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Project sheet

Name

na

Total project amount

169,3 thousand €

Amount paid

66,7 thousand €

Non-refundable funding

169,3 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000260

Summary

O Municipio de Miranda do Corvo ocupa uma área de aproximadamente 126,4 km2, distribuída por quatro freguesias, onde residem 12074 pessoas. O Municipio de Miranda do Corvo localiza-se na região Centro de Portugal e integra a Região de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A resposta a necessidades de natureza social, em cenários como o que hoje se vive, implica o reforço da intervenção do Município ao nível do Apoio Social com planificação e implementação de ações específicas e adaptadas à realidade Social. A intervenção preconizada para implementação do Programa Radar Social pretende-se que se afirme como modelo em rede estruturado, contínuo ao longo do tempo que promove a partilha de recursos entre os diversos serviços, com o objetivo de erradicação da pobreza e exclusão social numa logica de intervenção sistémica e integrada numa rede de serviços comunitários. O Programa Rede Social foi criado em Novembro de 1997, pela Resolução do Conselho de Ministros nº 197797. A Rede social desenvolve a sua ação baseada numa lógica de articulação e cooperação, através do planeamento integrado e sistemático, onde são identificados as principais situações problema e de intervenção prioritária no Municipio, que requerem a mobilização das competências e recursos das instituições ou comunidade, para garantir uma maior eficiência e eficácia das respostas sociais, ultrapassando uma visão residual de intervenção, apelando a uma intervenção sistemática e integrada. A realização do Diagnostico Social de Miranda do Corvo, teve como finalidade central, a compreensão da realidade social, identificação das necessidades e a deteção dos problemas prioritários e respetivas causalidades, assim como os recursos e potencialidades locais, que constituem reais oportunidades de Desenvolvimento Social efetivo. O Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Miranda do Corvo foi construído com base no Diagnóstico Social, um referencial de informação quantitativa e qualitativa do território refletindo as principais necessidades sentidas, pelos diferentes atores sociais, com relevo ao nível da intervenção social concelhia. Foram definidas as seguintes áreas prioritárias de intervenção: Pessoas Idosas; Crianças e Jovens; Pessoas com Deficiência, Necessidades Especiais ou Vitimas de Exclusão; Educação e Formação Qualificação e Emprego; Pobreza e Exclusão Social; e Saúde. O Decreto-Lei 55/2020, de 12 de agosto, diploma de âmbito setorial, veio concretizar a transferência de competências para os órgãos municipais, no domínio da Ação Social. O Diagnostico e o PDS datam de 2019 com vigência até 2021, encontrando-se atualmente desatualizado. Foi constituído um Agrupamento de Entidades Adjudicantes, que integra os Municípios da CIM, para abertura de procedimento através de Concurso Público de aquisição de serviços para a elaboração Diagnóstico social - municipal e intermunicipal; Plano de desenvolvimento social - municipal e intermunicipal; Carta Municipal e Carta Social Intermunicipal dos respetivos municípios da CIM, onde se inclui Miranda do Corvo. Face ao contexto social que se vive atualmente e as problemáticas definidas como prioritárias no âmbito dos documentos estratégicos a atuação no âmbito deste programa deverá considerar problemáticas como: o aumento do número de famílias mais vulneráveis à exclusão social e/ou com dificuldades de inserção Social como é exemplo os beneficiários de RSI, famílias imigrantes em situação ilegal, o elevado número de famílias com necessidades habitacionais, as questões de exclusão ligadas ao envelhecimento e isolamento social da população de Miranda do Corvo, as questões de integração seja institucional, laboral, nas respostas sociais existentes no território, as problemáticas ligadas á saúde e em concreto à saúde mental, os cuidadores informais ligadas as questões de dependência e problemáticas associadas, entre outros. A candidatura ao Programa Radar social permitirá o desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e identificação das problemáticas de pobreza e exclusão social, ou discriminação nas suas múltiplas dimensões, assente na implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e ativação das respostas sociais existentes no território fomentando e otimização dos recursos. O projeto contempla 2 fases distintas de intervenção, durante o seu período de vigência: 1ª fase- Atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social A 2ª Fase fase tem como objetivos: Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades e executar o respetivo Plano de Ação.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

169,3 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 39,4 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Miranda do Corvo 169,3 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024