PRR Project
(Re)Qualificação Digital dos Ativos Empregados
Project sheet
Name
(Re)Qualificação Digital dos Ativos EmpregadosTotal project amount
59,89 thousand €Amount paid
0 €Non-refundable funding
59,89 thousand €Loan funding
0 €Start date
22.11.2024Expected end date
30.09.2025Dimension
Digital TransitionComponent
Businesses 4.0Investment
Digital empowerment for BusinessesOperation code
07/C16-i01/2024.P1993073Summary
O Programa Emprego + Digital 2025, tem como objetivo estratégico a formação e requalificação na área digital dos trabalhadores, gestores e dirigentes de empresas e entidades da economia social, visando responder aos desafios e oportunidades de diversos setores empresariais fortemente impactados pelos processos de transição digital, contribuindo para fomentar a sua transição digital e a produtividade/competitividade das entidades e da economia do país, melhorando as competências e qualificações individuais. Neste sentido, a medida Formação Emprego + Digital, ao qual o Apurar Medidas se candidata destina-se à formação e requalificação de ativos empregados, através da frequência de ações/percursos de formação, visando responder aos seguintes objetivos:- Proporcionar um aumento das competências digitais dos trabalhadores, com foco nos menos qualificados; - Aumentar a oferta de ações de formação na área do digital, contribuindo para o aumento de competências digitais e da aprendizagem constante; - Contribuir para a implementação dos processos de transformação digital;Estes objetivos foram pensados e desenhados tendo em conta, não só os objetivos estratégicos da medida, mas também pelas necessidades formativas sentidas pelas empresas. Posto isto, e após o diagnóstico de necessidades formativas realizado em conjunto com as nossas entidades parceiras surge o nosso plano de formação, onde a área predominante são as ferramentas de produtividade e colaboração que permitem equilibrar as necessidades e os objetivos das empresas.Nesta área, pretendemos que todos os envolvidos nas ações de formação adquiram competências básicas necessárias para o aumento de produtividade, através da adoção de estratégias e recursos digitais associados à automatização de rotinas, fluxos de trabalho e comunicação. Pretendemos ainda com as formações desenvolvidas nesta área, aumentar o nível de proficiência digital dos adultos, permitindo que os adultos se envolvam com a tecnologia digital para benefício próprio e, para além disso, para benefício da própria entidade empregadora. As ações de formação privilegiadas por nós são, na sua grande maioria, de nível 2, devido aos níveis de qualificação dos adultos das nossas entidades parceiras, contudo também contemplamos no nosso projeto de formação, ações de nível 4 de forma a conseguirmos dar resposta a todos os que pretendem aprofundar as suas competências na área do digital. Sendo assim, serão dinamizadas as seguintes unidades de formação, literacia digital, iniciação, informática na ótica do utilizador, técnicas de digitação, gestão de correio eletrónico e pesquisa de informação na web, gestão informatizada de documentos, informática, noções básicas, sistemas operativos, folha de cálculo, processador de texto, escritório eletrónico, segurança e partilha de ficheiros, ou outras que possam surgir no desenvolvimento do plano de formação, e aí algumas destas poderão ser substituídas. Como podemos então constatar, as nossas ações de formação serão na sua maioria, destinadas a aumentar a proficiência digital dos adultos, na medida em que permitirão qualificá-los com as competências básicas ao nível do digital, transformando-os em utilizadores independentes do digital. A escolha destas unidades de formação foi feita com base nas necessidades sentidas pelos empresários/gestores no dia-a-dia da empresa, que muitas das vezes aparecem como entraves ao pleno funcionamento da atividade produtiva. Por fim, concluímos que o nosso plano de formação demonstra ser diversificado e consciente, na medida em que apresenta ações de formação que vão ao encontro das áreas prioritárias para esta medida, assim como permite responder aos objetivos anteriormente referidos.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
59,89 thousand €
Total amount of the project
Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Paços de Ferreira 59,89 thousand € ,