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Project sheet

Name

na

Total project amount

136,91 thousand €

Amount paid

54,22 thousand €

Non-refundable funding

136,91 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000132

Summary

Em tempos de dificuldades económicas das famílias é fundamental promover um apoio social de proximidade, personalizado e trabalhado à escala local, de modo a combater fenómenos como a pobreza, o desemprego e a solidão e criar melhores condições de vida na comunidade. O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade, mas é também um grande desafio, sendo fundamental garantir as indispensáveis respostas de proximidade através de decisões políticas, de compromisso e solidariedade ativa entre gerações. O reforço da coesão social é indispensável para assegurar o desenvolvimento integrado, harmonioso e sustentado, contribuindo para um concelho vivo. Assim o município pretende: 1. Desenvolver estratégias de apoio à família e de fixação dos jovens no concelho; 2. Recuperar e beneficiar habitações próprias e permanentes a famílias carenciadas, melhorando as suas condições de habitabilidade; 3. Concluir a construção dos fogos de habitação social; 4. Promover uma política de reabilitação urbana orientada para arrendamento, nomeadamente aos jovens; 5. Apoiar o arrendamento de habitação para residência permanente a munícipes mais desfavorecidos; 6. Apoiar as IPSS’s do concelho, garantindo uma maior cobertura territorial na resposta ao envelhecimento, isolamento e solidão; 7. Apoiar utentes no âmbito de protocolos estabelecidos com as IPSS’s do concelho; 8. Promover um envelhecimento ativo assente em programas de atividades ocupacionais com e para os idosos; 9. Apoiar as instituições de acolhimento de crianças, jovens e idosos de modo assegurar uma melhoria dos serviços prestados; 10. Fomentar a qualificação das respostas sociais e melhoria das respostas de apoio domiciliário; 11. Manter ativo o Cartão Social do Município; 12. Apoiar nas refeições escolares a crianças do pré-escolar e 1º ciclo; 13. Isentar / reduzir o valor do passe escolar a alunos do ensino secundário; 14. Atribuir bolsas de estudo e de mérito a alunos do ensino superior; 15. Apoiar o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde; 16. Projeto de teleassistência abrange 17 beneficiários, reduzindo o isolamento e a solidão dos idosos; 17. Desenvolver o projeto Idoso +; 18. Desenvolver planos de hábitos alimentares saudáveis dirigidos a crianças em idade escolar; Neste ótica é fundamental Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. O projeto Radar Social tem os seguintes objetivos: * Formalizar e fortalecer o trabalho que já vem sendo feito na comunidade, ou seja, promover um trabalho em rede integrado e participado; * Incentivar a participação das instituições e da comunidade; * Rentabilizar as respostas sociais já existentes; * Identificação e georreferenciação de novas necessidades, assente na concertação; * Articular a intervenção com as respostas já existentes, designadamente com o SAAS, o acompanhamento do RSI (NLI)

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

136,91 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 39,6 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Pouca de Aguiar 136,91 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024