Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project Portugal 2020

Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos

Project sheet

Name

Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos .

Funding amount

213,47 thousand € .

Value executed

213,47 thousand € .

Operation code

ALT20-01-0752-FEDER-000025 .

Conclusion date

30.08.2019 .

Summary

Com o presente projeto «SIAC Internacionalização», o CEPAAL pretende reforçar a sua estratégia de promoção, visando a internacionalização do Azeite do Alentejo, bem como das empresas direta ou indiretamente ligadas ao setor, com o objetivo de dinamizar a economia desse território, conferindo uma maior competitividade ao setor, promovendo o reconhecimento internacional coletivo do Azeite do Alentejo. Verifica-se uma importância crescente em explorar, prospetar e conhecer novos mercados, através do desenvolvimento de ações coletivas que contribuam para a melhoria das condições envolventes às empresas, capazes de induzir efeitos de arrastamento na economia. O presente projeto a que o CEPAAL se propõe, tem em vista a promoção do Azeite do Alentejo, promovendo - numa primeira fase - o seu conhecimento e - numa segunda fase - o reconhecimento do seu valor acrescentado, das suas especificidades - dado o contexto produtivo onde se insere, o Alentejo, contribuindo, em última instância, para o aumento do seu consumo/procura. O seu eixo de comunicação baseia-se em fomentar, na perceção dos consumidores internacionais, a qualidade, diferenciação e valor acrescentado do Azeite do Alentejo, com base numa mensagem que aproxima a origem Portugal à Dieta Mediterrânica, numa interligação turístico/gastronómica, enquanto país que se diferencia na produção de azeite de qualidade superior. Procurar-se-á desenvolver diversas ações coletivas, visando o reforço da capacitação da atividade económica da fileira de produção, transformação e comercialização de azeite, através da definição de uma estratégia de internacionalização e de abordagens de mercado que visam o reforço da respetiva capacidade competitiva e progressão na cadeia de valor, bem como o reforço da visibilidade internacional da oferta de Azeite do Alentejo e a atenuação da diferença entre a qualidade intrínseca dos bens e serviços e a qualidade percebida pelos mercados, incindindo na tipologia de «prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados», nomeadamente através das seguintes intervenções (apresentadas com um maior detalhe no capítulo da sua orçamentação): - Aquisição de conteúdos e informação especializada no contexto dos mercados-alvo permitindo uma maior eficácia nas abordagens (B2B e B2C), no âmbito das ações previstas, ao longo de todo o plano. - Participação em eventos/feiras especializadas e exploração do mercado internacional, promovendo paralelamente à participação nestas feiras: a) Ações de promoção "fora da caixa", envolvendo como público-alvo consumidores dos mercados estratégicos identificados, em parceria com diversas entidades, como a TAP, a AHRESP, a TIME OUT ou a APETECE (e/ou outras que venham a revelar-se estratégicas no contexto da operacionalização das mesmas), e com entidades diretamente ligadas ao Turismo dos diferentes mercados-alvo - "From Alentejo with... taste", num âmbito B2C; b) bem como, com base no mesmo conceito "From Alentejo with... taste", showroom`s (ações de charme) de apresentação e disseminação das especificidades do Azeite do Alentejo junto dos retalhistas/grossistas estratégicos a realizar com parcerias com restaurantes tipicamente portugueses e/ou hotéis de referência no âmbito dos mercados-alvo B2B; - Organização de press tour direcionada a órgãos de comunicação social e a bloggers especializados, oriundos dos mercados-alvo estratégicos; - Organização de gastronomic tour direcionada a chefs de referência e críticos gastronómicos especializados, oriundos dos diversos mercados-alvo; organizando paralelamente o Concurso de Azeite Internacional no acompanhamento da Dieta Mediterrânica, através de parcerias estratégicas a desenvolver, por exemplo, com a AHRESP/Portugal, ou com uma ou duas entidades homólogas dos mercados-alvo; - Otimização e dinamização do website www.azeitedoalentejo.pt numa interligação direta com os websites das empresas associadas do CEPAAL e das redes sociais associadas ao Azeite do Alentejo - internacionalização por via do marketing digital e das TICE; - Desenvolvimento de materiais promocionais de suporte às diversas ações, que permitam a partilha de informação globalmente (pré-durante-pós) (ex.: brochura online; mailings; newsletter; press kit; ponto de venda/degustação adaptável às várias ações promocionais previstas); - Promoção e divulgação das atividades e resultados em meios especializados de projeção internacional, numa lógica (pré, durante e pós), recorrendo à contratação de empresas de assessoria de imprensa e de comunicação nos diferentes mercados-alvo; e, - Publicitação dos resultados do projeto de Promoção do Azeite do Alentejo em Mercados Externos, que engloba iniciativas de divulgação e disseminação dos resultados obtidos, que envolvem meios de marketing digital (abrangendo múltiplas estratégias nas redes sociais e sites comerciais e institucionais - do CEPAAL e dos seus associados), e do marketing tradicional, através do desenvolvimento de conteúdos "apetecíveis" para os vários órgãos de comunicação social, através de comunicados de imprensa, uma vez que o CEPAAL é uma associação de promoção de um setor, cuja atividade promocional visará beneficiar o tecido empresarial, essencialmente do Alentejo, com efeitos de arrastamento à economia regional, e em última instância, nacional; serão ainda realizados dois Seminários - um no contexto de uma das ações previstas, outro numa lógica de balanço e finalização do projeto - que terão como grande objetivo divulgar as ações desenvolvidas bem como os resultados atingidos com o presente projeto.

Geographic distribution of financing

213,47 thousand €

Funding amount

Where was the money spent

By region

1 region financed .

  • Alentejo 213,47 thousand € ,
Source AD&C, GPP
31.10.2024