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Project sheet

Name

na

Total project amount

208,11 thousand €

Amount paid

79,82 thousand €

Non-refundable funding

208,11 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000256

Summary

No âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da Rede Social de Torres Novas, designadamente, do Conselho Local de Ação Social – CLASTN, cuja presidência é exercida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal, com a envolvência dos 70 parceiros sociais, torna-se imperativo, manter atualizados os instrumentos de planeamento social, Diagnóstico Social e Plano de Desenvolvimento Social (PDS 217/2021) e Planos de Ação Bianuais. A elaboração dos respetivos instrumentos de planeamento social, requer algum tempo de pesquisa, solicitação e compilação de dados/informações, relacionadas com o território, bem como, uma articulação permanente com os parceiros sociais, na definição de necessidades prioritárias de intervenção. Deste modo e, a título de exemplo, aquando a elaboração do primeiro Diagnóstico Social e PDS, o município dispunha de uma Técnica Superior, a tempo inteiro para a Rede Social e, na atualização concretizada em 2015, recorreu-se a uma estagiária, mas mesmo assim, foi efetuado um grande esforço, para se conseguir concluir em tempo útil, a sua materialização. Considerando ainda, as transferências de competências, no domínio da Ação Social, para o Município de Torres Novas, aceites, no passado dia 01.10.2022, em que a Coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Núcleo Local de Inserção (NLI), recaíram na Divisão de Ação Social e Saúde do Município de Torres Novas, a escassez de recursos humanos, começa a fazer sentir-se. Atendendo à importância destes instrumentos de diagnóstico e planeamento, que deverão traduzir a realidade do território em apreço, mais concretamente, as suas necessidades, prioridades de intervenção, adequação, otimização e racionalização dos serviços e equipamentos existentes e previstos, deverá investir-se na sua elaboração, por parte de Equipas Técnicas Especializadas. Ainda no âmbito da transferência de competências, no domínio da ação social e, de acordo com a portaria nº 64/2021, de 17 de março, foram criadas as Cartas Sociais Municipais, instrumento de diagnóstico e de planeamento estratégico e ordenamento prospetivo da rede de serviços e equipamentos sociais ao nível concelhio, crucial à decisão pública em matéria de conceção e/ou desenvolvimento de serviços e equipamentos sociais, ao nível concelhio, garantindo a adequada dimensão e distribuição da rede de serviços e equipamentos. Neste sentido, pretende-se numa primeira fase atualizar os instrumentos de Planeamento Social do território e mapear os recursos regionais e locais em estreita articulação com as cartas socias municipais e, numa fase posterior, implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social e executar um conjunto de atividades espelhadas no Plano de Ação.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

208,11 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38,4 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Torres Novas 208,11 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024