Project Portugal 2020
Qualificação do Pão Alentejano
Project sheet
Name
Qualificação do Pão Alentejano .Funding amount
237,1 thousand € .Value executed
237,1 thousand € .Operation code
ALT20-01-0853-FEDER-000009 .Conclusion date
29.03.2018 .Summary
A Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado tem desenvolvido ao longo dos anos, em parceria com várias entidades, nomeadamente com a Turismo do Alentejo, um trabalho de valorização e promoção do pão e doçaria alentejana, de forma a contribuir para o investimento da inovação, conhecimento e em simultâneo concorrer para o desenvolvimento da economia regional. Este trabalho tem vindo a ser realizado em etapas, que têm sido uma aprendizagem e uma preparação para as fases posteriores, constituindo uma evolução na intervenção nesta temática específica. A operação que propomos realizar em copromoçao com a Turismo do Alentejo, pretende investir no processo de qualificação do pão alentejano e bolos fintos, de forma a proteger e valorizar produtos típicos alentejanos e que têm vindo, paulatinamente a perder força competitividade no mercado, devido a alterações na composição da cadeia de valor e a uma estratégia assente no preço. Estas são algumas das falhas de mercado detetadas. Desta forma através deste processo de qualificação e proteção dos produtos pretende-se desenhar uma a estratégia assente no produto, com a integração vertical na cadeia, contribuindo para a competitividade das micro e pequenas empresas produtoras de pão alentejano e bolos fintos. Com base nas intervenções realizadas anteriormente sobre esta temática, nomeadamente o levantamento dos produtores de pão e doçaria alentejana existentes no Alentejo, pretende-se envolver todos os que reúnam as condições necessárias e definidas previamente para a qualificação do pão alentejano e bolos fintos e investir neste segmento de mercado. Desta forma espera-se contribuir para o desenvolvimento da estratégia regional de especialização inteligente do Alentejo, através do aumento da dimensão média das empresas que, em 2012 era de 2,49 trabalhadores por empresa, contra os 3,34 em Portugal, contribuir para o aumento do consumo médio de pão, que atualmente é de cerca de 120grs/dia, constatando-se desta forma um problema de economia de escala. Prevê-se com esta intervenção fazer face à diminuição do número de padarias no Alentejo, à perda de postos de trabalho e à quebra de volume de venda destes produtos característicos do Alentejo e prevenir a perda de um produto típico e identitário da região, além de alavancar o desenvolvimento de toda a fileira. Para a concretização da operação será realizado um diagnóstico que permita fixar as relações entre os intervenientes de toda a fileira e estabilizar toda a informação sobre os produtos que se pretendem qualificar. Com base neste trabalho de diagnóstico, será elaborado um caderno de especificações para a qualificação do pão e bolos fintos. Serão realizadas ações de preparação, informação e acompanhamento a todas as empresas produtoras de pão alentejano e bolos de padaria que cumpram os requisitos para a qualificação, no sentido de as envolver no processo de qualificação destes produtos e em simultâneo contribuir para o reforço das suas competências empresarias. A Turismo do Alentejo, tem um papel de relevante destaque no contributo para o apoio à colocação do produto no mercado, nomeadamente na realização de ações de informação, preparação e sensibilização aos restaurantes certificados. Com o desenvolvimento da operação, estas ações poder-se-ão alastrar a outros equipamentos hoteleiros e de atividade turística. Será realizado um estudo de mercado que vise explorar novas oportunidades de negócio, analisar e avaliar a aceitação do produto no mercado, a sua imagem e notoriedade. Serão ainda realizadas ações de disseminação de resultados com o objetivo de partilhar os resultados alcançados com a introdução dos fatores de qualificação e inovação. Ação 1 Coordenação e gestão do projeto Ação 2 Diagnóstico da fileira o Levantamento e identificação das empresas de cereais/agricultores que reúnam características para a produção de cereais endógenos para a confeção dos produtos; o Levantamento e identificação das moagens com capacidade para trabalhar este segmento do mercado; o Elencagem das empresas produtoras de pão e bolos de padaria que reúnam condições para a qualificação do pão alentejano e bolos fintos, segundo a composição e confeção definidos; o Elaborar a definição da composição, confeção do pão alentejano e bolos fintos; o Pesquisa sobre o contexto histórico e socioeconómico com ligação do produto ao território; o Elaboração de um relatório. Ação 3 Elaboração do caderno de especificações para a qualificação do pão e bolos fintos; o Teste de aceitação do produto; o Elaboração de caderno de especificações; o Disseminação de resultados através da organização de 4 workshops; o Disseminação de resultados através da elaboração de dois artigos científicos. Esta atividade prevê a elaboração de um guia de especificações para a qualificação do pão alentejano e bolos de padaria que deverá incluir parâmetros que estabilizem a qualidade do produto. Para a conclusão deste guia e para sustentar todo o trabalho de qualificação e colocação do produto deverá ser realizado um teste de aceitação do produto. Ação 4 Ações de preparação, informação, sensibilização e acompanhamento às empresas produtoras de pão alentejano e bolos fintos o Serão realizadas ações de informação, preparação e sensibilização com o objetivo de envolver as micro e pequenas empresas produtoras de pão alentejano e bolos de padaria no processo de qualificação do pão alentejano. Pretende-se que as empresas iniciem o processo de confeção com base no guia de especificações determinado, que incide especialmente num processo de cozedura lenta, para que todas as propriedades do produto sejam preservadas. o Ações de acompanhamento às micro e pequenas empresas aderentes ao processo de qualificação dos produtos. Ação 5 Elaboração de um estudo de mercado o Elaboração de um estudo de mercado; o Publicação e divulgação através de seminário com a fileira. Será realizado um estudo de mercado com o objetivo de explorar novas oportunidades de negócio, analisar e avaliar a aceitação do produto no mercado, a sua imagem e notoriedade. Ação 6 Ações de Informação, partilha e disseminação o Realização de ações de preparação, informação e sensibilização; o Ações de acompanhamento (restaurantes); o Ações de sensibilização ao consumidor; o Ações de disseminação de resultados; (realização de quatro seminários de disseminação de resultados) o Plano de Comunicação e publicidade. Está programada a realização de doze ações de preparação, informação e sensibilização de forma a envolver os restaurantes na utilização exclusiva do pão alentejano, numa primeira fase. Posteriormente serão realizadas doze ações de acompanhamento, monitorização e avaliação da adesão ao produto. Estas ações destinam-se aos restaurantes certificados e a outras unidades hoteleiras e de restauração.
Funding beneficiaries
Other beneficiaries
Geographic distribution of financing
237,1 thousand €
Funding amount
Where was the money spent
By county
47 counties financed .
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Alandroal 5,05 thousand € ,
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Alter do Chão 5,05 thousand € ,
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Arraiolos 5,05 thousand € ,
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Arronches 5,05 thousand € ,
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Avis 5,05 thousand € ,