE SERPA
Geographic distribution of financing
270,14 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Serpa 270,14 thousand € ,