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Project Portugal 2020

Promoção do Vinho e Azeite do Alentejo com base na dieta mediterrânica

Project sheet

Name

Promoção do Vinho e Azeite do Alentejo com base na dieta mediterrânica .

Funding amount

643,08 thousand € .

Value executed

643,08 thousand € .

Operation code

ALT20-01-0752-FEDER-000038 .

Conclusion date

23.11.2020 .

Summary

Com o presente projeto, a CVRA e o CEPAAL pretendem reforçar a sua dinâmica de promoção, visando a internacionalização conjunta do Vinho e Azeite do Alentejo com base na dieta mediterranica, bem como das empresas direta ou indiretamente ligadas aos respetivos setores, com o objetivo de estimular a economia do território, conferindo assim uma maior competitividade aos setores, obtendo-se deste modo um maior reconhecimento internacional coletivo do Vinho e do Azeite do Alentejo. Verifica-se uma importância crescente em explorar, promover e conhecer mercados, através do desenvolvimento de ações coletivas que possam conduzir à melhoria das condições envolventes às empresas, com o intuito de induzir efeitos de arrastamento na economia. O presente projeto a que a CVRA e o CEPAAL se propõem, tem em vista a promoção do Vinho e Azeite do Alentejo, promovendo numa primeira fase o seu conhecimento, e numa segunda fase o reconhecimento do seu valor acrescentado, das suas especificidades, dado o contexto produtivo onde se insere, o Alentejo, contribuindo, em última instância, para o aumento consumo/procura dos produtos visados. O eixo de comunicação principal basear-se-á em fomentar, na perceção dos consumidores internacionais, a qualidade, diferenciação e valor acrescentado do Vinho e do Azeite do Alentejo, com base numa mensagem que aproxima a origem Portugal à Dieta Mediterrânica, numa interligação turístico/gastronómica, enquanto país que se diferencia na produção de Vinhos e Azeites de qualidade superior. Procurar-se-á desenvolver diversas ações coletivas, visando o reforço da capacitação da atividade económica das fileiras de produção, transformação e comercialização de Vinho e Azeite, através da definição de uma estratégia conjunta de internacionalização e de abordagens de mercado que visam o reforço da respetiva capacidade competitiva e progressão na cadeia de valor, bem como o reforço da visibilidade internacional da oferta de Vinho e Azeite do Alentejo e a atenuação da diferença entre a qualidade intrínseca dos bens e serviços e a qualidade percebida pelos mercados, incindindo na tipologia de "promoção internacional dos destinos turísticos e outros produtos e recursos associados à região" nomeadamente através das seguintes intervenções (apresentadas com um maior detalhe no capítulo da sua orçamentação): Ações direcionadas para o mercado alemão ? Press Trips Vinhos e Azeites do Alentejo (ações inversas); ? Ações de Degustação de Vinhos e Azeites do Alentejo; ? Feira Prowein; ? Ações de Promoção e Divulgação transversais. Ações direcionadas para o mercado brasileiro ? Concurso "O Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil"; ? Press Trips Vinhos e Azeites do Alentejo (ações inversas); ? Provas e Degustações Vinhos e Azeites do Alentejo; ? Presença dos Vinhos do Alentejo no Evento "Vinhos de Portugal no Rio e São Paulo" (masterclasses, provas, e publicidade na rede Globo Brasil); ? Organização de Evento Gastronómico em Belo Horizonte; ? Assessoria de Relações Públicas; ? Comunicação e Divulgação digital; ? Ações de Promoção e Divulgação transversais. Ações direcionadas para o mercado americano ? Participação em evento para lideres de opinião dos EUA, do setor do vinho, em São Francisco; ? Assessoria de Relações Públicas; ? Publicidade em edições do setor dos vinhos-Publicidade nas revistas Wine Spectator, Wine Entusiast e Wine and Spirits; ? Press Trips Vinhos e Azeites do Alentejo (ações inversas); ? Master Classe para media, trade e lideres de opinião; ? Comunicação e Divulgação digital. Importa referir no âmbito das ações a realizar, que as mesmas contemplam uma ampla publicitação dos resultados, complementada por ações de demonstração e disseminação, bem como asseguram uma disponibilização livre e universal de todos os bens e serviços produzidos, sem beneficio particular para qualquer entidade, evidenciando uma natureza coletiva não discriminatória que responde a riscos e oportunidades comuns de um conjunto alargado de empresas.

Funding beneficiaries

Geographic distribution of financing

643,08 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By region

1 region financed .

  • Alentejo 643,08 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024