PRR Project
na
Project sheet
Name
naTotal project amount
141,69 thousand €Amount paid
56,57 thousand €Non-refundable funding
141,69 thousand €Loan funding
0 €Start date
02.01.2024Expected end date
31.03.2026Dimension
ResilienceComponent
Social InterventionInvestment
New Generation of Equipment and Social InterventionOperation code
07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000201Summary
A Rede Social pretendeu, aquando da sua criação, atingir como resultados principais a adaptação e articulação das políticas e medidas sociais nacionais aos problemas e necessidades locais. Ainda, aumentar a capacidade de identificação e resolução de problemas individuais, dando respostas concretas a necessidades específicas e transformar o funcionamento das instituições locais, no sentido de permitir uma maior abertura às outras entidades e à população. Produzir e atualizar informação acerca da realidade local, bem como a sua divulgação de forma clara a todas as entidades interessadas e, por fim, aumentar a participação das pessoas que beneficiam dos programas e projetos de intervenção social, envolvendo-as no seu próprio projeto de vida. A maioria destes objetivos foram atingidos e, no decorrer das últimas duas décadas, foram surgindo novos problemas, novos desafios, novas formas de articulação entre instituições e também novas formas e perspetivas de encarar as diferentes realidades. A REDE SOCIAL foi e é um modelo de organização e de trabalho articulado e de parceria, tendo por base uma metodologia de análise conjunta dos problemas e da rentabilização dos recursos existentes, que pretende cumprir o objetivo do desenvolvimento social integrado, participado e sustentado dos territórios.Com os problemas que resultaram da crise provocada pela doença COVID-19 e pela recente guerra na Ucrânia e outros conflitos, o mundo vê-se a braços com desafios complexos e, dentro de portas, foi necessário pensar noutro modelo de governação que desse continuidade à Redes Sociais, impulsionando o trabalho desenvolvido pelos CLAS mas sem esquecer o grande objetivo: Diminuir e/ou atenuar as situações de vulnerabilidade, pobreza , isolamento e exclusão social. Para tal, foi necessário que se planeasse um conjunto de reformas e de investimentos emergentes para atenuar o impacto económico e social provocado pelas crises mencionadas que contribuiu para o agravamento das condições de vida das pessoas e das famílias, pelo que se desenhou a medida Radar Social, que se consubstancia na criação de 278 equipas técnicas multidisciplinares para implementação de projetos piloto. Neste contexto, o Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais, e pretende implementar um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrado numa perspetiva do desenvolvimento local. Os processos de territorialização da pobreza e de exclusão social nos territórios e a necessidade de assegurar uma maior capacidade de intervenção das entidades nestes contextos, tem reforçado a necessidade de se criarem condições de proximidade para a resolução de problemas sociais que atingemas populações em situação de vulnerabilidade social, e em risco de pobreza e exclusão social, redirecionando a intervenção social local para o desenvolvimento de territórios inclusivos pelo que importa definir com coerência e articulação, as situações que requerem a realização de diagnósticos sociais locais interpretativos da realidade social, e, nesta medida, as Equipas do Radar Social, poderão dar um contributo decisivo para a construção, atualização e o enriquecimento desse conhecimento sobre os territórios. Entre outros aspetos, importa priorizar as diferentes etapas, para benefício das pessoas e famílias, das comunidades e dos territórios através de instrumentos estratégicos e de planeamento, designadamente, das cartas sociais municipais e supramunicipais, bem como a sua permanente divulgação, que vão requerer um forte investimento nas Redes Sociais. É, neste contexto, que as equipas do Radar Social, irão desenvolver também a sua atividade, designadamente reafirmando nos territórios o papel das Redes Sociais e a importância dos mecanismos de atualização periódica dos instrumentos de planeamento. Através da medida do Radar Social será implementado, de forma experimental, um sistema de georreferenciação social de ampla abrangência, cujos destinatários são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
141,69 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 39,9 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Ponte da Barca 141,69 thousand € ,