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Project sheet

Name

Academia Digital Líder+

Total project amount

240 thousand €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

240 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

22.11.2021

Expected end date

30.09.2025

Dimension

Digital Transition

Component

Businesses 4.0

Investment

Digital empowerment for Businesses

Operation code

06/C16-i01/2024.P300/2024/L+D

Summary

O projeto Academia Digital Líder+ surge de uma parceria consórcio entre a Universidade Lusíada, Centro Universitário Lusíada – Norte (UL), e a Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão (ACIF) procurando responder aos objetivos da medida “Líder + Digital” e, bem assim, contribuir para o reforço das qualificações e competências dos gestores e quadros dirigentes em matérias associadas à transformação digital, de relevância inquestionável para as pequenas e médias empresas desta região norte, onde as duas instituições se inserem. Este projeto visa envolver 240 formandos, distribuídos por 12 ações de formação. Com a colaboração de peritos em tópicos da transição digital, foi estruturado um percurso formativo com a duração total de 100 horas, designado de “Liderar a Transformação Digital”, em áreas de formação chave que vão ao encontro das temáticas sugeridas pelo IEFP em sede de aviso de candidatura. As 100 horas formativas são distribuídas por duas componentes: um Percurso Formativo, com uma duração total de 56 horas e um Plano de Ação de Transformação Digital (PATD), com um total de 44 horas. Ambos os percursos decorrerão em regime misto, presencial e online. As 56 horas do Percurso Formativo compreendem cinco módulos de formação extra Catálogo Nacional de Qualificações (52 horas) e dois workshops (4 horas) enquanto formação complementar de especialização, estes últimos abertos à comunidade. A estrutura curricular desta componente é a seguinte: MF1. Contexto e Estratégia da Transformação Digital - 8 horas (4 em regime presencial e 4 online) MF2. Ambiente Organizacional e Gestão da Mudança – 4 horas (regime online) MF3. Marketing e Comunicação Digitais – 8 horas (4 em regime presencial e 4 online) MF4. As Organizações e a Ciência de Dados – 12 horas (4 em regime presencial e 8 online) MF5. Inteligência Artificial e outras Tecnologias para a Transição Digital – 20 horas (8 em regime presencial e 12 online) Workshop 1 – Estudo de caso: Implementação de uma tecnologia digital numa empresa – 2 horas (online) Workshop 2 – Estudo de caso: Transformação digital num setor empresarial – 2 horas (online) As aulas dos módulos de formação são obrigatórias para todos os formandos favorecendo a aquisição de competências teóricas e práticas, a partilha de experiências e o networking. A participação nos workshops, ainda que não obrigatória será fortemente incentivada. As aulas presenciais que fazem parte deste percurso decorrerão nas instalações dos campus de Vila Nova de Famalicão e do Porto da Universidade Lusíada. Apesar da existência de um único percurso formativo, as ações serão ajustadas aos diferentes níveis de proficiência digital dos candidatos, assim como da maturidade digital das entidades onde serão implementados os PATD. As 44 horas respeitantes ao percurso do Plano de Ação de Transformação Digital (PATD) dividem-se em duas componentes: 16 horas serão dedicadas à conceção e criação dos PATD e funcionarão em regime misto (8 horas presenciais e 8 horas online), e as 28 restantes serão empregues no acompanhamento da implementação dos PATD em regime empresarial, e funcionarão igualmente em regime misto (8 horas presenciais e 20 online). Enquanto entidades formadoras, as duas entidades do consórcio, UL e ACIF, partilharão responsabilidades quanto ao percurso de cada ação de formação. O percurso formativo, ou seja, o tronco comum de cada ação de formação, ficará a cargo da Universidade e dos seus formadores, colocando ao serviço dos formandos um conjunto de docentes que trabalham e investigam em matérias da transformação digital. O percurso do PATD, ainda que coordenado pela UL, será organizado pela ACIF, fazendo uso da experiência acumulada desta associação que conhece os setores de atividade e as suas dificuldades e dispõe de recursos técnicos e humanos, nomeadamente de um corpo de formadores especializados nas áreas da transformação digital, não esquecendo a vasta experiência de que goza em projetos do Programa Emprego + Digital 2025. A ligação entre estas duas entidades, que já têm trabalhado em outras iniciativas conjuntas, é importante e relevante para o sucesso das ações e do projeto em si. A pequena dimensão do consórcio, facilitará a flexibilização e adaptação necessárias a questões que possam surgir durante a execução do projeto e que exigirão uma resposta breve. A UL e a ACIF, no âmbito deste projeto, pretendem contactar e criar sinergias com promotores de projetos complementares em execução no território. Serão identificados parceiros locais com o objetivo de garantir a proximidade ao tecido industrial e comercial desta região norte de Portugal. A título indicativo, prevê-se que as parcerias locais a estabelecer, envolvam o município de Vila Nova de Famalicão, mas também todos os municípios circundantes, assim como demais estruturas e associações empresariais setoriais e regionais.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

240 thousand €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Vila Nova de Famalicão 240 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
19.09.2024