PRR Project
na
Project sheet
Name
naTotal project amount
169,3 thousand €Amount paid
68,68 thousand €Non-refundable funding
169,3 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2022Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Social InterventionInvestment
New Generation of Equipment and Social InterventionOperation code
07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000128Summary
Conforme nosso diagnóstico Social, o número de pessoas idosas tem vindo a aumentar no concelho de Valença. Verifica-se um agravamento de situações de dependência, um aumento de diagnósticos de demência e de perturbações mentais. O número de pessoas com mais de 65 anos de idade, atualmente é de 3.614, dos quais 2.085 são do sexo feminino e 1.529 são do sexo masculino. O suporte familiar é muitas vezes insuficiente e as respostas sociais existentes apresentam taxas de ocupação elevadas, sendo, atualmente insuficientes para responder às necessidades da população idosa, dado que em SAD, ERPI, CD e CC, não existem vagas e a lista de espera continua a aumentar. Ao nível da doença mental e das demências, não existem respostas especializadas, no concelho, conforme preocupação refletida no Plano de Desenvolvimento Social 2021-2025 . Existe um número elevado de pessoas em situação de isolamento e de vulnerabilidade social. Neste sentido, proceder ao mapeamento destas situações, à elaboração de um plano municipal para área do envelhecimento, ao reforço da capacidade dos equipamentos, das respostas sociais da rede solidária e ajudas técnicas, bem como, à adequação do seu funcionamento (horários) e serviços face às necessidades identificadas (situações de demência e de maior dependência) assim como mapear e georreferenciar as privações, as expetativas e as potencialidades destas pessoas (compreendendo todas a idades), serão objetivos primordiais. Assim como: - Promover estratégias no âmbito das políticas de envelhecimento ativo, com vista a garantir uma intervenção territorial concertada; - Desenvolver rede de cuidadores informais e formais, criando momentos de sensibilização, formação/informação de cuidadores(as) formais e informais e condições para que estas pessoas possam permanecer no seu domicílio; - Alargar a rede de “Teleassistência” de cuidado diário com a população isolada; - Melhorar e adaptar a rede de transportes públicos, ao nível de percursos, horários e acessibilidades para pessoas com incapacidades (a rede de transportes públicos revela-se insuficiente e por isso mantém as pessoas idosas mais isoladas); - Planear de forma sustentada, a intervenção e as respostas a acionar/criar, em função dos perfis de cada pessoa e do seu contexto de vida, para proporcionar respostas adequadas às necessidades das pessoas; - Melhorar a qualidade dos serviços prestados, através de uma resposta compartilhada e de proximidade. Elaborar um plano de intervenção ajustado, mediante um levantamento que contemple as reais necessidades das mesmas, com vista a criar condições de melhoria significativa ao nível das respostas para esta população, sejam elas sociais, da saúde e de atividades de ocupação, tornando-as membros ativos na/e da nossa comunidade. - Pretende-se ainda, centralizar, partilhar e otimizar a gestão do diagnóstico, que fundamente as ações sociais das equipas Técnicas e da Rede Social, que reforce o compromisso dos atores locais, tendo em conta as reais necessidades do nosso concelho e sensibilizar os municípios e outras entidades públicas a nível local e regional para o planeamento e adaptação dos territórios, incluindo a dimensão dos acessos e das acessibilidades, às suas necessidades. Mapear a população, em situação de isolamento e / ou vulnerabilidade social, com vista à sinalização atempada de situações de risco, ficando esta informação acessível a todos os serviços e instituições com intervenção no território. Pretende-se, ainda, criar condições para que o sistema de proteção social seja sensível às diferenças de género.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
169,3 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 40,6 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Valença 169,3 thousand € ,