Jump to main page content
Loading...

Project Portugal 2020

Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária no Concelho de Reguengos de Monsaraz: Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase

Project sheet

Name

Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária no Concelho de Reguengos de Monsaraz: Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase .

Funding amount

111,12 thousand € .

Value executed

111,12 thousand € .

Operation code

ALT20-04-1406-FEDER-000016 .

Conclusion date

12.04.2019 .

Summary

Este projeto está dividido em duas intervenções de extrema importância que embora distintos na sua tipologia acabaram por estar agregados. Assim o projeto da "Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase" consistirá na requalificação/ substituição da rede de abastecimento de água das Ruas 1ª de maio e Rua de Évora e na requalificação e no redesenhar das vias de circulação rodoviária e pedonal das referidas ruas. O Município de Reguengos de Monsaraz, atualmente, gere a rede de abastecimento em "baixa" do seu concelho caracterizando-se a mesma numa extensão de 109,9 km, dos quais 102,7 com mais de vinte anos e 21,3 totalmente em fibrocimento, com uma população de 10828 habitantes (dados: censos 2011), fornecendo água a 6745 ramais (ERSAR, 2015). Este trabalho permitirá a requalificação de 1910 metros de conduta de água em PEAD eletrosoldado de PN10, dividida por DN de 63mm, 90mm e 110mm nuns dos principais eixos da cidade de Reguengos de Monsaraz ocorrendo com isso o abandono gradual das tubagens de fibrocimento. Para além deste trabalho de suma importância ocorrerá uma operação muito mais estruturante no que à garantia de mobilidade, estacionamento e livre circulação de pessoas e veículos diz respeito. Assim o projeto garantirá uma largura miníma de 1,20 metros de corredor para peões, garantindo a boa circulação para a mobilidade condicionada, permitindo estabelecer, num dos sentidos das duas ruas, lugares de estacionamento uniformes com 2,5 metros de largura e 5 metros de comprimento. Este projeto também tem o cuidado, em termos rodoviários, com a travessia dos peões delimitando as passadeiras nos passeios com um núcleo arbustivo rasteiro de 1,5 x 2,5 metros permitindo uma perfeita visibilidade a condutores e peões para além da sobreelevação de cinco passadeiras, devidamente sinalizadas, que permitirão o abrandamento das viaturas nesta via. Os espaços serão ainda preenchidos pontualmente com mobiliário urbano adequado, pontos de rega e bocas de incêndio. Relativamente à materialidade, o projeto da "Requalificação e Modernização das Vias Pedonais na Cidade de Reguengos de Monsaraz - 1ª Fase" irá utilizar materialidades e desenhos totalmente integrados, até porque são as suas extensões, na Praça da Liberdade, Rua de São Marcos do Campo, Largo do Poço do Príncipe, Rua Joaquim Agostinho e Rua do Ultramar, garantindo-se assim uma só linguagem e a total integração de todas as fases no projeto basilar: Melhoria da Mobilidade Urbana e Segurança Rodoviária no Concelho de Reguengos de Monsaraz. Assim sendo, as materialidades a utilizar serão: - Calçada miúda de vidraço branco 0,27m; - Calçada miúda de basalto preto de 0,27m; - Lancil de granito tipo Évora. Na proposta de requalificação das vias pedonais - 1ª fase pretende-se devolver a rua ao peão, sendo que para tal propomos a requalificação do traçado de toda a faixa de rodagem e respectivos passeios. Assim propõe-se de ambos os lados um corredor com uma largura de 1,20m sendo que de um dos lados o mesmo será acompanhado de lugares de estacionamento paralelos ao sentido de circulação. Sendo uma artéria com um número considerável de cruzamentos propõe-se igualmente o atravessamento dos mesmos em segurança. Em termos da passagem para peões propõe-se que as mesmas sejam pontuadas por pequenas zonas de estadia que atenuem o trânsito na envolvente. Para tal propõe-se vegetação arbórea, para que as zonas de estadia sejam devidamente ensombradas. Devido à reduzida dimensão dos passeios propõe-se que o elemento de porte arbóreo seja o Cupressus sempervirens stricta pois a sua copa é reduzida. Para além desta questão, esta espécie é persistente pelo que tem um reduzido impacto em termos de limpeza urbana. Em termos de vegetação arbustiva propõe-se que toda a via pedonal seja pontuada pela Lavandula luisieri pois a mesma tem um perfume muito característico e textura e coloração que irão marcar de forma vincada todo o eixo da via pedonal em causa. A mesma será acompanhada pontualmente pelo Rosmarinus officinallis e criarão em conjunto um ritmo que mais uma vez reforçará o eixo de intervenção. Em termos de mobiliário urbano são propostos bancos duplos e papeleiras bem como 2 estacionamentos para bicicletas. A obra estará devidamente sinalizada, com um plano de sinalização e um plano de desvio e alternativas de tráfego entregues ao dono de obra com oito dias de antecedência antes da sua aplicação.

Geographic distribution of financing

111,12 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Reguengos de Monsaraz 111,12 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.07.2024