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Project sheet

Name

na

Total project amount

169,3 thousand €

Amount paid

64,86 thousand €

Non-refundable funding

169,3 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000103

Summary

Num contexto particularmente complexo e exigente é central a criação de mecanismos e estratégias que promovam a identificação das problemáticas e dos intervenientes do território. Sendo Arganil um concelho com uma área territorial muita extensa, uma baixa densidade populacional e um elevado índice de envelhecimento, o desenvolvimento de uma intervenção articulada e integrada torna-se essencial. Concretizar este projeto no nosso território, a partir das necessidades que temos e dos recursos que temos disponíveis, torna-se essencial para que no concelho de Arganil - os cidadãos, os profissionais e as instituições – concebam o Bem-Estar de Todos como um processo que implica a Co- Responsabilidade e a Colaboração. Não obstante a importância da qualidade e diversidade das medidas e programas existentes, a resolução dos problemas também deverá passar pela racionalização das respostas existentes localmente e pela articulação das diferentes formas de intervenção social em cada território. Contrariando uma perspetiva concorrencial que muitas vezes alimenta uma lógica territorial que prejudica a intervenção, é essencial reforçar o papel da Rede Social enquanto órgão agregador e aglutinador que face ao surgimento de novos problemas será capaz de construir as respostas inovadoras que os permitam resolver. É neste plano que se situa a intervenção do Programa Rede Social e é para reforçar essa intervenção assente no princípio que é no local que os problemas acontecem e é nele que deverão ser encontradas soluções para os resolver de forma integrada e ajustada, que o projeto Radar Social será desenvolvido. Com a atividade desenvolvida através da implementação do Radar Social, designadamente, na atualização dos instrumentos de planeamento concelhios e no desenvolvimento das atividades previstas será possível reforçar um modelo colaborativo de governação integrada, onde instituições públicas e privadas cooperam e partilham recursos para, de uma forma mais eficaz e eficiente, dar resposta a problemáticas sociais complexas e multidimensionais. Através do Radar Social será possível construir um sistema de informação que permitirá colocar no “radar” todas e todos de modo a detetar situações de risco e agilizar uma resposta adequada a cada situação que permita que a comunidade e as instituições atuem de forma integrada para contribuir para o bem-estar e melhor qualidade de vida da população que se encontra numa situação de exclusão e/ou vulnerabilidade. Desta forma facilita-se que sejam identificadas precocemente situações de risco, planeando de forma sustentada a intervenção, as respostas a acionar em função dos perfis de cada pessoa, dos seus contextos de vida e dos recursos disponíveis na comunidade. Uma das prioridades do Projeto Radar Social será que possamos não apenas sinalizar problemas que possam existir e intervirmos, mas fundamentalmente conhecermos bem o território e podermos garantir a cada uma das pessoas a certeza de que há uma rede de serviços e instituições a apoiar e trabalhar tendo em conta o princípio da subsidiariedade. Centralizando numa plataforma toda a informação sobre a população e sobre os recursos locais e regionais será possível ativar um mecanismo de parcerias absolutamente essencial para que nenhuma situação não seja [re]conhecida e acompanhada de forma adequada. Será com certeza um processo evolutivo numa perspetiva de aprendizagem e melhoria on going, que se reflete na melhoria da qualidade dos dados e da informação existente e que precisa do envolvimento e participação de todos para alcançar todos os objetivos acima elencados. A equipa Radar Social que nos propomos criar, tendo em conta que somos um Concelho com uma população residente inferior a 25.000 habitantes, será composta por dois técnicos superiores a contratar, com formação académica nas áreas da Psicologia e Serviço Social, um dos quais assumirá as funções de coordenação do projeto. Esta equipa, que exercerá funções em regime de exclusividade, será complementada pela participação de mais um técnico superior, pertencente ao quadro de pessoal da autarquia, e que exerce funções no âmbito da Rede Social. Considera-se que a integração a tempo parcial deste técnico (45%) e o seu conhecimento profundo da Rede Social será uma mais valia para o projeto, desde logo porque será na Rede Social e nas suas estruturas operacionais que a equipa do Radar Social desenvolverá a sua atividade.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

70,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

169,3 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 38,3 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Arganil 169,3 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024