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Project sheet

Name

na

Total project amount

165,78 thousand €

Amount paid

63,59 thousand €

Non-refundable funding

165,78 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000226

Summary

Sernancelhe é um território com 58,7% da sua população em idade ativa, mas sobressai o envelhecimento da sua população, pois 32% tem 65 ou mais anos, o que culmina em 347 pessoas idosas por cada 100 jovens. Os dados respeitantes ao envelhecimento tornam-se gravosos, quando aliados ao número de pessoas existentes por km², que neste caso trata-se de 24,9 pessoas e assim, indicia um maior risco de isolamento geográfico nesta franja da população. Por outro lado, 295 pessoas deste concelho não sabem ler nem escrever e também sabemos que esta condição aumenta o risco de fragilidade. O concelho tem, ainda, 60,6% da sua população com 15 ou mais anos inativa e a literatura também esclarece que a condição perante o trabalho é um fator importante de diferenciação no que respeita ao risco de pobreza. Clarificados alguns dados sociodemográficos de Sernancelhe, podemos afirmar que estes espelham as tendências territoriais e sociais, que de forma geral, se mantêm e acompanham a realidade nacional e europeia. No entanto, numa ótica de avaliação de impacto e de melhoria contínua, bem como de trabalho de proximidade, de parceria e de cooperação importa mantê-los atualizados e refletidos nos instrumentos estratégicos e de planeamento, pois só assim se potencia a Rede Social. Também é certo que se dispõem de diferentes Instituições, Entidades, Associações, serviços e respostas no concelho, ainda assim são insuficientes para acompanhar a dinâmica social e dar resposta aos desafios demográficos, pelo que além de urgir inovar este setor, também importa potenciar o trabalho já existente e por vezes, disperso, duplicado e distante de uma lógica de governação integrada. Desta forma, o Radar Social permitirá congregar a informação social e sociofamiliar de todas as pessoas e/ou famílias em situação de vulnerabilidade social, com recurso ao sistema de georreferenciação, que irá alavancar as diferentes respostas existentes, através do seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, viabilizando, ainda, uma intervenção social emergencial efetiva. Além de que, este mapeamento preconizado no Radar Social irá culminar num diagnóstico mais fidedigno, bem como na reflexão e na criação conjunta de estratégias e soluções mais ajustadas à realidade e que podem significar um verdadeiro retorno para os seus beneficiários, designadamente pessoas e/ou famílias em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões. Assim, este feito proporcionará a reafirmação da Rede Social no território, mas primordialmente beneficiará as pessoas, as famílias e a comunidade, através do usufruto de uma rede comunitária de coesão social. Assim, conclui-se que a operação à qual apresentamos a presente candidatura é a oportunidade de unir esforços, por parte da Autarquia, entidades públicas, instituições e outros agentes para prevenir e erradicar as situações de pobreza do território de Sernancelhe, através da sinalização constante e encaminhamento, garantindo o acompanhamento e a disponibilização de soluções efetivas para as situações sociais, não descurando a retenção de conhecimento para delinear medidas futuras que tornarão este território mais inclusivo.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

165,78 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38,4 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sernancelhe 165,78 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024