PRR Project
Medida Lider + Digital AEBB|IPCB
Project sheet
Name
Medida Lider + Digital AEBB|IPCBTotal project amount
180 thousand €Amount paid
0 €Non-refundable funding
180 thousand €Loan funding
0 €Start date
22.11.2021Expected end date
30.09.2025Dimension
Digital TransitionComponent
Businesses 4.0Investment
Digital empowerment for BusinessesOperation code
06/C16-i01/2024.P210/2024/L+DSummary
O Programa de Capacitação Digital “Líder + Digital” proposto pela AEBB e IPCB, tem como principal objetivo capacitar lideres e gestores para impulsionar a transformação digital nas suas organizações, independentemente do seu nível de proficiência digital. Destina-se preferencialmente às lideranças das micro, pequenas e médias empresas localizadas nos concelhos: Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Belmonte, Vila Velha de Ródão, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei, Idanha-a-Nova, Penamacor e pretende apoiar gestores, dirigentes e quadros técnicos superiores com potencial de desenvolvimento e responsabilidade de liderança e gestão, na transformação digital das empresas, contribuindo assim para a melhoria da produtividade, competitividade e qualificação digital das organizações. Apresenta ainda um papel muito relevante na promoção da diversidade de género através da capacitação de gestores e dirigentes sub-representados em termos de sexo. Vai ser desenvolvido pela AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa, na qualidade de entidade formadora do programa e líder do consórcio em parceria com o IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco, no período compreendido entre junho de 2024 e setembro de 2025. Afigura-se como um projeto de formação e ação de transformação digital (PFATD), de lideres e quadros superiores de empresas dos diversos setores de atividade e desenvolve as seguintes componentes: - Percurso Formativo destinado a 15/30 formandos, num total de 50 horas, em regime misto, constituído por 6 ações Extra-CNQ com vista a responder a um conjunto de áreas chave do processo de transformação digital, nomeadamente: • Transformação digital da empresa (10 horas) • Cultura organizacional e liderança (8 horas) • Data driven organisation (8 horas) • Marketing Digital e Social Media (8 horas) • Confiança e segurança (8 horas) • Soluções tecnológicas de transição digital (8 horas) - 2 Workshops em regime Misto/Distância incidindo sobre os seguintes temas: • Workshop 1 – Metodologias de suporte à implementação de uma tecnologia numa empresa, coma duração de 2 horas. • Workshop 2 – A Transformação Digital no setor do comércio, com a duração de 2 horas. - Conceção/criação de planos de ação de transformação digital destinado a 15 formandos, num total de 16 horas em regime presencial – com o objetivo de assegurar o arranque dos PATD – suportado nas seguintes ações Extra-CNQ: • A maturidade e proficiência digital como fator de competitividade das organizações (4 horas); • Ações de transformação digital: Diagnóstico e identificação de necessidades (4 horas); • Estudo e formulação de planos de ação de transformação digital (4 horas); • Elaboração de planos de ação de transformação digital (4 horas); - Implementação dos PATD destinado a 15 formandos, com a duração de 24 horas, em regime misto incidindo na monitorização do progresso e eventuais reajustes das ações, bem como apoiar os formandos na implementação de um sistema interno de monitorização e acompanhamento das ações, incentivando uma politica de melhoria continua, suportado nas seguintes ações Extra-CNQ: • Implementação de planos de ação de transformação digital (4 horas); • Transformação Digital: Estratégias de Comunicação e Colaboração (4 horas); • Monitorizar e avaliar a implementação de ações de transformação digital (4 horas); • Melhoria Contínua na Transformação Digital (4 horas); • Transformação Digital: Metodologia PDCA e melhoria contínua (4 horas); • Ações de transformação digital: Benchmarking e partilha de boas práticas (4 horas); O Projeto Lider + Digital apresenta uma estrutura organizacional bastante relevante, contribuindo de forma clara e objetiva para a implementação de processos de transformação digital personalizados, à medida das necessidades das empresas/participantes do projeto, assente em etapas interligadas entre si, dotando assim os participantes de conhecimentos e ferramentas que vão permitir liderar com o apoio do projeto, o processo de transformação dentro das suas organizações. Privilegia metodologias ativas de aprendizagem baseadas em problemas, onde os participantes têm contato com problemas ou casos da vida real (estudos de caso reais) e trabalham em equipa para identificar soluções, promovendo a aplicação prática do conhecimento, competências de resolução de problemas e colaboração entre os participantes. Envolve atividades em grupo nas quais os participantes compartilham conhecimentos e discutem ideias e resolvem problemas juntos, criando igualmente oportunidades de networking. Estimula o diálogo, a troca de experiências e o desenvolvimento de habilidades sociais, além de promover uma compreensão mais profunda dos conceitos, apresentando-se como um suporte muito válida para os processos de transição digital das empresas e dos 180 participantes previstos.
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
180 thousand €
Total amount of the project
Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Castelo Branco 180 thousand € ,