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Project sheet

Name

Reabilitação da rede de abastecimento de água da Rua D. João II em Armação de Pêra.

Total project amount

141,76 thousand €

Amount paid

0 €

Non-refundable funding

141,76 thousand €

Loan funding

0 €

Start date

01.01.2021

Expected end date

31.03.2026

Dimension

Resilience

Component

Water management

Investment

Algarve Regional Water Efficiency Plan

Operation code

03/C09-i01.01/2023.P4549

Summary

Pretende-se com esta operação “Reabilitação da rede de Abastecimento de Água da Rua D. João II em Armação”, a requalificação de rede pública de abastecimento de água na Rua D. João II, Beco D. João II, Rua Álvaro Gomes e encontro com a Avenida General Humberto Delgado em Armação de Pêra, parte integrante do Subsistema de Armação de Pêra e Algoz. A operação está integrada no projeto de execução de “Requalificação Urbana da Rua D. João II em Armação de Pêra”. Do mapa de quantidades e respetiva estimativa orçamental, considerou-se como componente elegível, o capítulo 3.1 referente à rede de abastecimento de água e o capítulo 2.1 referente à pavimentação. Relativamente à pavimentação considerou-se a reposição do pavimento somente na zona da vala da substituição da rede de abastecimento de água, que corresponde a todo o comprimento da vala numa largura de 1 metro. Tendo em consideração que foram substituídos 904,71 m de condutas, a área de pavimentos a intervencionar será de 904,71 m2. A substituição das condutas na Rua D. João II, Beco D. João II, Rua Álvaro Gomes é prioritária, a instalação das condutas foi efetuada em diferentes períodos (maioritariamente em 1960), acompanhando a construção dos edifícios nos respetivos arruamentos. Em alguns troços as condutas estão a grande profundidade sob aterros, o que dificulta o acesso para reparação e a deteção de fugas. É frequente a ocorrência de roturas e derivado da natureza do terreno a água das roturas tem dificuldade a aparecer à superfície, as fugas são detetadas pelo colapso dos pavimentos o que normalmente ocorre para roturas de grande vazão. Face ao exposto a operação prevê a substituição das condutas nos arruamentos, contemplando o aumento dos diâmetros na Rua D. João II de Fib DN100 para PVC DN160, instalação de válvulas de hidrantes para combate a incêndios, instalação de 35 novos ramais, ventosas e descargas seccionamento para melhor operação da rede. A implementação da operação é essencial para responder à necessidade de diminuição das perdas reais de água no Município de Silves, matéria central para a eficiência e sustentabilidade da entidade gestora, na medida em que uma redução das perdas reais terá necessariamente um impacte financeiro relevante, contribuirá para a redução da procura de água na Bacia Hidrográfica das Ribeiras do Algarve, RH8. A operação contribuirá significativamente para a resiliência do subsistema e qualidade de serviço prestado aos utilizadores finais. Neste contexto, a operação enquadra-se na Tipologia i.) do presente aviso – Renovação ou substituição de componentes problemáticos (por exemplo, substituição troços de condutas, impermeabilização de reservatórios existentes), por apresentarem elevados níveis de perdas reais de água e/ou cuja intervenção permita obter ganhos significativos de eficiência hídrica em zonas de rede com pior desempenho em perdas reais.

Beneficiaries

Within the scope of the Recovery and Resilience Plan, two types of beneficiaries are responsible for carrying out the projects and using the funding provided. Due to their similar role, the reference to these two types of beneficiaries has been simplified and unified under the term "Beneficiary".
The two types are::
  • Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
  • Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.

Call for applications

As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.

The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.

Final evaluation score

3,3
Important note

The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.

Selection criteria

The funding selection criteria to which this project and its final beneficiary were subject and its score can be found in detail on the Recuperar Portugal platform.

Beneficiaries

Intermediate beneficiaries

Beneficiaries

Procurement

Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.

To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.

Geographic distribution

141,76 thousand €

Total amount of the project

Where was the money spent

By county

1 county financed .

  • Silves 141,76 thousand € ,
Source AD&C, EMRP
18.09.2024