Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project Portugal 2020

RIBATEJO INTERNATIONAL PROMOTION - Promoção e internacionalização da Região

Project sheet

Name

RIBATEJO INTERNATIONAL PROMOTION - Promoção e internacionalização da Região .

Funding amount

121,75 thousand € .

Value executed

121,75 thousand € .

Operation code

ALT20-01-0752-FEDER-000043 .

Conclusion date

30.06.2023 .

Summary

O projeto insere-se nos domínios do apoio à internacionalização, do conhecimento, cooperação, do acesso a mercados e promoção da oferta nacional, da informação orientada para PME e da utilização de novas ferramentas e aplicações, áreas de intervenção por excelência da Associação (e que fazem parte das suas prioridades para o período 2014 - 2020), e nas quais a NERSANT tem vindo a desenvolver diversas iniciativas e possui comprovadas competências. Visa este projeto, a melhoria da competitividade da referida Região e das suas empresas, através da resposta a problemas comuns, traduzindo-se os seus resultados na provisão de bens públicos e na geração de externalidades positivas indutoras de efeitos de arrastamento na economia. O presente projeto foi concebido com o objetivo de desenvolver um conjunto de ações que facilitem a abordagem e o acesso das empresas da Região a um conjunto de mercados prioritários (Bulgária, Camarões, Croácia, Letónia, Lituânia, Nova Zelândia, Paraguai, Qatar, São Tomé e Príncipe, Sérvia e Timor-Leste), que permitam por um lado diversificar os mercados tradicionais de exportação da Região e, por outro lado aumentar as exportações das empresas da Região, quer em termos absolutos, quer em termos relativos (aumento do peso das exportações no total do volume de negócios). Estes mercados foram selecionados na sequência de uma análise prévia a indicadores económicos de mais de 100 países (PIB, taxas de crescimento previstas para 2019, 2020 e 2021, valores das importações com origem em Portugal, posição desses países na lista das nossas exportações, ...). Neste sentido e para alcançar os objetivos propostos, foram previstas as seguintes ações (que se encontram estreitamente ligadas entre si: 1) Realização de estudo de identificação dos produtos da Região das suas principais fileiras, com maior potencial de entrada nos mercados prioritários (Bulgária, Camarões, Croácia, Letónia, Lituânia, Nova Zelândia, Paraguai, Qatar, São Tomé e Príncipe, Sérvia e Timor-Leste); 2) Realização de fichas de mercado para cada produto/mercado identificado (estão previstas 200 fichas, que correspondem a 20 fichas de produto por cada mercado, considerando os 10 mercados prioritários acima referidos), com informações reais relevantes sobre cada produto no respetivo mercado (quantidades, preços, evolução nos últimos anos, principais clientes, principais concorrentes, custos de transporte, taxas aduaneiras, ... ). Informações que permitam a pesquisa autónoma, direta e em tempo real, por parte de cada empresa, ao potencial de exportação dos seus produtos para cada um dos mercados prioritários (Bulgária, Camarões, Croácia, Letónia, Lituânia, Nova Zelândia, Paraguai, Qatar, São Tomé e Príncipe, Sérvia e Timor-Leste); 3) Realização de um estudo de levantamento dos principais procedimentos e barreiras de acesso a mercados, para facilitação do acesso das empresas da Região a esses mercados, dando-lhes ferramentas de prévia análise e preparação antes de se abordarem os novos mercados definidos; 4)Promover e valorizar a Região e o tecido empresarial, através da organização de eventos/mostras promocionais no exterior de promoção e de apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos - EVENTOS "RIBATEJO WEEK" em 2 mercados prioritários: Camarões e Croácia. Pretende-se promover e valorizar a oferta da região em mercados externos que sejam prioritários para a Região utilizando ferramentas de marketing, tais como mostras de produtos e ações promocionais, contribuindo para a ampliação da carteira de clientes das empresas da Região. 5) Promover e valorizar a Região e o tecido empresarial, através da presença em feiras e certames internacionais, com vista à promoção e apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos - presença na Feira Hotel & Gastroteh Zagreb 2021 (Croácia) 6) O RIBATEJO EXPORT EVENT 2021, Evento de Promoção Internacional realizado na Região, que visa a promoção e apresentação de potencialidades da Região, das suas empresas e produtos a potenciais importadores. Pretende envolver ainda a presença de várias personalidades de relevo de diversos países (direcionado para os mercados prioritários), tais como, empresários, representantes de associações comerciais e câmaras do comércio, entre outros, e prevê uma grande aposta da divulgação do evento nomeadamente através da publicação de anúncios na imprensa especializada internacional. Ou seja, conforme foi referido o presente projeto insere-se no domínio da internacionalização, com o objetivo de melhorar o reconhecimento da Região no exterior e melhorar o posicionamento das empresas/entidades no mercado global, permitindo que estas iniciem exportações ou reforcem o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercados ou diversificando os seus mercados. Para isso com o presente projeto é proposto desenvolver um conjunto de ações de internacionalização e de marketing internacional (ações promocionais com mostras de produtos e a receção de delegações estrangeiras em eventos de promoção internacional da Região) e a criação de ferramentas com vista a facilitar a realização de negócios entre empresas da Região e as empresas estrangeiras (dando às nossas empresas as melhores ferramentas e conhecimentos necessários).

Geographic distribution of financing

121,75 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By sub-região

1 sub-região financed .

  • Lezíria do Tejo 121,75 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024