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Project sheet

Name

na

Total project amount

285,97 thousand €

Amount paid

125,98 thousand €

Non-refundable funding

285,97 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000142

Summary

Com a candidatura ao Radar Social, o Município de Amarante, poderá efetuar e atualizar, de forma multidisciplinar, os documentos estratégicos, Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação, numa lógica de maior proximidade com a população em situação de vulnerabilidade, numa perspetiva sistémica e holística, bem como (re)conhecer as dinâmicas a uma escala mais micro, tendo em conta os contextos ambiental e económico que possam influenciar o sistema sociofamiliar. As prioridades estratégicas passarão por responder aos problemas e necessidades sociais da população mais vulnerável, nomeadamente crianças e jovens em situação de risco e privação, os seniores e pessoas idosas, as pessoas com deficiência ou incapacidade, população desempregada, as mulheres, designadamente em situação de desemprego, os Jovens NEET, as vítimas de violência doméstica, os migrantes, as minorias étnicas, as pessoas em Situação de Sem-Abrigo, as pessoas dependentes de consumos aditivos e as com problemas de saúde mental. Para além disso, poderá, de forma complementar à Carta Social, identificar e caraterizar os recursos e as potencialidades do território, permitindo a sua rentabilização numa lógica de igualdade de oportunidades de acesso, em especial para os grupos sociais mais vulneráveis. O objetivo será efetivamente a maximização das potencialidades e a minimização dos problemas, numa numa lógica de planeamento participado não só por parte das entidades, organizações e associações mais próximas da população, mas pela própria população vulnerável, incorporando, por isso na produção do conhecimento, as ações humanas e o reconhecimento das suas dinâmicas e fragilidades, mas também das suas potencialidades. A participação da população no processo de planeamento apresenta-se como uma perspetiva que busca dar ao processo, não apenas legitimidade, mas, sobretudo, suporte de realidade ao desenvolvimento do planeamento. Para além disso, a constituição do sistema de georreferenciação, e o apoio da equipa multidisciplinar, permitirá aliar o planeamento à gestão, pela referenciação das situações problemas da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade, bem como a sua avaliação e encaminhamento para as respostas de forma consistente, com circuitos claros de referenciação fundamentais para as entidades parceiras da Rede Social ou outras de proximidade à população. A Candidatura ao Radar Social permitirá, por isso, garantir uma visão estratégica para o processo de planeamento e gestão do território, partindo do local para o global, integrando as perspetivas ambientais (contexto e envolvente), económicas, políticas (tomada de decisão e definição das metas) e sociais e a participação comunitária, da população, em especial as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, e as entidades de base local e proximidade legitimando por isso, todo o processo. Para além disso, poderá, de forma complementar à Carta Social, identificar e caraterizar os recursos e as potencialidades do território, permitindo a sua rentabilização numa lógica de igualdade de oportunidades de acesso, em especial para os grupos sociais mais vulneráveis. O objetivo será efetivamente a maximização das potencialidades e a minimização dos problemas, numa numa lógica de planeamento participado não só por parte das entidades, organizações e associações mais próximas da população, mas pela própria população vulnerável, incorporando, por isso na produção do conhecimento, as ações humanas e o reconhecimento das suas dinâmicas e fragilidades, mas também das suas potencialidades. A participação da população no processo de planeamento apresenta-se como uma perspetiva que busca dar ao processo, não apenas legitimidade, mas, sobretudo, suporte de realidade ao desenvolvimento do planeamento. Para além disso, a constituição do sistema de georreferenciação, e o apoio da equipa multidisciplinar, permitirá aliar o planeamento à gestão, pela referenciação das situações problemas da pessoa ou família em situação de vulnerabilidade, bem como a sua avaliação e encaminhamento para as respostas de forma consistente, com circuitos claros de referenciação fundamentais para as entidades parceiras da Rede Social ou outras de proximidade à população. A Candidatura ao Radar Social permitirá, por isso, garantir uma visão estratégica para o processo de planeamento e gestão do território, partindo do local para o global, integrando as perspetivas ambientais (contexto e envolvente), económicas, políticas (tomada de decisão e definição das metas) e sociais e a participação comunitária, da população, em especial as que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social, e as entidades de base local e proximidade legitimando por isso, todo o processo.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

85,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

285,97 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 44,1 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Amarante 285,97 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024