PRR Project
Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço
Project sheet
Name
Escola Ciência Viva da Terra e do EspaçoTotal project amount
35 thousand €Amount paid
4,55 thousand €Non-refundable funding
35 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
05/C06-i04.02/2022.P73Summary
A Escola Ciência Viva da Terra e do Espaço irá funcionar no método "inquiry based learning", partindo da questão problema os alunos deverão compreender que a Terra tem condições muito particulares que possibilitam a existência de Vida e uma grande Biodiversidade. Os seus objetivos são: - Apoiar os estabelecimentos de educação formal na promoção do ensino experimental das ciências e nos desenvolvimento da cultura científica e tecnológica, para o exercício de uma cidadania plena. - Permitir o trabalho prático colaborativo e interdisciplinar entre as ciências (biologia, geologia, astronomia, matemática, física e química) e as artes (principalmente a literatura, o teatro e o cinema). - Aproveitar as oportunidades do quadro de autonomia e flexibilidade curricular concedidas às escolas, nomeadamente através do desenvolvimento de domínios de autonomia curricular (DAC). - Ser inclusiva, também, no momento da seleção das turmas a participar. - Visar os objetivos do desenvolvimento sustentável, o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, as aprendizagens essenciais, a estratégia nacional de educação para a cidadania. - Estruturar a sua atividade com base em metodologias orientadas para a investigação (inquiry based learning). - Intervir junto dos alunos, seus encarregados de educação mas, igualmente, proporcionando oportunidades de formação contínua para os professores. Potenciar oportunidades de investigação em ensino e divulgação das ciências e interface entre a educação formal e não formal. Para não perturbar as rotinas diárias dos encarregados de educação, os alunos devem comparecer na sua escola à hora prevista, sendo depois transportados em autocarro para o Planetário. No final do dia regressam à escola. Nestas fases serão acompanhados pelo professor titular da turma e assistentes operacionais. No Planetário, os alunos serão recebidos pela equipa que em conjunto com o professor titular e assistente operacional acompanham os alunos durante todo o dia. As atividades serão desenvolvidas pela equipa do Planetário. Propomos que a Escola arranque no início do ano letivo 2023/24.O ano de arranque funcionará com um número reduzido de escolas, o objetivo é que em 2024/25 se alcance a maior parte dos Agrupamentos de Escolas do Porto. Questão problema: Porque há tanta vida na Terra? Algumas das características que tornam a Terra um planeta tão especial serão trabalhadas ao longo da semana: Os Planetas são todos iguais? Os planetas estão todos à mesma distância do Sol? Efeito de estufa? Porque a Terra tem tanta água? Meteoritos como origem de elementos essenciais para a vida. Matriz semanal provisória: Dia 1: Boas vindas; Descobrir a Escola Ciência Viva; Questão problema e debate com os alunos; Os astros do Sistema Solar Dia 2: Efeito de Estufa Dia 3: A água da Terra Dia 4: Caçar Meteoritos Dia 5: Encontro com o Cientista; Encontro com o Artista e/ou período aberto aos encarregados de educação e orientado pelo professor.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
35 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 13 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Porto 35 thousand € ,