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Project sheet

Name

na

Total project amount

318,7 thousand €

Amount paid

125,17 thousand €

Non-refundable funding

318,7 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000067

Summary

Os eixos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Vila do Conde pretendem abranger a diversidade de problemáticas sociais do concelho, numa perspetiva de desenvolvimento, criando um horizonte de transformação que recoloque os problemas sociais como motores do próprio desenvolvimento. Aos problemas sociais que têm origem em questões estruturais de privação e pobreza, comportamentos problemáticos ou défices de competências e recursos pessoais e sociais, o eixo Oportunidades de Inclusão para Grupos Problemáticos responde com intervenções direcionadas e muito focalizadas em perfis específicos. Mais do que intervenções generalistas e abrangentes onde os impactos se diluem num conjunto de causas e efeitos, são necessárias ações diferenciadoras e “à medida” dos grupos alvo identificados. Dois dos eixos estão orientados para a dinamização e capacitação da rede social. O eixo Rede de Intervenção integrada procura responder à questão central em todas as redes abertas como a rede social; a necessária coordenação funcional e sistematização de processos e ferramentas partilhadas que permitam ganhos de eficiência no trabalho das instituições. Nesta temática mas numa perspetiva diferenciada está o eixo Laboratório de Inovação Social que procura criar incentivos e ferramentas para inovação social. Mais do que a melhoria e a qualidade da intervenção a Inovação Social responde às novas problemáticas sociais para as quais ainda não temos conhecimento nem experiência suficiente. Este eixo procura, assim, capacitar as instituições e os seus agentes na aquisição e operacionalização de intervenções sociais baseadas em conhecimento produzido interna e externamente. Numa perspetiva estratégica estão também os eixos direcionados para a questão da inclusão pela empregabilidade. A inserção no mercado de trabalho é um problema determinante para o desenvolvimento social do concelho, pelo que foram criados os eixos Economia Inclusiva com o objetivo de identificar oportunidades para grupos com constrangimentos à entrada no mercado de trabalho pelas baixas qualificações pela situação de inatividade prolongada, pelo desemprego de longa duração e pela resposta a necessidades educativas especiais continuadas. O eixo Empreendedorismo Qualificado pretende mobilizar recursos e oportunidades estratégicas do concelho para criar a oportunidade de fixação e atração de jovens desempregados e à procura do primeiro emprego. A ferramenta para tal será o empreendedorismo tecnológico, cultural e criativo. A criação da marca do ecossistema de inovação e empreendedorismo no concelho é a grande ambição deste eixo retratado no Plano de Desenvolvimento Social. Com o objetivo de potenciar a intervenção já existente no concelho e a sua dinâmica própria de parceria ativa foram definidas as Plataformas de Articulação Temática que têm como função coordenar e planear em conjunto e em rede, centrando os parceiros o seu foco para temáticas específicas: foram definidas a temáticas relacionadas com os idosos e proposta o Grupo Temático Idosos e Envelhecimento, foi também proposta a plataforma temática na área da emergência social, com a criação da Rede de Emergência Social e, por fim, a Plataforma para o Sucesso Educativo. Em qualquer destas temáticas o concelho cumpre o requisito de criação de plataformas que é a existência de experiências de intervenção amadurecida no terreno, uma rede de respostas e equipamentos consistente e uma dinâmica ativa na temática correspondente. O PDS propõe também uma breve perspetiva de enquadramento das iniciativas propostas mo Portugal 2020 e especificamente no programa Norte 2020, no sentido de alertar para a correspondência necessária e o alinhamento estratégico indispensável para a elegibilidade das candidaturas e projetos entre o PDS e os Programas Operacionais do quadro comunitário.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

50,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

318,7 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 39,3 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila do Conde 318,7 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024