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Project sheet

Name

na

Total project amount

318,7 thousand €

Amount paid

136,01 thousand €

Non-refundable funding

318,7 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000165

Summary

O Projeto Radar Social tem como principal objetivo o mapeamento e georreferenciação social da população do Município de Paços de Ferreira que se encontre em situação de vulnerabilidade social e em risco de pobreza e exclusão social. Pretendemos o desenvolvimento e operacionalização de um planeamento estratégico, tendo como base a concertação social no território com os diferentes parceiros da rede social, alinhando todos os seus serviços de forma a promovermos uma equidade social e respostas inovadoras que vão de encontro a cada um, promovendo uma politica de proximidade única. Pretendemos atuar em: - Famílias Multidesafiadas: Beneficiários de Rendimento Social de Inclusão; Situações de vulnerabilidade Familiar e Parentalidade de Risco; Saúde Mental; Comportamentos de Risco - Respostas Sociais para Grupos de Risco e Vulnerabilidades Sociais Prioritárias: Crianças e jovens em risco: Jovens NEET; Desemprego Jovem; Desempregados de Longa Duração Situação de Vulnerabilidade Social; Idosos com Demências e Problemas de Saúde Mental; Deficiência e Cuidadores; Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; Crianças e Jovens com Autismo; Migrantes e Minorias Culturais, idosos com mais de 65 anos que estejam em situação de isolamento/solidão Objetivos Gerais: Mapear e georreferenciar as privações, as expetativas e as potencialidades das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou idade avançada; Planear de forma sustentada a intervenção e as respostas a acionar em função dos perfis de cada pessoa e do seu contexto de vida; Promover respostas mais adequadas; Melhorar a qualidade dos serviços prestados, através de uma resposta de proximidade; Centralizar, partilhar e otimizar a gestão do diagnóstico, que fundamente as ações no território; Partilha da comunicação do processo para evitar a duplicação de apoios e melhorar otimizar a gestão dos recursos. Objetivos Específicos: Reorganizar e otimizar a rede de equipamentos e respostas, bem como implementar um modelo de intervenção comunitária e de desenvolvimento local, baseado numa abordagem à metodologia participativa, integrando todos os diversos agentes no Município que trabalham com a população alvo e com as suas famílias, na diversidade dos seus perfis sociais e etários; Integrar um conjunto de parceiros que acrescentam recursos e intervêm de forma comprometida, organizando por setores a diversidade de instituições em termos de conhecimento, de informação, de estratégia, de planeamento e de ação. Descrição das atividades FASE 1- Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação Durante a fase I, com a duração de 3 meses, serão atualizados os documentos de instrumento de planeamento da Rede Social - Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação, que incluíram as atividades a desenvolver no âmbito do Programa Radar Social, devidamente discriminadas, assim como mapear os recursos locais, em estreita articulação com a carta social municipal. Fase 2- Georreferenciação Social do Território e Execução do Plano de Ação O Projeto avançará para a Fase II, através da criação de uma plataforma digital, através da Implementação de um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que possibilitará uma maior articulação entre parceiros, como também favorecerá o rápido acesso e a centralização/otimização da informação. A Plataforma serve como facilitador da comunicação e a articulação com todos os sistemas de informação considerados relevantes, na medida em que a georreferenciação dos dados possibilitará identificar recursos de proximidade e permitirá editar, consultar, analisar, e exportar a informação, de acordo com os perfis de acesso de cada representante ou parceiro. A Plataforma Digital deverá identificar pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, assim como ser capaz de assumir o papel de elemento agregador dos levantamentos efetuados não só pelas equipas no terreno, mas também como por um conjunto de entidades parceiras em articulação com o Município, numa intervenção de proximidade tal Juntas de Freguesia IPSS´s, entre outros, que, conhecendo bem as suas comunidades, possam ajudar no reconhecimento deste grupo populacional; Parcerias: IEFP/GIP/CLDS, CLAS/Rede Social; Empresas locais; AEPF; ISCE Douro; Profisousa; Juntas de Freguesia; ACES/centro de saúde; GNR, Farmácias; Associações Desportivas Comissão Municipal de Proteção ao Idoso; Encaminhamento: Após a identificação por parte das equipas no terreno e/ou dos parceiros, os dados serão colocados na Plataforma Digital, passando-se ao processo de monitorização e avaliação com a realização telefonemas de despiste. Posteriormente, é realizada quando necessária uma visita ao domicílio do participante, no sentido de efetivar a avaliação e o eventual encaminhamento para os parceiros do Projeto;

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

60,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

318,7 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 42,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Paços de Ferreira 318,7 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024