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Project sheet

Name

na

Total project amount

169,29 thousand €

Amount paid

65,43 thousand €

Non-refundable funding

169,29 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000188

Summary

A implementação da medida Radar Social em muito irá contribuir para a melhoria do trabalho social no município de Sabrosa e consequentemente para uma intervenção holística junto das famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social. Numa lógica de complementaridade com o trabalho já desenvolvido pela Rede Social concelhia, pretende-se enriquecer o diagnóstico social mais lato do território, com um diagnóstico mais minucioso e que espelhe as reais necessidades coletivas e individuais dos públicos vulneráveis e que servirá de ponto de partida para a criação/atualização dos instrumentos de planeamento: Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Carta Social Municipal. O diagnóstico social mais abrangente elaborado no âmbito da rede social, com a identificação dos problemas e problemáticas, será complementado pelo diagnóstico que a medida radar social permitirá: um diagnóstico mais aprofundado desses problemas e problemáticas, que através do sistema integrado de georreferenciação social identificará as vulnerabilidades de cada família. A medida Radar Social no município de Sabrosa terá como Objetivo geral: Desenvolver estratégias de planeamento e intervenção social, que permitam um trabalho personalizado, holístico e sistémico junto das famílias do Município, tendo por base um diagnóstico aprofundado que identifique, caracterize e mapeie as concentrações das diversas vulnerabilidades, por forma a que, com base nos princípios do trabalho em parceria: concertação, articulação e partilha de informação entre os diversos agentes interventores, se adequem as respostas aos recursos, necessidades e problemas aferidos. Adotando a metodologia de elaboração dos instrumentos de planeamento da rede social, será objetivo do Projeto a atualização destes mesmos instrumentos onde serão vertidas as atividades a desenvolver no âmbito da Medida Radar Social. Cumprindo as fases de intervenção estipuladas para aquela Medida, os técnicos a integrar a equipa do projeto, terão acesso aos instrumentos de planeamento da rede social e ao trabalho que tem vindo a ser elaborado de atualização desses instrumentos, nomeadamente o Diagnóstico Social. Sob o mote RECOLHER PARA CONHECER foram recolhidos dados (documentais, estatísticos e pelas entidades), que permitiram a caracterização do concelho nas suas diversas áreas (demografia, habitação, educação, ação social, emprego…), estando em fase de conclusão o Pré-Diagnóstico Social do Município. Em simultâneo, sob o mote CONHECER PARA IDENTIFICAR E PLANEAR foram identificados, priorizados e caracterizados os problemas e problemáticas do Município, quer pelos parceiros que constituem o CLAS de Sabrosa, quer pela população do Município que, em 19 espaços de participação dinamizados pelas freguesias puderam pronunciar-se relativamente à perceção das suas necessidades, soluções e respostas existentes, que permitam melhorar a sua qualidade de vida. Foram ainda ouvidos os jovens estudantes do ensino secundário no município. O Diagnóstico Social, cuja compilação está a ser trabalhada para posterior aprovação do CLAS Sabrosa, pretende ser um documento que retrata a realidade concelhia e seja facilitador do planeamento estratégico na área social. Servirá de ponto de partida para a elaboração do PDS concelhio e dos respetivos Planos de Ação, numa lógica de PLANEAR PARA AGIR. Pretende-se com o Radar Social contributos na finalização do Diagnóstico Social e na atualização do PDS, operacionalizando-se este último no respetivo Plano de Ação, a criar com base nas atividades propostas no anexo IV do aviso n.º 07/C03-i01/2023_ RE-C03-i01.m03, que deu origem a esta candidatura. Por outro lado, aliar o trabalho social às novas tecnologias é uma mais valia, que irá permitir aumentar níveis de partilha, melhorar procedimentos e uma maior rapidez na ação e consequentemente na resolução dos problemas. Com o sistema de georreferenciação, das famílias e respetivas vulnerabilidades e dos recursos e respostas existentes, será possível conhecer as famílias nas suas multiproblemáticas, mapear os problemas sociais, saber localizá-los no território e perceber a dinâmica da maior concentração de determinadas problemáticas. Permitirá uma maior eficácia nas intervenções dos vários intervenientes sociais possibilitando que as equipas: SAAS, RSI, CPCJ, GIP e agora do Radar Social, se articulem, partilhem informação e planeiem uma intervenção concertada, evitando a duplicação e garantindo a intervenção mínima junto das famílias. Todo este trabalho será acompanhado pelas entidades que constituem o CLAS da rede social concelhia e serão também elas recursos no âmbito do Plano de Ação do Radar Social. Um Plano para as famílias, e acima de tudo, um Plano das famílias, planeado também com o seu contributo, fazendo-as sentir parte integrante de todo o processo. Que este projeto seja o GPS que indique aos técnicos o caminho a seguir no trabalho com as famílias, para que estas cheguem ao seu destino, sem grandes desvios

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

70,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

169,29 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38,6 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sabrosa 169,29 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024