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Project sheet

Name

na

Total project amount

169,3 thousand €

Amount paid

68,7 thousand €

Non-refundable funding

169,3 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000232

Summary

O Município de Celorico da Beira desde sempre se preocupou e realizou um serviço de atendimento, acompanhamento e encaminhamento de proximidade, muitas das vezes em contexto domiciliário, adotando uma estratégia consistente em torno dos seus munícipes, sendo o seu compromisso com estes, promover o seu bem-estar, a sua integração e inclusão, fatores que têm pautado a sua atuação. A identificação da pobreza, adquiriu uma nova importância, visível pela multiplicidade de políticas e de metodologias de intervenção inovadoras e que analisam o problema numa abordagem holística. Nessa linha de pensamento, o município reflete os agregados e as suas necessidades nas várias perspetivas, tais como económica, habitacional, educacional, profissional, etc. No âmbito da presente operação, pretende-se assim constituir uma equipa com conhecimento e experiência do território e das dinâmicas sociais, nomeadamente com grupos, famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade. Esta equipa será composta por dois recursos humanos das áreas de gestão e educação de infância, a tempo inteiro, e um recurso humano da área de contabilidade, afeto a 50%. O município de Celorico da Beira possui duas técnicas que pretende integrar neste programa, pelas suas competências e pelo conhecimento do território e da localização das pessoas com quem trabalham. Uma das técnicas possui uma pós-graduação em gestão, já colaborou numa IPSS e já foi técnica de um GIP, coordenado pelo IEFP, IP, ao longo de 10 anos. Enquanto técnica do município, há dois anos, colaborou na atualização do diagnóstico social, e implementou e acompanhou um programa que o município tem realizado, que visa o acompanhamento dos cuidadores informais, por se ter considerado, uma franja da população, sem qualquer proteção. Realizou ainda o levantamento das pessoas com deficiência e incapacidade do concelho, orientando os mesmos, para soluções que visam a integração formativa e laboral. Nesta resposta foram ainda disseminados programas que visam uma maior proteção social e qualidade de vida destas pessoas e por conseguinte dos seus familiares. A outra técnica é licenciada, nas ciências sociais, educação de infância, contudo é conhecedora do território e das fragilidades familiares, bem como da sua tipologia, uma vez que foi técnica da RLIS, de 2018 a 2020 e do SAAAS de 2021 a 2022, atualmente técnica do município, e continua a colaborar com o gabinete de ação social, auxiliando as famílias mais desfavorecidas, reencaminhando-as para soluções que visam o seu bem-estar. Tem a seu cargo a realização das diligências que promovem o bem-estar habitacional, identificando as carências existentes nesta área, e tem auxiliado os migrantes, dando conta das diligências administrativas necessárias para a regularização dos mesmos, e a encontrarem também eles habitação. Face ao exposto, serão as técnicas ideais, uma vez que se trata de um território de baixa densidade populacional, maioritariamente envelhecido, e cuja alteração de técnicos poderá colocar em causa a realização das ações, ou a confidencialidade. Reconhecemos que implementam e acompanham projetos e ações muito desafiantes, mas também muito enriquecedoras, através das quais puderam desenvolver competências, aplicando outras, obtidas através de experiências profissionais diversificadas e mais abrangentes, conseguindo dar resposta às questões, advindas das necessidades dos munícipes. Estas técnicas possuem o conhecimento necessário para a georreferenciação das pessoas e famílias com estas características. O conhecimento e a empatia que possuem com a população, maioritariamente idosa, ajudará no cumprimento das ações, e manifestamente ajudará a manter a continuidade do trabalho realizado de forma individualizado. Este conhecimento ajudou-nos a entender que a erradicação da pobreza não é trabalho só de alguns, mas que está ao alcance de todos e que todos têm um papel a desempenhar. Só trabalhando em rede, com o envolvimento dos parceiros, se conseguirá concretizar os objetivos, com maior eficácia e eficiência, criando uma cultura da solidariedade, da cidadania ativa e da transformação social. Para além das funções de coordenação do projeto e técnico superior será necessário o apoio por parte de um técnico na área da contabilidade para apoiar na execução do investimento, nomeadamente das remunerações, dos encargos gerais e da aquisição de bens. Adicionalmente, será este o técnico responsável pela articulação com a AG e submissão de despesas no âmbito do projeto. Esta oportunidade reveste-se de grande importância já que somos um concelho de interior pautado pelo crescente envelhecimento e despovoamento. Assim, ao conhecer de forma multidimensional a realidade concelhia, estar-se-á a traçar de forma criteriosa, integrada e sistematizada, os eixos e linhas orientadoras do desenvolvimento social sustentável do concelho de Celorico da Beira.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

169,3 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 40,6 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Celorico da Beira 169,3 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024