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Project sheet

Name

na

Total project amount

208,95 thousand €

Amount paid

85,1 thousand €

Non-refundable funding

208,95 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000271

Summary

O Projeto Radar Social no concelho de Beja prevê uma dinâmica de trabalho em parceria e em rede, no desenvolvimento de atividades com o objetivo de promover o desenvolvimento social, com base numa planificação estratégica de intervenção social local, nas suas diferentes dimensões e áreas de intervenção. O planeamento estratégico de intervenção social contempla o desenvolvimento social por áreas de intervenção consideradas prioritárias, que enquadram toda a intervenção planeada em conformidade com Diagnóstico Social e com o Plano de Desenvolvimento Social. O trabalho em rede no Concelho de Beja tem proporcionado uma maior articulação de recursos institucionais em prol da intervenção no território, potenciando-os e rentabilizando-os. Existe um objetivo claro de concretizar um conhecimento sistematizado e articulado dos problemas sociais, das fragilidades, bem como, das necessidades e das áreas temáticas de intervenção ao nível do planeamento e das políticas sociais. A intenção de existirem informações cumulativas em permanente atualização, através da georreferenciação, abertas ao contexto social emergente, pretendem estabelecer estratégias adequadas, com o objetivo de uma planificação constante e concertada. Esta intervenção pressupõe uma articulação próxima entre os parceiros da Rede Social, rentabilizando assim os recursos e as potencialidades do território. Tendo como base uma visão estratégica de combate às desigualdades sociais e às lacunas existentes no atual sistema de proteção social, devido à emergência de novos processos de exclusão social, associados a fenómenos de pobreza estrutural e de carater multidimensional, o Projeto Radar Social assume uma importância extrema no Concelho de Beja. Se por um lado é importante encontrar soluções criativas e inovadoras, com os diferentes atores locais, por outro lado devem ser articuladas iniciativas com recurso à comunidade numa racionalização e rentabilização dos recursos. Devem igualmente ser integradas medidas e políticas definidas nos vários níveis de administração local, regional, nacional, nos vários setores e ao nível da união europeia. Numa lógica de proximidade de intervenção, pretende-se igualmente que o Projeto Radar Social promova e potencie os saberes e o conhecimento de terreno dos técnicos e dos agentes e organizações locais, na identificação dos problemas e soluções, como também, na definição de estratégias adequadas à sua resolução. Para que tal aconteça, será impreterivelmente necessário a conceção de intervenções continuadas, integradas e sustentáveis, que promovam uma intervenção social eficiente e em permanente análise e adaptação às constantes alterações e desafios do território. Perspetiva-se com o Projeto Radar Social um conhecimento sistematizado, atualizado e articulado dos problemas sociais, das vulnerabilidades do tecido social, assim como, das necessidades e áreas temáticas de intervenção ao nível do planeamento e política social. Atentos às dinâmicas no território e uma vez que o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social, aprovados na reunião de CLAS de 02-05-2019 (ata em anexo), necessitam no momento atual de atualização, considera-se de extrema importância a sua atualização, conforme ata da reunião de CLAS de 21-06-2023 (em anexo). Considerando as problemáticas e necessidades emergentes no território do ponto de vista social, no Concelho de Beja, nomeadamente: o aumento significativo de pessoas em situação de pobreza e exclusão social, a baixa densidade populacional, a preocupante e constante perda de população, a complexidade e dimensão de comunidade migrante e de etnia cigana, as pessoas em situação de sem-abrigo, o elevado índice de envelhecimento, as insuficientes respostas no setor da saúde, a deficitária rede de transportes, o débil tecido empresarial local, a dificuldade de atração empresarial para a região e a ausência de investimento por parte do estado em infraestruturas de desenvolvimento, potenciam, inevitavelmente, um conjunto de fatores que justificam a candidatura ao Projeto Piloto Radar Social. Potenciais destinatários a serem abrangidos: Idosos com 65 ou mais anos (7862) + incapacitados para trabalhar (341) + Beneficiários de RSI (1803) + Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (321) + Desempregados (1068) – TOTAL = 11395 PESSOAS (Fontes: Censos, Pordata, IEFP, Inst.Seg.Social, CMB). A percentagem de população residente a abranger pelo projecto: 34,12%. Os objetivos gerais do projeto são: combater a pobreza e a exclusão social, promover a inclusão social, mapear recursos regionais e locais através da georreferenciação social de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, georreferenciar recursos, respostas e soluções, promover a sustentabilidade das comunidades e atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

208,95 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 40,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Beja 208,95 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024