Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

na

Total project amount

168,66 thousand €

Amount paid

73,74 thousand €

Non-refundable funding

168,66 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2024

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000077

Summary

A crise pandémica colocou em evidência um conjunto de fragilidades socias e económicas que carecem de soluções estruturais em diversos domínios.Atendendo a estas circunstâncias foi levada a debate a necessidade de repensar e redirecionar toda a intervenção social, revelando-se imperativa a adoção de programas integrados de atuação sobre as múltiplas vulnerabilidades, que potenciem respostas abrangentes, coordenadas e concertadas entre os diversos agentes, como é o caso do projeto Radar Social.O projeto Radar Social que na sua essência estabelece o reforço do apoio social a pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, merece todo o interesse do Município de Grândola, que se propõe a implementar no seu território este projeto piloto reconhecendo que, no quadro das suas competências é de particular relevância que a capacidade de intervenção social seja reforçada, por via da constituição de uma equipa técnica que tenham como base um modelo de funcionamento mais próximo, proactivo e inovador de apoio social.Assim, em rigor, o projeto tem como objetivo geral reforçar o apoio social a pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade, através da criação de uma equipa técnica concelhia composta por dois elementos, que, reforce os resultados da rede institucional de suporte já existente, criando para o efeito um mecanismo de mapeamento e vigilância das situações vulneráveis socialmente, e mobilize ativa e proactivamente os recursos da comunidade, respondendo às necessidades sociais existentes.Efetivamente, o Radar Social vem formalizar e fortalecer toda a atividade desenvolvida em parceria. Uma dinâmica de trabalho amplamente conhecida dos diversos parceiros sociais que integram o Conselho Local de Ação Social de Grândola (CLAS), em virtude da sua vasta experiência de trabalho conjunto, no âmbito da atuação da Rede Social de Grândola, a qual sempre assegurou um modelo operativo articulado e de parceria.De acordo com o Diagnóstico Social foram identificados no território alguns factos que corroboram e solidificam a importância de desenvolver um projeto com as características do Radar Social, designadamente, pela identificação das seguintes vulnerabilidades:Aumento das famílias unipessoais de pessoas com 65 ou mais anos, capitalizando situações de vulnerabilidade, nomeadamente, carência económica, situações de doença e incapacidade, abandono e falta de acessibilidades e transporte;Aumento considerável das pessoas beneficiárias de subsídio de doença;Aumento de pessoas apoiadas pela Prestação Social de Inclusão;Crescimento dos casos de violência doméstica;Aumento generalizado dos núcleos familiares monoparentais;Grande incidência de dificuldades e incapacidades na população idosa;Baixa literacia e inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência;Falta de igualdade de oportunidades e equidade na participação da vida em comunidade das pessoas com deficiência.De facto, o projeto Radar Social com a criação da plataforma de georreferenciação social possibilitará uma maior articulação entre parceiros, como também facilitará o rápido acesso e a otimização da informação, elevando exponencialmente o papel e a relevância que a parceria assume na resposta aos problemas sociais do território.É importante referir que este será um projeto que contribuirá para o reforço da coesão social e territorial, em alinhamento com o quadro estratégico nacional.Toda a intervenção social produz impactos e, no contexto do Radar Social, as intervenções a realizar contribuirão, de forma direta e indireta, para uma sociedade justa e igualitária do ponto de vista da integração social, através do reequilíbrio de oportunidades e garantia de condições de participação, com efeito na diminuição de problemas sociais como o isolamento social, a pobreza e a exclusão social. Por fim, o Município de Grândola entende que este projeto de intervenção representará uma oportunidade para:Desenvolver e testar a diversificação de metodologias de intervenção ativa, qualificada e de proximidade da comunidade;Promover maior articulação e cooperação entre parceiros;Centralizar e otimizar a gestão de informação;Estimular a própria inovação institucional e reconfigurar o Programa da Rede Social, assumindo-o como um instrumento de política local;Ativar os direitos sociais dos munícipes;Incentivar à participação cívica da população, enquanto forma de promover a responsabilidade social e as relações de vizinhança, no combate ao isolamento e problemas sociais;Produzir e atualizar informação sobre o território, em benefício das pessoas, das famílias, da comunidade e do próprio território;Promover intervenções mais competentes, atendendo às especificidades de cada situação e ao perfil de cada cidadão.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

60,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

168,66 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 43,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Grândola 168,66 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024