Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

na

Total project amount

123,49 thousand €

Amount paid

46,84 thousand €

Non-refundable funding

123,49 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2024

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000247

Summary

No concelho de Terras de Bouro a Rede Social começou a ser implementada em janeiro de 2003, tendo a Câmara Municipal, para esse efeito, apresentado candidatura ao POEFDS (Medida 5.1-Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário). A aprovação da candidatura permitiu, entre outros recursos, contratar uma técnica superior a tempo inteiro para criação e dinamização da Rede Social nos termos da Resolução do Conselho de Ministros nº 197/1997, de 18 de novembro, e do Despacho Normativo nº 8/2002, de 12 de fevereiro. A partir de 2006 o desenvolvimento e funcionamento da Rede Social passou a contar, apenas, com a afetação pontual de técnicos/as das entidades aderentes, fator que condicionou a dinâmica e animação desta estrutura de parceria. Apesar dos constrangimentos sentidos, sobretudo pela ausência de afetação de recursos humanos a tempo inteiro, a Rede prosseguiu a sua missão de promoção do desenvolvimento social e de planeamento da intervenção social local.Para prossecução desses objetivos, foram produzidos, ao longo dos anos, os instrumentos de planeamento estratégico, designadamente o Diagnóstico Social (DS) e Plano de Desenvolvimento Social (PDS). A elaboração destes documentos contou com a participação das entidades parceiras, mas também de outras entidades concelhias que não integram os órgãos da Rede, assim como uma parte da população residente. No entanto, a produção destes instrumentos de planeamento nem sempre tem acontecido de forma continuada e regular, verificando-se hiatos significativos entre a sua atualização, aprovação e vigência. No caso do Diagnóstico Social, o último atualizado e aprovado reporta ao ano de 2015, enquanto o PDS, aprovado em julho de 2016, vigorou desde 2016 a 2021. Em relação ao Plano de Ação anual, o mais recente refere-se ao ano de 2018. A Rede Social de Terras de Bouro tem em curso um novo ciclo no que diz respeito ao processo de atualização, elaboração e monitorização dos instrumentos de planeamento. Nesta conformidade, a criação de uma equipa técnica multidisciplinar através da medida Radar Social permitirá apoiar o CLAS e o Núcleo Executivo na construção do Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Planos de Ação. Conforme disposto nos pontos 4 e 5 do Aviso Nº 07/C03-i01/2023, a Câmara Municipal de Terras de Bouro propõe-se constituir uma equipa com 2 técnicos/as superiores, com formação nas áreas de Serviço Social e de Psicologia. Constitui-se como objetivo desta candidatura que a equipa técnica, em estreita parceria e cooperação com as estruturas operacionais da Rede Social, proceda à identificação, caracterização e georreferenciação, de forma aprofundada e com uma participação ativa da população, dos principais problemas do território e, ao mesmo tempo, participe na promoção e desenvolvimento de novas e inovadoras formas de resposta focadas nas pessoas. É objetivo, também, que a equipa técnica contribua para a atualização, monitorização e avaliação permanente dos instrumentos de planeamento.Uma vez que a Rede Social de Terras de Bouro ambiciona realizar um diagnóstico profundo e de ampla abrangência no território, que permita conhecer os problemas sociais que afetam as pessoas/famílias/grupos em situação de maior vulnerabilidade e em risco de pobreza e exclusão social, propõe-se abranger com este Projeto 3.370 pessoas (potenciais destinatários). Este número resulta do conhecimento já detido sobre os principais indicadores demográficos do concelho (Censos 2021), nomeadamente ao nível do envelhecimento (população residente com mais de 69 anos ascende a 1.414 pessoas), das incapacidades (1.956 pessoas demonstram muita dificuldade ou não conseguir efetuar ações relacionadas com o ver, ouvir, andar, memória, cuidados pessoais e comunicação/compreensão) e de outros problemas como o desemprego, comportamentos aditivos, doenças do foro mental e violência doméstica, geradores de situações de vulnerabilidade, pobreza e ou exclusão social.Assim, a Câmara Municipal de Terras de Bouro pretende executar este projeto durante 27 meses, iniciando-se a 01/01/2024 e terminando a 31/03/2026. Pretende, igualmente, cumprir integralmente as duas fases de intervenção e respetivas atividades estipuladas no ponto 4.9 do referido Aviso. Concluída a primeira fase do projeto, efetuar-se-á a devida apresentação e divulgação do Diagnóstico Social e PDS atualizados e do Plano de Ação do ano 2024, quer em sede de CLAS, quer através dos meios de comunicação locais e regionais. A atualização, monitorização e avaliação destes documentos é feita de forma permanente, pois só assim será possível construir respostas integradas, articuladas e ajustadas às necessidades e desafios específicos do território.Com a execução deste projeto a Câmara Municipal pretende operacionalizar a ambição da Rede Social local, fortalecer as suas estruturas e tornar o concelho mais coeso e inclusivo.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

85,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

123,49 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 37,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Terras de Bouro 123,49 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024