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Project sheet

Name

na

Total project amount

224,43 thousand €

Amount paid

84,66 thousand €

Non-refundable funding

224,43 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000149

Summary

Este projeto piloto consiste num plano de intervenção comunitária e de desenvolvimento local baseado numa aproximação à metodologia de investigação-ação participativa que tem como objetivo central a prevenção, a promoção, o levantamento e o acompanhamento das pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, que estejam em contexto de isolamento social e de solidão não desejada, pois esta metodologia é a que melhor privilegia o bem estar, a valorização das competências, das capacidades e das potencialidades. Tendo como principal componente o combate à exclusão social, o projeto visa impulsionar a inclusão social da população sénior mais vulnerável, promovendo a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social e territorial, assumindo-os como protagonistas da construção do seu próprio processo social, com vista à promoção do processo contínuo de autonomia. Atuará numa lógica de proximidade, prevenção e combate ao isolamento das populações residentes em zonas de maior isolamento sociogeográfico e em risco de exclusão social, possibilitando a maior articulação entre parceiros, a definição de mecanismos integrados e sustentados, o rápido acesso a serviços, a centralização e a otimização da gestão de informação, que fundamente as ações sociais. A criação de instrumentos de prevenção e procedimentos de acompanhamento comuns, permitirá promover intervenções mais competentes, em conciliação com as reais circunstâncias do público alvo. Pretende-se reorganizar e otimizar a rede de equipamentos e respostas sociais e implementar um modelo de intervenção comunitária e de desenvolvimento local, integrando todos os agentes do concelho que trabalham com a população em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, na diversidade dos seus perfis sociais e etários. Será efetuado um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com as redes locais, através da criação de uma Plataforma Digital que possibilitará uma maior articulação entre parceiros e que favorecerá o rápido acesso e centralização/otimização da informação. Esta Plataforma Digital (em que a recolha de dados base será efetuada de forma sistémica, organizada e padronizada pelos recursos previstos neste projeto), facilitará a comunicação e articulação com todos os sistemas de informação considerados relevantes, uma vez que a georreferenciação dos dados possibilita identificar recursos de proximidade e permite editar, consultar, analisar, e exportar a informação, de acordo com os perfis de acesso de cada representante ou parceiro. Como ação complementar, será criado o Espaço de Ativação Comunitária (gerido de forma colaborativa), permitindo a proliferação de meios, conceitos e regeneração do espaço rural, tendo como objetivo o desenvolvimento sociocultural identitário, através da edificação sustentável de conceitos endógenos que possam produzir um efeito de: globalização consistente; valorização dos produtos endógenos; valorização do trabalho colaborativo como forma de capacitação e de implementação de métodos; identificação do saber fazer e da exploração e compreensão do território, da preservação dos saberes locais. A participação ativa e o envolvimento social ao nível de atividades solidárias, na partilha de saberes e no intercâmbio intergeracional e intrageracional, ajudarão a combater o isolamento e o estabelecimento de relações emocionais. Nesta lógica, o Espaço, que poderá e deverá ter diversos polos, com a possibilidade de criação de espaços móveis, permitirá o desenvolvimento de uma Active Ageing sustentada no princípio de um final de vida independente com recurso a atividades, dispositivos, ou outros meios que facilitem e qualifiquem o dia a dia dos seniores, abrangendo diversas áreas como a arte, a cultura, a literatura, a tecnologia, a ludicidade, entre muitas outras, que podem servir de pilar ao envelhecimento ativo. Com o Radar Social, considera-se identificar, mapear, reforçar a capacidade de intervenção das entidades e/ou instituições concelhias e os seus membros, ao promover ações que reduzem o isolamento e a exclusão social das populações mais vulneráveis, bem como a capacitação da generalidade da população. Almeja-se sensibilizar os líderes locais para as vantagens da concertação e governação integrada e valorização do trabalho em parceria. Contribuirá para solucionar problemas como a solidão, perda de cidadania, desinteresse pela vida, envolvendo os cidadãos em dinâmicas que promovem um envelhecimento produtivo, valorizando a criatividade, levando-os a expor ideias e a melhorar as suas aptidões. A relação de proximidade estabelecida traduzir-se-á na disseminação de boas práticas e na promoção de novos hábitos para o aumento da capacidade de resiliência e a redução do risco a que o público-alvo do projeto se encontra exposto, nomeadamente a integração das pessoas e na comunidade.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

70,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

224,43 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 37,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Águeda 224,43 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024