Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

na

Total project amount

153,95 thousand €

Amount paid

63,66 thousand €

Non-refundable funding

153,95 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

06.08.2024

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000144

Summary

Esta candidatura tem como objetivo principal a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas necessárias aos problemas sociais identificados e de otimização dos recursos existentes no território, criando também condições para a ativação de respostas de proximidade potenciadoras de uma intervenção social integrada que privilegie uma atuação local ao nível dos fenómenos da pobreza e exclusão social.Esta resposta visa também rever e fortalecer o papel da Rede Social enquanto sistema de governança territorial.Com efeito, a Rede Social incorpora a finalidade primeira de combater a pobreza e a exclusão social, constituindo-se como palco privilegiado para debater estes fenómenos e para a definição de estratégias promotoras da territorialização do planeamento e da intervenção social, articulando as ações dos diferentes parceiros e respostas intersectoriais numa perspetiva de desenvolvimento social intencional e sustentável.Atentos aos objetivos que enformam o Programa Rede Social, nomeadamente o desenvolvimento de parcerias efetivas e dinâmicas que articulam a intervenção social dos diferentes agentes locais, a promoção de um planeamento integrado e sistemático, potenciador da congregação de sinergias, competências e recursos a nível local que permitam encontrar soluções específicas para problemas das famílias e indivíduos em situação de pobreza e exclusão social, reconhecemos, contudo, muitos e diversos obstáculos que limitam a concretização deste modelo de gestão em rede e que urge ultrapassar.É neste sentido que a medida Radar Social emerge como uma oportunidade primordial para reconfigurar o papel da Rede Social no nosso concelho possibilitando que a mesma se assuma como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento local, alavancando intervenções sociais de proximidade cada mais integradas e eficazes que respondam de forma sustentada à multidimensionalidade dos problemas sociais existentes no nosso concelho, plasmadas no nosso diagnóstico social. A possibilidade que esta candidatura abre à constituição de uma equipa multidisciplinar a exercer a sua atividade, em regime de exclusividade, na Rede Social e nas suas estruturas operacionais, impulsionará a mobilização da Rede concorrendo para aprimorar o planeamento estratégico intersectorial, numa lógica de parceria alargada, efetiva e dinâmica. Este recurso permitirá também aprofundar o conhecimento do nosso território, crucial para a compreensão dos problemas, as suas causas e a sua evolução. A constituição desta equipa contribuirá também para a concretização de um trabalho ainda não completamente sedimentado de referenciação, em contexto de vida, de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, permitindo assim concretizar avaliações sociais prospetivas e o encaminhamento e orientação das famílias para serviços de atendimento e acompanhamento social e a ativação direta e efetiva dos recursos locais da Rede Social para respostas sociais mais céleres, qualificadas e de base territorial.Revendo-se o Município na visão espelhada na Resolução do Conselho de Ministros nº184/2021, de 29 dezembro, ou seja, “uma visão mais ampla de pobreza, assumindo a pobreza como um fenómeno complexo e multidimensional, o qual constitui uma violação dos direitos humanos e de cidadania”, a aprovação desta candidatura ao RS dará um importante contributo para afirmar o papel que a nossa Autarquia pode desempenhar, localmente, na concretização da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e do seu plano de ação, concretamente no Eixo Estratégico 5-assegurar a coesão territorial e o desenvolvimento local, mais especificamente no objetivo estratégico 5.1.A constituição da equipa prevista na medida RS assumirá especial relevância no trabalho a ser desenvolvido no âmbito do Núcleo Local Garantia para a Infância da PL, recentemente constituído, direcionado às problemáticas e necessidades das crianças, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, concretamente na realização do diagnóstico e caracterização do fenómeno da pobreza infantil, não totalmente aprofundado no nosso Diagnóstico Social, permitindo, concomitantemente, o desenvolvimento de redes de apoio à infância e juventude que articulem e tornem eficaz a ação de várias entidades envolvidas na intervenção e assegurem um acompanhamento de proximidade previsto no Plano de Ação GI e na ENCP.Estamos conscientes que os fenómenos de pobreza e exclusão vão muito para além da carência monetária pois “a natureza humana não consente segmentações, como se aquelas condições adversas pudessem deixar de atingir o ser humano como um todo, nos sentimentos e afetos, no exercício da inteligência e da vontade, nos hábitos e comportamentos, na incerteza quanto ao dia de amanhã…na concretização da sua fundamental e universal vocação de desenvolvimento e de realização”. A aprovação desta candidatura será essencial para cumprir este desiderato.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

100,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

153,95 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 41,4 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Póvoa de Lanhoso 153,95 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024