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Project sheet

Name

na

Total project amount

251,78 thousand €

Amount paid

95,75 thousand €

Non-refundable funding

251,78 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000187

Summary

De acordo com o diagnóstico social, o concelho de Loulé demonstra uma dinâmica de desenvolvimento social e económico estável com índices comparativos favoráveis na região e no país. Mas os indicadores de risco diagnosticados apontam para tensões e fatores de exclusão social acentuada em áreas bem determinadas e com especificidades próprias do concelho. A configuração do território concelhio assenta numa diversidade extrema que abrange a serra como território de grande ruralidade, entre o barrocal território híbrido e intermédio e a faixa litoral híper urbanizada, ponto forte do concelho pela oportunidade de criar sinergias virtuosas entre estas diferentes tipologias. Mas coloca também o desafio de criar um espaço territorial homogéneo, de oportunidades de inclusão e integração social. O envelhecimento demográfico associado à diferenciação da dinâmica económica no espaço urbano litoral/rural interior gerou um concelho social, demográfica e economicamente desigual e assimetricamente polarizado. Tal como referenciado no diagnóstico social existem no concelho vulnerabilidades sociais associadas aos comportamentos de risco, às dependências, às barreiras culturais associadas ou não às minorias e a franjas sociais específicas, aos grupos em situação de precariedade, com necessidades específicas associadas ao envelhecimento e à fragilização das condições institucionais promotoras da saúde. Estas assimetrias sociais localizam-se no espaço físico em áreas litorais como a freguesia de Quarteira, nas freguesias da serra e em bolsas nas freguesias urbanas, localizam-se também no espaço geracional em relação aos idosos e aos jovens e no espaço das competências ou recursos pessoais ou sociais que definem o capital social de inclusão. No atual contexto global em que os riscos de rutura e fragmentação dos equilíbrios sociais se evidenciam na desigualdade e na exclusão crescente, transversal a todos os grupos e gerações, a coesão social é o fator crítico para o desenvolvimento e sustentabilidade do território. Tal como indicado no diagnóstico existem, identificadas no concelho, problemáticas sociais geradoras de risco na estrutura de coesão social. Estes riscos são atribuíveis, em parte, a dinâmicas demográficas como o envelhecimento e a longevidade ativa mas também aos comportamentos de risco com dependências associadas, a práticas sociais como a parentalidade de risco, a dificuldades de inserção pelos migrantes e, em termos gerais, às vulnerabilidades estruturais em grupos e indivíduos que não estando em plena exclusão demonstram fragilidades internas e externas no pleno exercício da cidadania. A estratégia inclusiva neste domínio deverá mobilizar os recursos da comunidade na construção de percursos de afirmação das capacidades e competências de cidadania e participação comunitária (envelhecimento ativo), na vivência da identidade própria e auto organização para a inclusão (migrantes), da interiorização de modelos comportamentais positivos e enriquecedores (parentalidade e comportamentos de risco nos jovens) e, de modo geral, de uma cidadania mais ativa e participativa na criação de reais oportunidades de inclusão. A construção de um território socialmente homogéneo com dinâmicas sociais e económicas complementares e integradas é um dos principais fatores da estratégia inclusiva a considerar no Plano de Desenvolvimento Social. A sazonalidade enquanto característica da atividade económica do concelho é um outro fator crítico na construção da coesão social do concelho. Por outro lado, o concelho de Loulé é um território de atratividade demográfica (aumento consistente e acentuado da população residente) com elevada mobilidade e aberto aos fluxos migratórios que procuram as oportunidades de emprego disponíveis. A grande mobilidade da população no concelho de Loulé, de acordo com a sazonalidade do turismo e a precariedade dos laços sociais e familiares que daí decorre acentua um outro fator chave de coesão que é o da integração sócio económica e inclusão social desta população migrante. Um dos grandes pilares do projeto Radar Social de Loulé assenta do desenvolvimento de um modelo de intervenção comunitária e de desenvolvimento local, baseado na investigação-ação participativa com o objetivo de referenciar e (re)conhecer os problemas de pobreza e exclusão social, visando através de um trabalho em rede colaborativa, a construção de um concelho inclusivo. O Projeto Radar Social de Loulé pretende identificar as famílias e pessoas que se encontrem numa situação socialmente vulnerável, tendo em conta as suas expetativas, privações e potencialidades, com vista a construir sistemas de base comunitária de intervenção. Poderá constituir-se como uma oportunidade de diagnóstico para novas problemáticas, que poderão não estar a ser referenciadas na rede de recursos e respostas existentes.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

251,78 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Loulé 251,78 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024