Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

na

Total project amount

265,49 thousand €

Amount paid

100,3 thousand €

Non-refundable funding

265,49 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000138

Summary

A Rede Social do concelho de Torres Vedras foi criada a 29 de setembro de 2003, tendo iniciado atividade com 48 membros. A maior proporção destes (56%) pertenciam ao setor público. Todos os restantes pertenciam ao setor da economia social. Em 20 anos, a rede social mais do que duplicou os seus membros. Hoje, conta com 108 membros, sendo a maioria (58%) originária do sector da Economia Social. O segundo setor mais representado é o público, com um total de 31 entidades. O setor privado (lucrativo) ganhou representação (13%), o que constitui um importante indicador de inclusão e diversidade. A composição atual da rede é tida pelos seus membros como um ponto forte da sua governação. A Rede Social do concelho de Torres Vedras conta já com três exercícios de planeamento estratégico concelhio - 2010/11, 2014/15 e 2017/21. Atualmente, no seguimento da conclusão do diagnóstico, procede à elaboração do Plano de Desenvolvimento Social para 2023/28. Para além destes exercícios, a Rede Social conta também com inúmeros exercícios de planeamento de base anual, concretizados quer na existência de planos operativos, quer na implementação de projetos e ações, de forma partilhada e concertada entre os seus membros. A realização do diagnóstico social em 2022/23 integrou uma análise do funcionamento estratégico e governativo da rede, a fim de identificar os aspetos mais e menos conseguidos. A análise incidiu sobre 5 estratégias (de acordo com o modelo conceptual da rede). Destacam-se, aqui, resultados relativos a apenas duas: face à “articulação interinstitucional”, a mesma é avaliada como positiva, entre os seus membros. No interior desta estratégia, a concretização do trabalho efetivo em parceria recolhe uma pontuação mais baixa do que a intenção/disponibilidade para o mesmo. Desta forma, os membros da rede destacam uma cultura enraizada, de reconhecimento da importância do partenariado, mas uma maior dificuldade quando se trata de passar à prática. A estratégia de prosseguir um “planeamento integrado”, como forma de rentabilizar recursos e concertar intervenções, localiza-se no valor positivo mais baixo, sugerindo ser uma área percecionada como de maior dificuldade. Esta estratégia recolhe mesmo dois itens de avaliação em valor negativo, relativos à captação de recursos externos, quer estes sejam provenientes de outras organizações membros ou de programas de financiamento, sugerindo que a obtenção de recursos não tem sido um dos outputs mais significativos da rede social. Como dado positivo no âmbito do planeamento integrado, encontra-se o surgimento de novas respostas sociais nos locais e junto dos grupos sociais mais necessitados. Neste desígnio, o projeto Radar Social, ao aumentar a capacidade de resposta instalada, principalmente ao nível dos recursos humanos especializados, irá permitir intensificar e qualificar o combate à pobreza e à exclusão social no concelho, no âmbito da atuação da sua Rede Social. O projeto contempla uma 1ª fase, com a duração de 3 meses, que irá atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social, nomeadamente o Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação para os 12 meses seguintes, onde serão inclusas as atividades que se irão desenvolver no âmbito do Programa Radar Social, devidamente discriminadas, com metas e respetivos indicadores. No mesmo período, irá mapear os recursos locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a produzir informação criteriosa e atualizada nessa área. A 2ª fase irá conceber e implementar, no âmbito da Rede Social do município, um sistema integrado de georreferenciação social que identifique agregados familiares ou grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Este sistema será implementado em respeito pelo enquadramento jurídico vigente, em particular, pelo RGPD, visando a necessidade de disponibilização de dados pessoais para as entidades parceiras. Perante as situações sociais encontradas, a equipa irá apoiar a georreferenciação de recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, apoiando e desbloqueando a realização do diálogo interinstitucional e intersectorial.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

265,49 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 37,8 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Torres Vedras 265,49 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024