Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

na

Total project amount

243,97 thousand €

Amount paid

101,75 thousand €

Non-refundable funding

243,97 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.07.2024

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000242

Summary

O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, em complementaridade com as redes locais, para referenciação e (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social.Através de uma metodologia participativa e colaborativa, preconiza-se a construção de uma identidade coletiva para intervir localmente, priorizando de forma rigorosa e transparente os conhecimentos sobre a realidade social do concelho da Guarda, designadamente, no âmbito de um território em situação de vulnerabilidade social, em crescente despovoamento e com uma população cada vez mais envelhecida, de forma a mitigar, prevenir e corrigir as assimetrias existentes.População considerada: 40.218 vs População abrangida: 6.446População idosa: 1.088 (vivem sós)Dos 1.088 idosos, 208 (vivem sós e isolados)Idosos dependentes: 3.723RSI: 1.051PSI: 584A recolha de informação foi efetuada, numa primeira fase, através de inquéritos online realizados faseadamente, tendo as entidades, de acordo com o respetivo conhecimento do território e âmbito de atuação, sinalizado os grupos temáticos. Posteriormente, numa segunda fase, através das direções, dos profissionais e das entidades, foram identificadas as áreas prioritárias de intervenção e os principais problemas do território.Deste modo foi possível obter uma informação detalhada, produzida localmente e de acordo com a realidade social, que não se encontra disponível nos dados oficiais, como por exemplo nos CENSOS. Neste contexto, as Equipas do Radar Social poderão dar um contributo decisivo para um efetivo conhecimento dos territórios, articulando-se para o efeito com todas as instituições, agentes locais e técnicos, possibilitando implementar ações conducentes a uma efetiva e eficaz intervenção. Face aos destinatários, público-alvo - pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões e de acordo com os vários Eixos de Intervenção, áreas de atuação e grupos temáticos, encontram-se em concordância os considerados na auscultação ao CLAS com os identificados no Radar Social. COMUNIDADE E DESENVOLVIMENTO LOCAL: Potenciar o desenvolvimento concelhio no diversificar e inovar de medidas/estratégias e respostas apropriadas aos diferentes contextos comunitários. MIGRANTES, REFUGIADOS E MINORIAS - Dinamizar uma abrangência multidimensional na integração Social e Comunitária de Migrantes, Refugiados e Minorias junto da população concelhia. CRIANÇAS E JOVENS - Garantir uma intervenção territorial concertada no âmbito da Infância, Juventude e de suporte à Família. SAÚDE - Definir uma estratégia concelhia no âmbito da promoção da saúde e da prevenção de doenças, através da informação dos recursos, da capacitação da população e da acessibilidade aos serviços de saúde. DEFICIÊNCIA e INCLUSÃO - Promover a plena e efetiva inclusão na sociedade, através da informação aos agregados e indivíduos com deficiência/incapacidade dos recursos nos diferentes domínios, para condições de igualdade, autonomia e qualidade de vida das Pessoas com deficiência e/ou incapacidades. ENVELHECIMENTO - Contribuir para uma intervenção territorial articulada e concertada no âmbito do envelhecimento, e qualidade de vida adequada às necessidades das pessoas idosas.POBREZA e EXCLUSÃO SOCIAL - Concertar ações locais de conhecimento e intervenção que possam mitigar as desigualdades e garantir as condições de vida dignas das pessoas em situação de vulnerabilidade social, assim como, promover o acesso à habitação condigna e resposta cabal às necessidades habitacionais do concelho.Os processos de territorialização da pobreza e de exclusão social levam à necessidade de assegurar uma maior capacidade de intervenção das entidades nestes contextos, reforçando a inevitabilidade de se continuarem a criar condições, através de um acompanhamento de proximidade, que possibilitem uma intervenção e resolução em tempo útil, de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade e em risco de pobreza e exclusão social, redirecionando a intervenção social para o desenvolvimento de ações locais que contribuam para a efetiva criação de territórios inclusivos e permitam contribuir para um eficaz Desenvolvimento e Coesão Social do Concelho da Guarda.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

85,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

243,97 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 41,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Guarda 243,97 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024