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Project sheet

Name

na

Total project amount

167,42 thousand €

Amount paid

66,83 thousand €

Non-refundable funding

167,42 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000234

Summary

Tendo em atenção a síntese do Diagnóstico Social apresentada, entende-se pertinente a existência do Projeto Radar Social, no território de Alcanena, marcado por algumas problemáticas sociais que necessitam de ser analisadas, identificadas e devidamente encaminhadas de forma a construirmos um território mais inclusivo e coeso. Para tal, é essencial a existência de uma equipa técnica, no terreno que atue na proximidade, que vá ao encontro das pessoas, dos seus problemas e das suas necessidades. Com um diagnóstico social à comunidade como um todo, com o qual se poderá “retratar” a realidade social de um concelho, acredita-se assim que este projeto piloto em Alcanena terá um enorme potencial para apoiar e planear novas estratégias de atuação no campo social. Olhando para as necessidades e as potencialidades existentes na comunidade, mapeando o território em busca de respostas às necessidades verificadas, sendo assim um trabalho em duas frentes contiguas, às necessidade/problemas e às potencialidades/soluções. Não obstante a evidente necessidade de atualização dos instrumentos de diagnóstico e planeamento, entende-se que, não desconsiderando todas as áreas de intervenção, destacamos como oportunidade de intervenção do “Radar Social” ações/programas no âmbito da violência doméstica; da supervisão parental a crianças e jovens bem como da gestão familiar; da problemática da saúde mental; da adequação da habitação aos agregados familiares mais vulneráveis e também no âmbito da intervenção junto da população migrante. O “Radar Social” poderá ser a ponte para chegar as pequenas localidades e aldeias e realizar atendimento e diagnóstico social descentralizado, permitindo, assim, a implementação de ações mais adequadas e eficazes. Temos uma comunidade em rápida mutação: se por um lado, somos um município cada vez mais envelhecido e por isso assolado pelos problemas sociais associados ao envelhecimento, somos também um concelho que se encontra a acolher muitos migrantes. Assim, se por um lado temos de idealizar novas respostas para apoiar devidamente as necessidades do mais idosos, temos também que encontrar formas e estratégias, de receber e acolher aqueles que no nosso concelho escolhem (re)construir a sua vida ao par da necessidade de definir estratégias que contribuam para o equilíbrio socioeconómico de agregados familiares vulnerais em especial os que tenham crianças e jovens. Objetivos Gerais: • Atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social; • Mapear os recursos, regionais e locais; • Desenvolver um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais; • Ativação das respostas e otimização dos recursos; • Criar condições de proximidade para a resolução de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade social, e em risco de pobreza e exclusão social, • Desenvolvimento de territórios inclusivos; • Definir com coerência e articulação, as situações que requerem a realização de diagnósticos sociais locais interpretativos da realidade social; • Apoio técnico aos órgãos municipais e intermunicipais para lançamento dos instrumentos estratégicos e de planeamento;

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

60,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

167,42 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 39,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Alcanena 167,42 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024