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Project sheet

Name

na

Total project amount

320,74 thousand €

Amount paid

121,56 thousand €

Non-refundable funding

320,74 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000099

Summary

A Rede Social de Matosinhos tem um percurso dinâmico de 23 anos, baseado na promoção do desenvolvimento social integrado e participativo. É reconhecida pelo aprofundamento continuado que tem vindo a fazer em torno de uma cultura de trabalho em parceria envolvendo a generalidade das organizações sociais com intervenção no território (186 entidades). Assim, a Rede Social em Matosinhos tem vindo a aumentar a convicção coletiva sobre a necessidade de concertação e integração de respostas sociais numa ótica de otimização dos recursos existentes; tem contribuído decisivamente para uma maior visibilidade dos problemas promovendo a tomada de consciência e da responsabilidade para uma intervenção sobre os mesmos. O Radar Social vem potenciar esta dinâmica, com a criação de uma equipa multidisciplinar e o reforço de recursos tecnológicos que irão mapear as necessidades e os recursos locais, através de designadamente um sistema integrado de georreferenciação social, com enfoque na vulnerabilidade social, risco de pobreza e exclusão social; que visa promover a garantia de uma maior eficácia das respostas à complexidade dos problemas sociais, assim como a melhor coordenação das intervenções ao nível territorial. O Radar Social irá permitir aprofundar ainda mais a informação já recolhida para um diagnóstico permanentemente atualizado e, focando-se mais em grupos específicos mais vulneráveis aprofundando as questões do envelhecimento, deficiência, igualdade de género, crianças e jovens comunidade cigana. No âmbito deste processo, pretende-se promover e consolidar o observatório social do concelho, podendo georreferenciar, centralizar e atualizar os dados de forma contínua, envolvendo os parceiros sociais e possibilitando uma melhor e mais dinâmica monitorização das intervenções sociais realizadas, cada vez mais integradas. Destes grupos, realçamos a estimativa que se faz das pessoas a georreferenciar, à data: 13 818 pessoas com medida RSI ou Ação Social, correspondendo a 2 303 agregados familiares com a medida RSI e a 2 310 agregados acompanhados pela Ação Social (SAAS); 5 876 pessoas desempregadas das quais 1 337 são pessoas com menos de 35 anos e 3 108 têm, no máximo, o 3º ciclo do ensino básico (julho 2023); quanto a problemas habitacionais, existem 1 600 pessoas com pedidos de habitação (Empresa Municipal de Habitação; 82 situações de pessoas sem abrigo, das quais 27 “sem casa” e 55 “sem teto”(NPISA); 7 641 pessoas estão em isolamento e tem 65 ou mais anos fora as que vivem em casal e também sem retaguarda familiar (Censos 21); 1 576 crianças e jovens em risco sinalizadas em 2022 na CPCJ de Matosinhos; quanto à deficiência /incapacidades, existem 17 025 pessoas com mais de 5 anos com pelo menos uma incapacidade (ver; ouvir; andar/subir escadas; compreender…), sendo que muitas devem corresponder às 248 crianças das escolas do concelho que têm as medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão mais exigente (medidas adicionais) e 817 às crianças que têm medidas adicionais e/ou seletivas, em 2023; também se tem verificado a persistência do fenómeno da imigração, crescente e flutuante, tendo o CLAIM de Matosinhos abrangido (até à data, no corrente ano) 406 imigrantes de vinte e duas nacionalidades, sendo as principais brasileira, ucraniana, angolana, moçambicana, venezuelana, argentina e colombiana. O Radar vai contribuir para a atualização do Diagnóstico Social, de forma a fundamentar um novo Plano de Desenvolvimento Social sempre na articulação necessária com outros documentos estratégicos (Plano Local para a Integração das Comunidades Ciganas, Plano Municipal da Juventude, Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação e o Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens). Na sua vertente estratégica, atualizará os princípios orientadores, finalidades e objetivos de desenvolvimento local, operacionalizados num Plano de Ação que integrará, nomeadamente as atividades de referenciação em contexto de vida, da pessoa ou a família em situação de vulnerabilidade social; de realização da avaliação social preliminar e prospetiva da situação sociofamiliar, registando o seu resultado no sistema integrado de georreferenciação; de informação/orientação da pessoa ou família, assegurando o seu encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social ou dos parceiros da Rede Social, mediante ativação do sistema integrado de referenciação; e de ativação direta da rede de recursos locais da Rede Social local, sempre que da referenciação resultar a necessidade de uma intervenção social emergencial.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

320,74 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 37,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Matosinhos 320,74 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
11.09.2024