Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

ALENTEJO GLOBAL EXPORT .

Funding amount

674,49 thousand € .

Value executed

647,55 thousand € .

Operation code

ALT20-01-0752-FEDER-000035 .

Conclusion date

09.12.2021 .

Summary

O Projeto surge da necessidade de responder à prioridade 3.2 do objetivo temático 3 e designadamente aos objetivos da tipologia "Internacionalização" do SIAC, de forma aumentar o reconhecimento internacional coletivo de bens e serviços produzidos na Região do Alentejo, potenciar diretamente o sucesso de internacionalização das PME, aumentar o conhecimento sobre os mercados e ainda contribuir para o aumento das iniciativas coletivas de cooperação interempresarial. Todo o projeto assenta na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3), com especial incidência no conceito de variedade relacionada entre o Agroalimentar e o Turismo. O Projeto surge na sequência dos bons resultados alcançados desde a Operação Alentejo 2015 Exportar+, executada no âmbito do INALENTEJO 2007-2013, do projeto EXPORTAR MELHOR e do projeto que ainda se encontra em execução ALENTEJO EXPORT. É um projeto em copromoção com as 3 Associações Empresariais Regionais, NERBE/AEBAL - Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Beneficiário Líder), NERE - Núcleo Empresarial da Região de Évora - Associação Empresarial e NERPOR, estruturado num plano de ação assente em 4 Ações: a Ação 1. "OPERAÇÃO ALENTEJO AGRO+GLOBAL", apresenta 6 atividades que se consubstanciam em atividades na sua maioria de consultoria relacionadas com planeamento estratégico, ações exploratórias internacionais iniciais aos mercados alvo internacionais e para monitorização e avaliação dos resultados da intervenção, ações de capacitação para a internacionalização, visitas de reconhecimento aos mercados alvo, realização de roadshows internacionais para promoção internacional de produtos das empresas da região integradas na rede ALENTEJO AGRO+GLOBAL; para a Ação 2 "OPERAÇÃO ALENTEJO GOURMET", foram delineadas atividades de consultoria especializada em internacionalização ao nível de planeamento estratégico, ações de capacitação e de acompanhamento de FAM TRIP e acompanhamento e avaliação das visitas de reconhecimento; esta Ação inclui Roadshows ao mercado estratégico alemão, participação numa feira internacional alemã já identificada como estratégica - GENUSS GIPFEL, e visitas de reconhecimento com prospetores internacionais ao Alentejo para conhecimento da oferta regional e ; a Ação 3 "DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES E PRODUTOS DO PROJETO", engloba atividades diretamente relacionadas com a divulgação, sendo propostas atividades que incidem sobre o plano de comunicação, meios media, conceção da imagem, edição e produção de vídeos, sites do projeto; em termos de apresentação de resultados e partilha de boas práticas, nacionais e internacionais, foram estruturas atividades que terão impacto significativo ao nível de envolvimento dos stakeholders, nomeadamente a realização de 1 sessão pública e um fórum internacional; a Ação 4 "GESTÃO DO PROJETO" é uma atividade de gestão e acompanhamento do projeto, sendo por esse facto, transversal e de linearidade inerente a todas as atividades. Para a concretização de todas as atividades está prevista a realização de um investimento total de 968.009,46EUR, que originará um cofinanciamento FEDER de 822.808,04EUR e a necessidade de comparticipação privada de 145.201,42EUR.

Geographic distribution of financing

674,49 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By sub-região

3 sub-regiões financed .

  • Baixo Alentejo 224,87 thousand € ,
  • Alentejo Central 224,81 thousand € ,
  • Alto Alentejo 224,81 thousand € ,
Source AD&C, GPP
30.04.2024