PRR Project
na
Project sheet
Name
naTotal project amount
153,43 thousand €Amount paid
58,32 thousand €Non-refundable funding
153,43 thousand €Loan funding
0 €Start date
02.01.2024Expected end date
31.03.2026Dimension
ResilienceComponent
Social InterventionInvestment
New Generation of Equipment and Social InterventionOperation code
07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000216Summary
Torre de Moncorvo tem assistido a uma redução do número de habitantes, comparando os dados dos Censos 2011 e 2021, o que representa uma perda de 1 746 pessoas.Esta variação negativa é também verificada no número de pessoas com 65 ou mais anos, no entanto tendo em conta a reduzida taxa de natalidade verifica-se um índice de envelhecimento crescente que, segundo os Censos 2021, temos 513 pessoas idosas por cada 100 jovens.A par disto, destaca-se a população inativa em % da residente que totaliza 60,9% e aumentou ao longo dos anos, esta condição perante o trabalho é um fator importante de diferenciação no que respeita ao risco de pobreza. E, ainda, importa atentar que 437 habitantes de Torre de Moncorvo não sabem ler e escrever, pois sabemos que esta condição aumenta o risco de fragilidade.Assim, clarificados alguns dados sociodemográficos de Torre de Moncorvo, podemos afirmar que estes espelham as tendências territoriais e sociais, que de forma geral, se mantêm e acompanham a realidade nacional e europeia. No entanto, a realidade em que estamos inseridos e a sociedade que integramos caracterizam-se, cada vez mais, pela sua constante e rápida mutação, acabando por favorecer o aparecimento de novos problemas sociais e consequentemente a necessidade de adequar as respostas existentes, em especial depois da Pandemia COVID-19. Isto impõe a atualização constante, dentro dos parâmetros decretados, de instrumentos de planeamento que posteriormente permitam definir e priorizar necessidades de intervenção, capazes de proporcionar um conhecimento aprofundado, dinâmico e articulado da realidade do território concelhio. Tendo presente que o atual Diagnóstico Social com período de vigência previsto para findar em 2021, foi prorrogado e por isso, ainda, se encontra em vigor, importa alavancar todo o processo metodológico em que assenta a lógica de funcionamento da Rede Social, determinando a atualização do Diagnóstico Social de Torre de Moncorvo.Desta forma, o Radar Social beneficiará a atualização do Diagnóstico Social, pois acarretará maior fidedignidade a este instrumento e esta equipa com um conhecimento privilegiado da comunidade também irá impulsionar a reflexão e criação conjunta de estratégias e soluções mais ajustadas às pessoas e/ou famílias em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.A possibilidade de congregar a informação social e sociofamiliar de todas as pessoas e/ou famílias em situação de vulnerabilidade social, com recurso ao sistema de georreferenciação, alavancará as diferentes respostas existentes, através do seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, viabilizando, ainda, uma intervenção social emergencial efetiva. Esta dinâmica minimizará o trabalho disperso, duplicado e, por vezes, distante das reais necessidades e potencialidades, bem como de uma lógica de governação integrada, o que não otimiza a rede comunitária de coesão social.Assim, o Radar Social proporcionará a reafirmação da Rede Social no território, mas primordialmente beneficiará as pessoas, as famílias e a comunidade, pois representa a oportunidade de unir esforços, por parte da Autarquia, entidades públicas, instituições e outros agentes para prevenir e erradicar as situações de pobreza do território de Torre de Moncorvo, através da sinalização constante e encaminhamento, garantindo o acompanhamento e a disponibilização de soluções efetivas para as situações sociais.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
153,43 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 38 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Torre de Moncorvo 153,43 thousand € ,