Information portal on various topics of management of public resources of the Portuguese State

Project sheet

Name

na

Total project amount

231,42 thousand €

Amount paid

91,84 thousand €

Non-refundable funding

231,42 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2024

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Social Intervention

Investment

New Generation of Equipment and Social Intervention

Operation code

07/C03-i01/2023.PPRR-RE-C03-i01-07-000031

Summary

As necessidades sociais atuais fundamentam uma reformulação global das respostas sociais tal como foram traçadas. A possibilidade de se criar uma geração de respostas adaptadas às expetativas e necessidades da comunidade atual está ligada à capacidade de inovar, testar e desenvolver esses novos modelos. As vulnerabilidades sociais estão associadas a grupos com necessidades sociais específicas e bem determinadas. Um dos grupos prioritários nesta perspetiva são as famílias de pobreza persistente e intergeracional, referenciadas nas respostas sociais do concelho e nos serviços sociais públicos.É hoje assumido pelos principais intervenientes que a pobreza, mais do que algo que conduz à violação dos direitos humanos, é ela própria uma manifesta violação desses mesmos direitos, pelo que será considerado, no quadro da estratégia global definida para contrariar as desigualdades sociais diagnosticadas e promover a inclusão social ativa, consubstanciadas na Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021 -2030.Saliente-se que a implementação de um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, potenciará uma maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local, que pressupõe um processo de concertação e responsabilização partilhada entre os diversos intervenientes. Neste contexto, reforça-se o papel da Rede Social, enquanto instrumento privilegiado de operacionalização da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021 -2030 e agente de mobilização e participação ativa dos principais atores locais no processo de inclusão social. A intervenção social deverá ter como condição necessária a capacidade de delinear a referenciação e de (re)conhecimento dos problemas, que tem na Rede Social de Esposende o seu espaço de ação assente no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação. Esta parceria baseia-se na igualdade entre os parceiros, na consensualização dos objetivos e na concertação das ações desenvolvidas pelos diferentes agentes locais.Estando concluído o diagnóstico social, reunidas as condições para prosseguir no debate sobre a configuração dos problemas sociais, seus inter-relacionamentos, e a seleção de prioridades em matéria de intervenção, pelo que serão constituídos grupos de trabalho, de acordo com as grandes prioridades definidas por problemática, que reunirão para apreciar os dados disponíveis e perspetivar em função de condições objetivas para a sua execução, contribuindo para identificar as intervenções específicas a registar e formular no plano de desenvolvimento social, tornando-o um documento estruturante, participado e prospetivo, em que é acordado como matriz orientadora para a dinamização e articulação das políticas sociais e das medidas concretas para o concelho de Esposende. A implementação de um sistema integrado de georreferenciação social dinâmico constituirá um instrumento de trabalho de carácter intemporal e dotado de uma capacidade de resposta em tempo real que proporcionará condições e capacidade de previsão, de decisão e da facilidade de acesso à informação. Neste contexto, a constituição de uma equipa técnica escolhida em função do seu perfil, competência técnica, sentido de liderança e motivação para o exercício da sua missão e coordenadas por um dos seus elementos, que será designado/a, de entre os/as técnicos, sendo como critério de preferência o exercício de acordo com o melhor perfil para o desempenho da coordenação. Esta equipa técnica assentará a sua ação numa lógica de intervenção integrada, para promover a implementação de um modelo de intervenção específica, articulada e de proximidade com os recursos locais em vista a potenciar uma atuação concertada das estratégias em resposta às necessidades sociais identificadas. Neste contexto, apontam-se como objetivos para a intervenção: atualizar os instrumentos de planeamento da Rede Social - Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação; mapear os recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções ao nível do concelho e das freguesias; implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social; construir um sistema de indicadores e promover a sua monitorização social, particularmente orientados para a identificação das situações de pobreza e exclusão; promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades. Face as dimensões associadas da intervenção, o plano de ação será realizado em estreita articulação com os parceiros, definindo-se as estratégias que se pretendem ajustadas aos objetivos.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

80,0
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

231,42 thousand €

Total amount of the project

Percentage of the amount already paid for implementing projects

, 39,7 %,

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Esposende 231,42 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024