Jump to main page content
Loading...

Project sheet

Name

na

Total project amount

185,23 thousand €

Amount paid

68,98 thousand €

Non-refundable funding

185,23 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000126

Summary

Cientes de que as profundas alterações e impactos na nossa sociedade, ao nível social e económico, provocadas pela pandemia COVID-19 e dos impactos daí provenientes, e que hoje ainda se sentem, a que se juntam as dificuldades decorrentes do impacto da guerra na Ucrânia, e a consequente crise económica, prevê-se que os próximos anos sejam ainda mais difíceis para as famílias em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, agravando-se a situação das famílias em risco de pobreza e exclusão social. Esta realidade determina as opções municipais, tendo as Pessoas e as Famílias como o centro das políticas sociais, nas suas diversas dimensões, mantendo-se o desafio de proporcionar uma melhor qualidade de vida, ancorada num crescimento inclusivo, inteligente e sustentável. A Rede Social tem assumido uma dinâmica reforçada e de melhor comunicação entre todos os parceiros, condição fundamental para responder às necessidades das populações mais vulneráveis. Destacam-se os grupos de trabalho temáticos, coordenados pelos parceiros, nas áreas de Saúde Mental, Pessoas Idosas e Ação Social, Família e Comunidade, que desenvolvem um trabalho essencial e constituem-se como pilares fundamentais para uma intervenção concertada nestas áreas. Nesta dinâmica de trabalho social, a medida “Radar Social” afigura-se como uma oportunidade única de acrescentar uma equipa técnica multidisciplinar à Rede Social concelhia, permitindo a implementação de um projeto piloto de georreferenciação social que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Assente no modelo de organização e de trabalho da Rede Social, articulado e de parceria, terá por base uma metodologia de análise conjunta dos problemas e da rentabilização dos recursos existentes, com vista à atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social, nomeadamente o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação, cuja vigência termina no final de 2023, onde constarão as atividades a desenvolver no âmbito do Programa Radar Social, devidamente discriminadas, com metas e respetivos indicadores, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento social, integrado, participado e sustentado do território. Para concretizar o plano de ação previsto no anexo IV do avio de candidatura, pretendemos constituir uma equipa multidisciplinar de um(a) assistente social, um(a) sociólogo(a), um(a) educador(a) social, coordenada pelo Assistente Social, que fará a articulação com todas as equipas da Rede Social concelhia, de forma a implementar o sistema de georreferenciação. Em termos de software, e na perspetiva de rentabilização de todos os recursos existentes, será utilizado o sistema integrado de georreferenciação do município, com nova informação acerca das pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. A proteção de dados será devidamente acautelada, quer ao nível das pessoas e famílias, quer ao nível das instituições / técnicos que terão acesso a esta informação. Para uma melhor operacionalização deste processo de georreferenciação, está prevista a aquisição de computadores e telemóveis para cada técnico, facilitando o trabalho de rua e agilizando um melhor conhecimento e reconhecimento dos potenciais destinatários deste projeto. O principal objetivo geral deste projeto e desta equipa de trabalho é: 1. Melhorar o conhecimento dos processos de marginalização e de exclusão social, de forma a avaliar o impacto efetivo das políticas sociais nas famílias e indivíduos em situação de pobreza, em risco social ou vulneráveis às mudanças repentinas da conjuntura socioeconómica. Objetivos específicos: 1. Identificar os problemas sociais, tal como são percebidos pelas famílias e indivíduos; 2. Identificar áreas prioritárias de intervenção social à escala municipal; 3. Identificar as respostas institucionais disponíveis no concelho e nos território limítrofes; 4. Discutir mudanças necessárias nas políticas sociais de forma a torná-las mais eficazes, eficientes e mais próximas das pessoas, propondo a implementação de determinadas ações ou projetos, no âmbito da ativação da Rede Social Concelhia. O projeto será uma mais valia para a definição de políticas sociais de proximidade, para potenciar todos os recursos existentes no território e alavancar outros que possam surgir, decorrente de um melhor conhecimento da realidade social.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

185,23 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 37,2 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Estarreja 185,23 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024