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Project sheet

Name

na

Total project amount

318,6 thousand €

Amount paid

133,53 thousand €

Non-refundable funding

318,6 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000244

Summary

O Programa Rede Social apresenta-se, hoje, como a mais ampla e mais ambiciosa estrutura de parceria em Portugal, contudo, apesar das sinergias que foram desenvolvidas no decorrer de cerca de duas décadas, existem riscos que carecem de intervenções significativas. Com efeito, este Programa, culturalmente enraizado e reconhecido pelos atores sociais, carece de um processo de reinterpretação ajustado às dinâmicas atuais e desafios emergentes. Na avaliação deste Programa, em 2012, (Coord. José Manuel Henriques, Rui Godinho, 2012) já se apontavam as áreas críticas surgindo, entre elas, a necessidade de se reforçar a articulação da rede com outras instâncias de planeamento territorial. Nesta avaliação já se identificava como insuficiente a articulação da Rede Social com instâncias de planeamento territorial fora do âmbito especificamente social. Devido ao seu enraizamento a nível nacional no âmbito de intervenção da política social, foram desenvolvidos mecanismos para o envolvimento da Rede em decisões sobre investimentos em equipamentos sociais (como os cofinanciados pelo PARES e pelo POPH), mas tal não aconteceu com instrumentos de planeamento fora da tutela social. Tal conclusão deriva do isolamento relativo do programa quer, ao nível central, em relação à administração do território e planeamento regional quer, ao nível local, em relação ao planeamento municipal. Perspetiva-se atingir, através da medida “RADAR SOCIAL”, um salto qualitativo nesta matéria, dada a criação de um sistema de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer mais eficácia à ação das entidades locais. Internamente, caberá aos Municípios desenvolver esta ferramenta de uma forma articulada com outras áreas da sua competência, concretamente do planeamento estratégico, ou dos sistemas de georreferenciação, combinando equipas multidisciplinares com diferentes áreas de saber. Objetivamente, a intervenção a desenhar parte da Equipa Multidisciplinar “RADAR SOCIAL“, constituída por quatros Técnicos Superiores com áreas de formação e saber complementares, devidamente apoiada por uma estrutura de suporte da unidade orgânica Divisão de Intervenção Social e Saúde, à qual se associarão, sempre que necessário, outras unidades orgânicas (como o Gabinete de Planeamento Estratégico, a Divisão de Organização e Sistemas de Informação, entre outras). Os objetivos inscritos na Operação “RADAR SOCIAL” devem, por conseguinte, cumprir um duplo desígnio: revisitar os instrumentos de planeamento da Rede Social, e assim atualizar e problematizar o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social à luz desta nova abordagem e, assegurar, simultaneamente, a convergência do sistema de georreferenciação com outros instrumentos de planeamento municipal, aproximando matérias e linguagens (como as que se já se encontram previstas ou a prever em sede de carta municipal). As diferentes ações previstas na Operação “RADAR SOCIAL”, em permanente diálogo com os instrumentos de planeamento da Rede Social, irão contribuir, significativamente, para um follow up das ferramentas existentes, ao convergir, através de uma plataforma georreferenciada, num diagnóstico de necessidades dos grupos vulneráveis, em confronto com a existente rede de equipamentos, respostas e serviços de apoio, numa matriz que se quer dinâmica e prospetiva. Também a implementação da competência pelos municípios, em matéria de Ação Social, da qual decorre a operacionalização do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, bem como o acompanhamento aos beneficiários da Medida de Rendimento Social de Inserção apresenta-se como uma componente essencial. Passados cerca de seis meses, após a implementação desta competência, no concelho de Palmela, no âmbito da Medida de Rendimento Social de Inserção são acompanhados cerca de 550 beneficiários e, em paralelo, até à data, em Acão Social registam-se cerca de 350 Processos Familiares. Na verdade, esta assunção vem posicionar os Municípios num lugar que lhes permite uma intervenção de proximidade com as comunidades, ainda que a mesma não possa, nem deva, subsistir sem um trabalho de verdadeira cooperação e articulação com as parcerias locais, prevendo-se o envolvimento das parcerias e toda uma atuação conjunta, bem como o reforço da articulação intrainstitucional e interinstitucional que se traduz em ganhos de ação, a partir dos recursos existentes, evitando áreas de sobreposição, em plena sinergia com os diversos atores locais, diversificando e respondendo a áreas a descoberto.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

50,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

318,6 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 41,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Palmela 318,6 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024