PRR Project
Clube Ciência Viva D. Sancho II - Alijó
Project sheet
Name
Clube Ciência Viva D. Sancho II - AlijóTotal project amount
10 thousand €Amount paid
6,7 thousand €Non-refundable funding
10 thousand €Loan funding
0 €Start date
01.01.2021Expected end date
30.06.2026Dimension
ResilienceComponent
Qualifications and SkillsInvestment
CTEAM Youth IncentiveOperation code
03/C06-i04.02/2022.P1739Summary
O Agrupamento pretende integrar a Rede de Clubes de Ciência Viva, com o objetivo de promover o ensino das ciências e contribuir para o desenvolvimento da literacia científica, tecnológica e computacional dos alunos. Deste modo, pretende-se promover as diferentes áreas de competências consignadas no PASEO, valorizando o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo, promovendo a utilização das novas tecnologias e contextualizando as aprendizagens em situações que se aproximam dos desafios reais. Para além disso o Clube de Ciência pretende ser também um espaço aberto ao desenvolvimento de atividades de Eramsus+, eTwinning já existentes no agrupamento, assim como aglutinador de outros projetos/ clubes nomeadamente o Clube de Robótica e o projeto Plastics Pirates. As ações a desenvolver no âmbito do CCVnE enquadram-se nos objetivos do projeto educativo do AE pois visam a melhoria da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para a promoção do sucesso escolar. Neste sentido as atividades serão desenvolvidas em 3 vetores: comunidade educativa, docentes e alunos. Prevê-se a possibilidade de formação e criação de recursos para docentes do 1º CEB, e dos Grupos Matemática e Ciências da Natureza e Biologia e Geologia em articulação com a UTAD. No âmbito da comunidade educativa serão promovidos encontros com cientistas ligados ao Ensino Superior com o objetivo de promover e divulgar a cultura científica e tecnológica. Para os docentes do pré-escolar e 1º ciclo serão organizados ainda Workshops/ações de formação internas de melhoria da qualidade numa forte articulação horizontal e vertical entre os vários ciclos com vista a alteração da dinâmica de sala de aula, privilegiando o trabalho colaborativo e experimental. No caso dos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, serão realizadas atividades experimentais de modo a desenvolver progressivamente os procedimentos do método científico e as competências do pensamento computacional. No 1º CEB, será ainda criado um cantinho de ciências nas escolas de modo a possibilitar a realização de atividades diversificadas. Nos 2º e 3º ciclos, serão desenvolvidas ações de educação científica em contextos não formais, nomeadamente no clube de ciência, robótica e visitas de estudo. No secundário, os alunos estarão envolvidos em dois projetos: Genética e Biotecnologia e Plastic Pirates. Considera-se ainda de grande importância o trabalho que se pretende desenvolver com os alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem e inclusão, em articulação com colegas da educação especial. Desta forma, pretende-se promover atividades que permitam a estes alunos, serem eles o instrumento da sua instrução, conquistando a informação a partir dos seus interesses e conhecimentos. De forma a incentivar a sua curiosidade e autonomia, estabelecer-se-á um conjunto de espaços diferenciados, onde lhes será permitido gerirem o seu tempo e as suas aprendizagens, sistematizando-as.
Beneficiaries
The two types are::
- Direct Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are part of the Recovery and Resilience Plan that has been negotiated and approved by the European Union;
- Final Beneficiaries are those whose funding and projects to implement are approved following a selection process through Calls for Applications.
Call for applications
As part of the Call for Applications, submissions are requested to select the projects and final beneficiaries to whom funding will be awarded. Specific selection criteria are defined for each call, which must be reflected in the applications submitted and assessed.
The project is appraised on the basis of its compliance with the selection criteria laid down in the calls for applications, and a final score may be awarded, where applicable.
Final evaluation score
The components for calculating the assessment score can be found in the selection criteria document mentioned below.
Selection criteria
Beneficiaries
Intermediate beneficiaries
Procurement
Beneficiaries representing public entities implement their project by signing one or more contracts with suppliers for goods or services through public procurement procedures.
To ensure and provide the utmost transparency in all these contracts, a list of the contracts that were signed under this project is available here, along with the information available on the Base.Gov platform. Please note that, according to the legislation in force at the time the contract was signed, some exceptions do not require the publication of the contracts signed on this platform, and, therefore, no information is available in such cases.
Geographic distribution
10 thousand €
Total amount of the project
Percentage of the amount already paid for implementing projects
, 67 %,Where was the money spent
By county
1 county financed .
-
Alijó 10 thousand € ,