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Project sheet

Name

na

Total project amount

155,04 thousand €

Amount paid

59,21 thousand €

Non-refundable funding

155,04 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000167

Summary

A criação de uma equipa tendo em vista a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social revela-se de uma importância e necessidade extremas, tendo em conta as novas competências da Ação Social assumidas pelos municípios, convertendo necessariamente os recursos humanos e as suas atribuições, no sentido da diminuição de disponibilidade para as tarefas de coordenação até então desenvolvidas. Na mesma linha, a necessária georreferenciação dos recursos disponíveis localmente, pressupõe uma disponibilidade humana e logística que o Programa Radar Social pode transmitir, em articulação com a Carta Social cuja elaboração se encontra intimamente ligada e dependente da complementaridade de esforços que este programa pode fornecer. Assim sendo, o Município de Sátão assume a premência da aceitação da sua candidatura ao Programa Radar Social, alocando ao mesmo uma reconfiguração do seu Mapa de Pessoal, no sentido de conseguir dar cumprimento aos objetivos do Programa e do próprio município: a) Desenvolver um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de reconhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais; b) Implementar um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos; c) Aumentar a eficácia da ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada, numa perspetiva do desenvolvimento local; d) Cimentar o reconhecimento da existência de múltiplas redes de solidariedade locais, organizando um trabalho articulado e de parceria, tendo por base uma metodologia de análise conjunta dos problemas e da rentabilização dos recursos existentes; e) Fomentar o desenvolvimento social, integrado, participado e sustentado dos territórios; f) Reconhecer as mudanças e as diferentes dinâmicas impulsionadas nos territórios pelo Programa da Rede Social e o papel de dinamização conferido aos Municípios no quadro atual de transferência de competências, ao nível da ação social; g) Assegurar uma maior capacidade de intervenção das entidades nestes contextos, reforçando a necessidade de se criarem condições de proximidade para a resolução de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade social, e em risco de pobreza e exclusão social; h) Redirecionar a intervenção social local para o desenvolvimento de territórios inclusivos; i) Definir com coerência e articulação, as situações que requerem a realização de diagnósticos sociais locais interpretativos da realidade social; j) Construir, atualizar e enriquecer o conhecimento sobre os territórios; k) Priorizar as diferentes etapas, para benefício das pessoas e famílias, das comunidades e dos territórios; m) Planeamento e implementação, dos instrumentos estratégicos e de planeamento, designadamente, das cartas sociais municipais, bem como a sua permanente divulgação; n) Desenvolver a atividade de reafirmação nos territórios do papel das Redes Sociais e a importância dos mecanismos de atualização periódica dos instrumentos de planeamento; o) Implementar um sistema de georreferenciação social, cujos destinatários são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

155,04 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38,2 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Sátão 155,04 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024