Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

na

Total project amount

169,21 thousand €

Amount paid

63,92 thousand €

Non-refundable funding

169,21 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2024

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000161

Summary

O Radar Social é uma oportunidade para o Município, face às novas competências no domínio social, reforçar o seu trabalho de parceria e implementar, de forma integrada os seus instrumentos de gestão territorial que contribuam para a coesão territorial, condição para o seu desenvolvimento social. O Município implementou durante os últimos anos, no âmbito do Portugal 2020 e Alentejo 2030, instrumentos de planeamento, onde se destacam os PAICD (Plano de Ação Para as Comunidades Desfavorecidas) em todas as freguesias do Concelho, tendo como referência a transversalidade, relativamente aos objetivos dos CLDS e os Planos de Ação do CLAS. Tal permitiu a georreferenciação, com base em levantamentos efetuados, para atualização de dados da BGRI (2011) do INE, da caraterização socioeconómica das comunidades. Os domínios da habitação, isolamento e fragilidade socioeconómica foram identificados, necessitando de uma monitorização e avaliação, que permita a sua atualização e prevenção de situações de risco de exclusão. A problemática da inclusão da etnia que representa cerca de 10% da população, associada ao facto de residirem em alojamento não clássico, representa um desafio para o Município e as suas comunidades, contrariando conflitos sociais, com impacto em diferentes domínios das dinâmicas sociais, onde se destaca a Educação e Habitação. Pelo que, o facto de o Município ter elaborado a sua ELH (Estratégia Local de Habitação), bem como em parceria com a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) ter já aprovado a sua nova carta educativa, constituem uma oportunidade para uma nova fase de implementação integrada das orientações de políticas públicas de incidência local que correspondam aos objetivos identificadas no Radar Social, nomeadamente a implementação das cartas sociais municipais.Face ao exposto, o município propõe-se concluir até final de dezembro a revisão do PDS de 2006, com base na atualização do DS de 2023, bem como do respetivo plano de ação para o ano e 2024. Assim, estão reunidas as condições para em janeiro de 2024 se iniciar a segunda fase do radar social: GEORREFERENCIAÇÃO SOCIAL DOS TERRITÓRIOS E EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO. A equipa proposta corresponde à metodologia identificada na segunda fase do radar social, nomeadamente com:• “Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social • Promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades.• Executar o Plano de Ação identificado na Fase do projeto.Para a coordenação da equipa, considerando o domínio de intervenção o perfil definido é de Licenciatura em Serviço Social. Considerando a necessidade de multidisciplinaridade da equipa e a implementação de sistemas de georreferenciação, definiu-se como perfil técnico, a área de estatística e planeamento, a Licenciatura em Geografia, especialidade em planeamento regional e/ou gestão do território. Os técnicos irão ser contratados pelo município, constando seu mapa de pessoal e ficarão afetos a tempo inteiro ao Radar Social. O Objetivo Geral face à problemática identificada é o reforço da inclusão social no Concelho de Monforte, através da capacitação socioeconómica das suas comunidades e da sustentabilidade da sua rede de equipamentos e serviços sociais. Conclui-se que o sistema metodológico do Radar Social contribui para este objetivo, permitindo, com a sua constante monitorização e avaliação das atividades, no âmbito dos Planos de Ação, a adequação dos PDS, a fatores de risco perante contextos internos e externos de incerteza, antecipando a mudança, e promovendo a prospetiva no processo de planeamento.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

169,21 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 37,8 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Monforte 169,21 thousand € ,
Source EMRP
27.12.2024