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Project sheet

Name

na

Total project amount

123,95 thousand €

Amount paid

48,1 thousand €

Non-refundable funding

123,95 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000220

Summary

Após a pandemia mundial de COVID 19, Portugal está a ultrapassar um contexto económico, social e político complexo que se reflete na realidade local. Ao impacto económico e social desta pandemia associam-se outras dinâmicas e alterações como os elevados níveis de inflação, consequência da Guerra na Ucrânia que, por sua vez, causam incerteza social, instabilidade financeira e sobrecarga nas despesas para suprimir as necessidades básicas, a crise habitacional com as elevadas taxas de juro e rendas, entre outras condições desfavoráveis que têm vindo a interferir nas condições de vida dos agregados familiares, quer dos que se encontram em situação de vulnerabilidade económica, quer nos grupos populacionais com rendimentos ligeiramente acima do limiar de pobreza que têm visto o seu poder de compra diminuir, sentindo mais dificuldade em fazer face às suas despesas. A implementação da medida Radar Social tem como objetivo aprofundar o conhecimento e identificação destas situações, e viabilizar a ativação de respostas e otimização de recursos para reforçar a eficácia e eficiência da ação das entidades locais e capacitar o território. Pretende-se, assim, através da constituição de uma equipa técnica multidisciplinar, contribuir para a concretização do diagnóstico social, da georreferenciação social e da capacitação dos territórios. Esta equipa que terá um importante contributo na construção, atualização, enriquecimento e conhecimento sobre o território de forma a beneficiar indivíduos e respetivos agregados familiares em situação de vulnerabilidade, pobreza e isolamento social. A pobreza, a exclusão e as vulnerabilidades sociais são passíveis de ser identificadas em termos grupos sociais com determinadas caraterísticas, não obstante, tem-se verificado que este fenómeno tem vindo a estender-se a grupos tradicionalmente não pobres, pelo que se pretende também identificar novos problemas sociais decorrentes do agravamento das condições de vida geradas pela conjuntura atual. Quando se trata de fenómenos sociais como os referidos, uma ação multidisciplinar e com especial incidência junto dos grupos e territórios mais vulneráveis, possibilita a convergência dos diferentes recursos locais na solução dos problemas existentes, que remetem para causalidades complexas e obrigam a respostas integradas. Com o enfoque no trabalho em parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas, em articulação com a Rede Social Local, prevê-se identificar e planear medidas de minimização destes no concelho. Pretende-se desenvolver uma ação concertada e coletivamente assumida que permita alcançar soluções para a melhoria das condições de vida dos indivíduos mais vulneráveis, através da rentabilização de recursos. A equipa será responsável pela construção dos instrumentos de planeamento estratégico, contribuindo para a elaboração da carta social municipal, incluindo o mapeamento de respostas existentes ao nível dos equipamentos sociais, que converge com o quadro das transferências de competências das autarquias locais e para as entidades intermunicipais em matéria de ação social (Dec-Lei 55/2020 de 12/08). Prevê-se ainda reforçar e dar continuidade ao apoio a famílias em situação de pobreza e de exclusão social, possibilitando apoiar no desenvolvimento de estratégias de comunicação e de divulgação sobre os apoios existentes no concelho. A Equipa deverá integrar os diferentes grupos de trabalho constituídos no âmbito do CLAS, de forma a articular com as várias entidades e equipas no domínio da Ação Social, como com outras entidades do tecido social. Através da análise de potenciais destinatários do projeto identificaram-se um total aproximado de 700 agregados familiares, que representam perto de 1100 indivíduos em situação de vulnerabilidade associada à pobreza e/ou ao isolamento social, pese embora se estime um número superior, na medida em que a implementação do projeto permitirá identificar novas situações. Este levantamento contemplou as famílias beneficiárias da prestação do RSI, bem como os residentes em Habitação Social e os beneficiários de outras medidas de apoio habitacional. Ao nível dos idosos estão incluídos os casos sinalizados pelo Grupo de intervenção Sénior (grupo de trabalho constituído em sede de CLAS) e os idosos residentes na zona serrana do concelho, em situação de isolamento social. No que respeita às crianças e jovens estão identificados os processos em acompanhamento pela CPCJ e aqueles que integram a resposta do projeto “Jovens Seguros, Famílias Felizes”, no âmbito do Contrato Local de Segurança. Consideraram-se ainda todos os agregados familiares que beneficiam de apoio e/ou acompanhamento por parte do Serviço de Ação Social do Município, no qual se incluem os beneficiários de apoio alimentar, os acompanhamentos em situação de toxicodependência, as pessoas com deficiência acompanhadas pelo Balcão da Inclusão e os processos ativos do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social(SAAS).

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

75,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

123,95 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38,8 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • São Brás de Alportel 123,95 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024