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PRR Project

Formação e Ação de Transformação Digital, composto por percurso formativo e planos de ação de transformação digital.

Project sheet

Name

Formação e Ação de Transformação Digital, composto por percurso formativo e planos de ação de transformação digital.

Total project amount

60 thousand €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

60 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

10.07.2024

Expected end date

30.09.2025

Dimension

Digital Transition

Component

Businesses 4.0

Investment

Digital empowerment for Businesses

Operation code

06/C16-i01/2024.P206/2024/L+D

Summary

A Maiêutica Cooperativa de Ensino Superior, C.R.L., entidade instituidora da Universidade da Maia (UMAIA), em consórcio com a Universidade da Beira Interior (UBI) e com AJAP (Associação dos Jovens Agricultores de Portugal), pretendem contribuir com a candidatura a um Projeto de Formação e Ação de Transformação Digital (PFATD) denominado Formação para Líderes em Transformação Digital Aplicada (FLTDA) na medida “Líder + Digital”, para a transformação digital das organizações/empresas de diferentes setores de atividade económica, todos eles fortemente impactados pelos processos de transição digital. O consórcio justifica-se e é reforçado pelo facto da UMAIA na sua oferta formativa ter um mestrado em Transformação Digital e a UBI uma licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados. A participação no consórcio de uma associação de âmbito nacional, a AJAP, permitem, por um lado a agregação de um conjunto de competências de dois estabelecimentos de superior com provas dadas na preparação de formandos para a implementação de processos de transformação digital e por outro lado, regiões onde existem empresas e/ou outras organizações, que necessitam de quadros superiores bem preparados para a utilização das ferramentas tecnológicas, que de uma forma adequada contribuam para a transição digital das organizações.Os conteúdos programáticos dos módulos, que constituem o percurso formativo FLTDA dirigem-se às lideranças das micro, pequenas e médias empresas e das organizações, tendo em consideração a sua dimensão e o seu nível de maturidade digital, permitindo o reforço das qualificações e competências digitais dos gestores e quadros dirigentes, enquanto atores fundamentais da tomada de decisão estratégica e operacional nas empresas/organizações. Pretende-se promover ações de formação com turmas, onde os formandos (empresários, gestores e quadros dirigentes) adquiram competências assentes na criação de valor, que permitam balancear a gestão estratégica dos negócios tradicionais e digitais, nos diferentes aspetos que permitem relacionar as organizações e as pessoas, explorando a utilização dos sistemas e das tecnologias de informação, maximizando os seus benefícios para as empresas/organizações e para a sociedade. O percurso formativo contém um conjunto de módulos de formação que cobrem as áreas de conhecimento que permitem uma aprendizagem assertiva no domínio da transição digital, adequada ao perfil dos formandos.Em relação aos planos de ação de transformação digital, estão organizados em duas partes, planeamento e implementação. Na sequência da aprendizagem promovida nos módulos de formação do tronco comum, que permitem preparar os formandos ao nível do contexto estratégico da transição digital, da liderança, da gestão dos dados e das organizações, da transformação da comunicação e do marketing, bem como dos elementos associados à segurança e à utilização das tecnologias de suporte à transformação digital, os formandos, acompanhados pelos docentes, concebem/criam planos de ação de transformação digital, com casos setoriais ou para uma organização, em trabalhos de grupo ou trabalhos individuais, que vão ao encontro dos objetivos estratégicos das empresas/organizações, tendo em consideração que estes projetos têm de ter impacto na transformação das organizações por forma a que a que se atinjam níveis de maturidade digital superiores. Este trabalho, obriga à elaboração de um plano que tem como sequência a sua implementação, de acordo com as necessidades das empresas/organizações, com ações concretas que sejam ajustáveis ao tipo, à dimensão e ao nível de maturidade digital, que seja avaliado com ferramentas que analisem diferentes dimensões, como por exemplo estratégia e inovação, processos e operações, confiança e segurança, gestão da informação, e outras.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

60 thousand €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Maia 60 thousand € ,
Source EMRP
23.12.2024