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PRR Project

Condutas de Distribuição de Água do Reservatório da Torre à Freguesia de Armação de Pêra

Project sheet

Name

Condutas de Distribuição de Água do Reservatório da Torre à Freguesia de Armação de Pêra

Total project amount

771,8 thousand €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

771,8 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Water management

Investment

Algarve Regional Water Efficiency Plan

Operation code

03/C09-i01.01/2023.P4603

Summary

As condutas de distribuição de água do Reservatório da Torre à Freguesia de Armação de Pêra denotam problemas característicos do seu mau estado de conservação e capacidade insuficiente. O que resulta que o Reservatório da Torre não abasteça adequadamente a Freguesia de Armação de Pêra, estando a Freguesia a ser abastecida de forma permanente pelo Reservatório de Vale de Lousas. Tendo em consideração a cota de soleira do Reservatório de Vale de Lousas de 66 metros e do Reservatório da Torre com 59 metros, conclui-se que toda a Freguesia de Armação de Pêra está sujeita a um aumento de piezométrica desnecessário de 7 m.c.a.. Nas condutas de distribuição do Reservatório da Torre para a Freguesia de Armação de Pêra, foi possível identificar os seguintes problemas: • Deficiente estado de conservação das condutas; • Conduta de Fb Ø225 e PVC Ø250 implantada em terrenos privados e sob construções; • Dificuldade de acesso para controlo, manutenção ou reparação das condutas e dispositivos acessórios; • Dificuldades no abastecimento de água a Armação de Pêra, principalmente nos períodos de maior consumo; • Grande variabilidade na pressão disponibilizada; • Inexistência na parte inicial do traçado de dispositivos que possibilitem o combate a eventuais incêndios; • Falta de dispositivos que facilitem a purga de ar e a descarga da rede. As deficiências apontadas nas condutas de distribuição do reservatório, colocam durante os períodos de maior consumo, em risco o abastecimento de água à Freguesia de Armação de Pêra e refletem-se na qualidade de serviço aos utilizadores finais. As elevadas velocidades que se registam nos períodos de maior consumo nas condutas distribuidoras principais, provocam oscilações de pressão muito significativas em toda a Freguesia, com particular incidência na Vila de Armação de Pêra, que comprometem a integridade estrutural das condutas, estanqueidade das juntas, originando fugas visíveis e não visíveis nas condutas. Com vista a procurar resolver os problemas referidos no capítulo anterior propõe-se, à luz dos conhecimentos atuais e dos dados disponíveis, que sejam realizadas as intervenções seguidamente discriminadas. Preconizam-se as seguintes intervenções no âmbito da presente operação: • Substituição da conduta principal existente por uma nova, com percurso permanentemente acessível e diâmetro apropriado; • Execução de uma nova derivação direta para a Hidropressora de Quintão; • Execução de uma nova conduta ligada à rede de distribuição com origem na Hidropressora da Torre, destinada a servir os locais com cotas semelhantes à do reservatório; • Montagem de novos marcos de incêndio, com espaçamento adequado; • Instalação de ventosas, nos pontos altos e válvulas de descarga, nos pontos baixos, com o objetivo de facilitar a operação da rede.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

2,8
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

771,8 thousand €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Silves 771,8 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024