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Project sheet

Name

na

Total project amount

168,96 thousand €

Amount paid

70,84 thousand €

Non-refundable funding

168,96 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2022

Expected end date

30.06.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000050

Summary

Pese embora o significativo reforço das respostas sociais, o impacto económico e social provocado pela pandemia COVID 19, contribuiu para o agravamento das condições de vida das famílias, especialmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social. Tomando por base a Rede Social implementada, da qual resulta um trabalho de parceria e de articulação entre diversas entidades, procura-se cumprir o objetivo do desenvolvimento social, integrado, participado e sustentado dos territórios, num quadro global em que, por via da transferência, para os municípios, de competências ao nível da ação social, Reconhecemos a necessidade de reforçar o conhecimento, dinâmico e atualizado do território, no sentido de assegurar uma maior capacidade de intervenção contexto do territórios de baixa densidade, no qual persistem situações de problemas sociais que atingem as populações em situação de vulnerabilidade social, e em risco de pobreza e exclusão social, carecendo por isso de intervenção social local para o desenvolvimento de territórios inclusivos. A territorialização da pobreza e de exclusão social nos territórios de baixa densidade, implicam a criação de instrumentos de gestão e planeamento que permitam conhecer a realidade, de forma precisa, factual e atualizada e, através da criação de mecanismos de disponibilização da informação relevante capaz de possibilitar a intervenção atempada e adequada em terso das resposta sociais existentes e a criar no futuro. Numa primeira fase, considera-se imprescindível, o lançamento pelos órgãos municipais e intermunicipais, com o apoio técnico das equipas do Radar Social, dos instrumentos estratégicos e de planeamento, designadamente, das cartas sociais municipais e supramunicipais, bem como a sua permanente divulgação, que vão requerer um forte investimento nas Redes Sociais. É, neste contexto, que as equipas do Radar Social, irão desenvolver também a sua atividade reafirmando nos territórios o papel das Redes Sociais e a importância dos mecanismos de atualização periódica dos instrumentos de planeamento. Através da medida do Radar Social será implementado, de forma experimental, um sistema de georreferenciação social de ampla abrangência, cujos destinatários são as pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as pessoas em situação de risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas múltiplas dimensões. Mediante a criação de equipas–piloto no âmbito do Radar Social pretende-se operacionalizar um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em certa medida, de forma complementar ao desenvolvido pelas redes locais. No caso concreto do concelho de Figueiró dos Vinhos, através da medida Radar Social pretende-se implementar um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do território constituído pelo Concelho, na ativação das respostas e otimização dos recursos, potenciando a eficácia na ação das entidades locais, tendo como foco o desenvolvimento social, integrado numa perspetiva do desenvolvimento local. Esta intervenção, assenta na criação de uma equipa piloto constituída por um/a Técnico /a de Serviço Social e um/a Técnico/a de Planeamento/SIG visando numa primeira fase a atualização de documentos estratégicos fundamentais (D. Social e PDS) e numa 2.ª fase, subsequente e de maior amplitude, georreferenciação das situação de pobreza e exclusão social. O Objetivo Geral da operação é conhecer a realidade do território de intervenção, no que às situações de pobreza e exclusão social diz respeito, num quadro global do Diagnóstico Social do Concelho. Subsequentemente, pretende-se georreferenciar as situações, possibilitando um conhecimento dinâmico e atualizado, capaz de possibilitar uma intervenção mais incisiva e atempada, traduzida nas respostas sociais adequadas. Numa 1.ª fase será efetuada a atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social – (DS, PDS e Plano de Ação), prevendo as atividades que irão desenvolver no âmbito do Programa Radar Social, individualizadas, com metas e respetivos indicadores associados. Inclui também o mapeamento dos recursos, regionais e locais, em articulação com as cartas sociais municipais, visando garantir maior eficácia das respostas e uma mais eficiente coordenação das intervenções ao nível do concelho. Numa 2.ª fase, pretende-se implementar um sistema integrado de georreferenciação social no concelho, identificando pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, sistema a operacionalizar em articulação com a rede de parcerias locais. Num outro parâmetro, pretende-se promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade da comunidade. A fase de execução do Plano de Ação é essencial para o cumprimento dos objetivos.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

90,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

168,96 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 41,9 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Figueiró dos Vinhos 168,96 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024